Veja as vantagens da cafeína e como ela pode melhorar o seu desempenho
As vantagens da cafeína vão muito além de manter os consumidores acordados. Portanto, se você é daqueles que está sempre tomando um cafezinho, veja quais os benefícios que ele pode te dar. Afinal, além de saboroso, ele ajuda a melhorar a sua saúde.
Como a cafeína age no cérebro?
Já se sabe que o café tem a cafeína, que é um estimulante. Entretanto, se você já se perguntou se ela pode causar alterações no corpo, a resposta é sim. Isso ocorre porque ela se parece com a adenosina, que desperta o sono.
Dessa forma, quando se está acordado, as células ficam muito ativas, fazendo com que soltem adenosina no sistema nervoso. Então, quando a quantidade desse elemento atinge certo nível no cérebro, ele lança um sinal para o corpo descansar.
Porém, a questão é que essas substâncias têm estruturas semelhantes. Logo, ao tomar café, a cafeína acaba se ligando aos receptores do cansaço, o que confunde o cérebro. Assim, ele não entende que está cansado e continua ativo.
Vantagens da cafeína
Agora, você já sabe como o café age no cérebro. Mas, existem ainda muitos benefícios além de te manter desperto e mais atento. Em seguida, veja quais são as outras vantagens da cafeína:
- Aumenta a memória;
- Melhora a concentração;
- Aumenta a atenção;
- Melhora o humor;
- Acelera o metabolismo;
- Combate o cansaço;
- Ajuda na prevenção do câncer.
Dito isso, sempre que tomar o café, tenha em mente que, além de ser uma ótima bebida, ela ainda te ajuda a enfrentar os desafios do dia a dia.
Como garantir os benefícios do café?
Apesar de tudo, é preciso ter atenção sobre a qualidade do café. Por exemplo, o em cápsulas é uma ótima opção. Afinal, a forma em que é armazenado permite conservar todas as propriedades do grão, garantindo uma melhor experiência.
Atente-se para as vantagens da cafeína na saúde
Desde já, além de melhorar o desempenho na rotina, o café possui outros benefícios para a saúde. São vários os estudos que mostram que ele pode diminuir:
- Riscos de AVC;
- Mortalidade de doenças do coração;
- Riscos de Alzheimer e Parkinson;
- Complicações da diabetes.
Junto a isso, ele contém vitamina B3, B5 e B12, que são importantes para o organismo. Ainda mais, foram feitas pesquisas em Harvard em 2011 e foi descoberto que pessoas que bebem cerca de 4 xícaras de café por dia, teriam menos de 20% de chance de depressão.
Cuidados ao tomar café
Por outro lado, apesar de possuir vários benefícios, é preciso ter atenção ao tomar essa substância. Afinal, tudo em excesso faz mal, por isso, veja os cuidados que se deve ter ao tomar café:
- Tomar até 4 xícaras por dia;
- Adoçar pouco ou beber sem açúcar;
- Evitar colocar ingredientes gordurosos.
Esteja alerta no seu nível de consumo para não prejudicar a sua saúde. Portanto, evite os hábitos de tomar café para ficar sem dormir ou de ingerir muito açúcar e gorduras nele.
Qual a dose de café indicada?
Antes de tudo, para cada 1 ml existem cerca de 1 miligramas de cafeína. Assim, é indicado tomar por dia o equivalente a 4 xícaras de café. Vale lembrar que essa substância também está presente em chocolates, chá pretos, energéticos e refrigerantes.
Efeitos colaterais da cafeína em excesso
Por último, abusar da quantidade de café pode gerar taquicardia, irritabilidade, insônia, arritmia e nervosismo. Então, tenha controle sobre o seu consumo e aproveite para conhecer a loja da Bicafé na Shopee, a fim de conhecer os seus produtos.
Deixe um comentário