tendências de consumo

Tendências de consumo de café: veja quais as maiores tendências de 2023

Há muitas tendências de consumo quando se fala sobre o café. O público está à procura de qualidade, junto com sabores e aromas incríveis para se provar. Mas, também tem o fato de estarem em busca de boas opções para que se possa tomar em casa.

Quais as tendências de consumo de café?

As tendências de consumo de café se voltam para a queda das cafeterias e maior quantidade de consumidores. Assim, pode-se dizer que as chances de entrar em uma nova fase de consumo é grande. Além disso, ainda tem muitas tendências que podem surgir:

  • beber mais café em casa;
  • maior consumo no Brasil;
  • consumidores exigentes.
tendências de consumo
Uma das tendências de consumo de café em 2023 é ter clientes mais exigentes. Imagem: de Freepik.

Consumo no Brasil

O consumo de café chegou a diminuir graças aos grandes preços vistos em 2022. Mas, o Brasil já começou a se recuperar dessa queda de consumidores. Portanto, há chances de ter mais pessoas que voltem a tomar a bebida ou que comecem a degustar mais.

Café em casa

Muitos brasileiros bebem grandes quantidades de café todos os dias, de 2 a 3 xícaras a mais. Portanto, os preços mais altos é o que leva todos a preferirem beber em casa. Então, isso pode reduzir a quantidade de pessoas que compram a bebida em cafeterias.

Efeitos da pandemia

Um exemplo é o consumo de café durante a pandemia, em que as pessoas precisaram ficar em casa. Dessa forma, as cafeterias já começaram a ser postas de lado desde esse instante. Ainda é esperado que todos tomem mais café em casa do que em outros lugares.

Maior exigência 

As pessoas estão em busca de um café que valha a pena tomar. Portanto, existem até mesmo aqueles que não se importariam de pagar mais caro. Contudo, o que eles pedem é que a bebida possa oferecer detalhes como:

  • qualidade;
  • bom sabor;
  • ótimos aromas.

Nos dias atuais, muitos amantes de café já sabem que há vários tipos de café para tomar. Ou seja, são tipos que podem servir de influência para aroma, sabor e custo.

Bebida pronta para beber 

Existem os cafés prontos para beber, conhecidos também como RTD. São bebidas à base de leite vendidas como café com leite e se tornou uma grande febre. Assim, todos são vendidos dentro de garrafas ou latas para que o consumo seja na hora e rápido.

Café puro 

Por mais que o café puro parece algo que já está dentro das tendências, as chances de aumentar seu consumo são grandes. Por exemplo, há pessoas que preferem as bebidas com algum sabor diferente para tomar.

As chances de que algumas pessoas voltem a tomar café puro são grandes. Ainda mais para conhecer mais sobre seus sabores e para aproveitar melhor no dia a dia.

Por que o café frio também é uma das tendências de consumo? 

O café frio é uma das tendências de consumo, porque as pessoas têm mudado seu paladar e preferências. Aliás, outro fator que pode influenciar é o clima, ainda mais em regiões muito quentes.

Sem refrigerantes 

Muitas pessoas estão fazendo a troca do refrigerante pelo café frio. Por exemplo, tem maiores benefícios e traz tanto refresco quanto um refrigerante. O café é uma ótima opção para substituir e ainda assim, conseguir algo gostoso para tomar.

Sabor café

Alguns refrigerantes podem até mesmo levar o sabor de café, como um diferencial. Portanto, bebidas geladas que sejam referência ao café podem ser um grande destaque de consumos também. Ainda mais pela curiosidade do público em experimentar o sabor.

A qualidade é o foco das tendências de consumo?

Como uma das tendências de consumo, o foco está na procura por um café de qualidade. Os consumidores têm se educado mais a respeito da bebida para entender mais sobre ela. Portanto, é comum que queiram novos sabores, aromas e entender mais sobre a produção.

É o que tem feito as cafeterias a procurarem por baristas qualificados para a área. É a maneira ideal de ter alguém que explique tudo sobre o tema para consumidores. Então, esse é um detalhe que também entra nas suas exigências de café.

Cafés especiais

Um café especial é aquele que tem mais de 80 pontos na escala de pontuação. Assim, eles são uma tendência graças às suas avaliações em:

  • aroma;
  • sabor;
  • acidez;
  • finalização;
  • corpo;
  • equilíbrio.

Há chances de ter avaliações sobre outros detalhes como possíveis defeitos e uniformidade. Dessa forma, é uma curiosidade que passou a surgir entre os consumidores que buscam pela qualidade.

Agricultura e processamento 

Por entre os detalhes que os consumidores buscam em relação ao café de qualidade, é a agricultura. Por exemplo, qual é o processo de torrefação e até mesmo o seu preparo. Dessa forma, é uma exigência em relação às novas tendências de consumo de café.

tendências de consumo
Nas tendências de consumo, as pessoas estão mais interessadas em saber o processo de preparo do café. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Café em cápsula é uma das tendências de consumo?

O café em cápsula é uma das tendências de consumo porque mais pessoas têm escolhido sua máquina. Assim, é uma praticidade que muitos amantes trazem para suas vidas. Ainda mais por oferecer muitos benefícios durante uma compra:

  • bom custo-benefício;
  • diversos sabores para conhecer.

A Bicafé é uma opção de local para fazer a compra de cápsulas compatíveis com vários tipos de máquinas, como a cápsula de cappuccino. Portanto, além de ser tendência, é o momento para experimentar novos sabores.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.