borra de café

Não jogue fora a borra de café, ela é muito útil, descubra algumas formas de reaproveitar

A borra de café tem mais utilidades do que você pode imaginar, no entanto, poucas pessoas sabem disso e acabam por jogar fora o resíduo. Então, confira na leitura deste artigo como aproveitar o material da melhor forma.

Como a borra de café ajuda a cuidar da pele?

A borra de café é um ótimo agente de regeneração celular por causa da cafeína. Dessa forma, os seus benefícios são vitais para a pele, principalmente para quem tem problemas com espinhas no rosto, assim ela é eficaz no:

  • combate à acne;
  • rejuvenescimento da pele;
  • estimulação da corrente sanguínea.

Isso deixa claro o quanto o resíduo pode ser eficiente, além disso, você pode usar tanto de forma pura ou com a adição de óleos. Não importa, o efeito será benéfico de todas as maneiras, veja mais a seguir.

borra de café
A borra de café é muito útil para diversas aplicações, como um esfoliante para a pele. Imagem de Maya no Pexels.

Como usar a borra de café?

A borra que resta do café é ótima como um esfoliante natural para cuidar da pele, seja de forma pura ou com adições. Em síntese, você pode optar por um pouco de água e gerar uma pasta mais espessa e passar no rosto.

Também é possível usar com óleos, como o de côco, de girassol ou até mesmo o azeite de oliva para otimizar os efeitos. Assim, basta misturar bem para ficar uma textura bem homogênea, depois basta aplicar sobre a pele de maneira suave, após secar, enxágue.

A borra de café funciona como repelente contra insetos?

Usar a borra de café para os seus problemas com insetos é uma ótima alternativa. Ou seja, ao invés de jogar fora e não aproveitar o valor dessa iguaria, você pode aplicar para afastar diversos bichinhos indesejados, como: 

  • formigas
  • caracóis;
  • lesmas;
  • mosquitos.

Isso acontece porque o cheiro do café é muito forte para esses insetos, o que surte um efeito repelente neles. Contudo, não é tão difícil usar a borra da forma correta, basta seguir alguns passos simples para cada tipo de inseto, veja a seguir.

Para repelir formigas

A borra de café ajuda a repelir aquela infestação de formigas da sua casa. Todavia, para fazer isso é bem simples, basta que você veja quais são os caminhos que elas fazem em todo o território.

Depois é só jogar todo o resíduo seco por cima do trajeto e deixar lá. Ao passo que, em questão de tempo, todas irão começar a se deslocar, pois o cheiro do café é algo que as incomoda muito.

Para lesmas e caracóis

Quem tem jardim e gosta de cuidar dele, sabe que no inverno costumam aparecer muitos caracóis e lesmas, mas a borra pode ajudar nisso. Em síntese, não há segredo para a aplicação, basta colocar nos vasos das plantas e locais onde há a presença desses bichos.

Espalhe a borra de café pela casa

Uma boa forma de usar a borra é espalhar todo o seu resíduo pela casa. Seja pelos cantos, na parte do quintal, depósito, áreas externas, jarro de plantas e jardins, tudo para afastar os insetos que estão no local.

Queimar a borra de café

Caso prefira, você também pode queimar a borra em cima de um recipiente resistente para espalhar o aroma pela casa. Isso porque o odor irá os afastar, então basta colocar em local estratégico para que o cheiro pegue em toda a área que deseja.

borra de café
A borra de café tem um aroma muito forte que ajuda a afastar insetos da sua casa. Imagem de interwebly io no Pexels.

A borra de café também ajuda na compostagem?

Usar a borra de café no processo de compostagem ajuda a amenizar o cheiro que, muitas vezes, não é tão agradável. Por isso, ao adicionar esse elemento, irá contribuir para que o odor fique menos ruim.

Para tornar isso ainda mais eficiente, você pode colocar também serragens e folhas secas. Ao passo que a combinação deles ajuda a reduzir a umidade, o que vai contribuir para que a adubagem seja melhor.

Os benefícios da borra no solo

Quem entende tudo de café sabe que a sua borra é rica em alguns nutrientes importantes, como o potássio, fósforo e nitrogênio. Dessa forma, ao usar para adubagem, as suas plantas podem crescer com mais saúde.

Vale destacar que o processo não é benéfico só para os vegetais, mas também para o solo onde eles estão. Isso porque o resíduo contribui com a acidez e a estrutura da terra, o que favorece que micro-organismos cresçam e ajudem na fertilização. 

Como usar a borra de café

Você pode usar a borra de café de duas formas diferentes, sendo a primeira com uma infusão de água para borrifar direto nas plantas. Todavia, também pode aplicar nas raízes e folhas para que elas recebam bem o resíduo.

A outra maneira de usar é bem mais direta, ao passo que é preciso fazer a inserção da borra na terra. Desse modo, além de repelir pequenos insetos, também vai ajudar a fertilizar a planta desde a sua raiz, o que permite que ela cresça saudável.

A borra de café é um produto de limpeza natural?

Outra função da borra de café que poucos sabem é ser um produto de limpeza natural, visto que esse resíduo é bastante abrasivo. Dessa forma, é possível fazer a remoção das sujeiras mais difíceis, como em:

  • panelas com muita gordura;
  • as bocas das pias;
  • higienização de grelhas.

Qualquer utensílio que seja ruim de limpar, esse material pode ser de muita ajuda, por isso, não o jogue fora quando terminar o preparo. Além disso, é importante lembrar também que o resíduo possui aspectos antivirais e antibacterianos, o que torna seu uso ainda mais vital.

É preciso, no entanto, ter uma certa cautela ao aplicar a borra, pois ele pode causar manchas, então não coloque sobre objetos porosos. Ou seja, a sua eficácia é garantida, porém é crucial que os apreciadores de café saibam fazer da forma certa.

Como aplicar a borra

Você vai aplicar a borra como um agente de limpeza ao espalhar o resíduo por todo o objeto no qual deseja remover a sujeira. Após isso, com o auxílio de uma esponja, esfregue sobre a superfície de uma maneira mais leve para não causar nenhum tipo de arranhão.

Conheça os produtos da Bicafé

A Bicafé possui vários tipos de café em cápsulas para quem é amante da bebida e gosta de apreciar os sabores. Portanto, entre no site e confira os kits especiais disponíveis para a sua máquina e faça um pedido ao seu gosto.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.