reaproveitar as cápsulas de café

Veja 7 formas fáceis de reaproveitar as cápsulas de café e descubra a versão reutilizável

Existem várias dicas de como reaproveitar as cápsulas de café, mas, algumas delas podem exigir habilidades específicas. Por isso, veja aqui as maneiras mais simples e fáceis de reciclar estes itens. Além disso, conheça outras opções que o mercado atual oferece.

7 formas práticas para reaproveitar as cápsulas de café

Uma ótima opção é dar novos usos para as cápsulas. Mas, existem também formas práticas de reaproveitá-las que podem ser feitas por qualquer pessoa. A seguir, conheça sete maneiras fáceis que você vai gostar:

  1. Use as cápsulas como mini caixas organizadoras em casa ou no escritório;
  2. Faça uma vela charmosa e útil;
  3. Tenha potes para guardar ervas no congelador;
  4. Utilize as cápsulas como formas para picolé;
  5. Sirva doces e sobremesas para crianças;
  6. Faça um jogo da memória para os pequenos;
  7. Plante ervas e pequenas flores, bem como, suculentas.

Entenda mais sobre como pôr estas ideias em prática

Ao reaproveitar as cápsulas de café como caixas de organização, dá para colocá-las em fila dentro de uma maior. Enfim, elas são ótimas para guardar itens pequenos, bem como, grampos, clipes, tachas e botões.

Quem tem restos de velas em casa, pode reciclar dois itens de uma só vez. Assim, basta derreter o material em banho maria e colocar dentro da embalagem com um novo pavio.

Como reaproveitar as cápsulas de café na cozinha

Dá para fazer do item um pequeno pote e por ervas, bem como temperos com um pouco de água. Depois, coloque-os no freezer e tenha ingredientes à disposição por mais tempo. Logo, monte picolés com a ajuda de palitos e sirva as crianças de uma forma divertida.

Faça brinquedos e atividades lúdicas

É possível montar um jogo da memória e ainda fazer disso uma atividade para os pequenos. Assim, junte-os e pinte com eles o interior das cápsulas. Ou então, recorte papéis coloridos ou estampados em círculos e cole-os na borda do item.

Doe os potes

Ofereça o objeto em escolas ou organizações para atividades e experimentos de jardinagem. Ou ainda, para a realização de tarefas lúdicas por meio da reciclagem.

Crie um jardim

Plante nas cápsulas flores para decoração ou temperos. Afinal, estes são muito fáceis de cuidar e ajudam a economizar nas compras. Então, basta adquirir algumas sementes que são bem fáceis de achar no mercado.

Foto: Depois de usá-las para fazer a bebida, é possível dar às embalagens outros proveitos.

Saiba o que não fazer ao reaproveitar as cápsulas de café

Existem algumas dicas que revelam opções pouco eficazes ao dar um novo uso para os itens. Por isso, conheça duas ações para eliminar durante esse processo e alcançar o objetivo: 

  • Não reutilize as embalagens na máquina;
  • A reciclagem comum, em alguns casos, não é a melhor opção.

Outra questão essencial é a reciclagem da forma correta, porque, estas embalagens são compostas por materiais diferentes. Por isso, atente-se às indicações da marca de como agir neste passo. Afinal, algumas têm pontos de coleta próprios.

Veja as cápsulas de café biodegradáveis e as reutilizáveis

Com o avanço desse mercado, surgiram novas opções de consumo responsável. Assim, estas podem oferecer vantagens para o meio ambiente e para a sua economia. Afinal, o gasto com as cápsulas pode ser grande no fim do mês.

A embalagem biodegradável é, em geral, feita por materiais que se tornam adubo para o solo. Assim, o tempo de decomposição passa de 400 anos para poucos meses. Enfim, esta opção é muito melhor para o meio ambiente. 

Para quem não sabe, a Bicafé oferece essa versão nos sabores Gourmet e Ristretto em seu site e loja da Shopee. Não deixe de conferir esses deliciosos sabores e saber mais sobre essa embalagem que não prejudica o meio ambiente. 

O consumo responsável é ótimo para os amantes de café

Existem muitas dicas e produtos essenciais para um proveito consciente desta bebida tão querida. Então, escolha a melhor opção para o seu caso e atente-se às novidades do mercado que trazem praticidade e economia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.