O que é Moto Café Racer? Conheça o conceito e como surgiu

O estilo de Moto Café Racer surgiu há algumas décadas, na Inglaterra. Assim, juntamente com o Rock’n’roll, este veículo fazia parte do movimento de contracultura dos jovens britânicos das décadas de 50 e 60.

Era comum esses motociclistas disputarem corridas entre as cafeterias que ficavam à beira da estrada. Por isso o nome “café racer” (corrida dos cafés). 

Características da Moto Café Racer

Este tipo de moto voltou a se tornar muito querida entre os pilotos. De fato, o motivo é que, além de ter um design único e personalizado, ela também tem foco no desempenho. 

Muitas vezes, as adaptações dessas motocicletas eram feitas pelos próprios donos. Dessa forma, eles tiravam tudo o que pudessem para intensificar a potência e reduzir o peso. Assim, são comuns características como:

  • Banco monoposto com rabeta, sem garupa;
  • Grande tanque para combustível à frente do banco;
  • Bem como, guidão mais curto.

É comum ainda, que não haja o para- lama traseiro, apenas o suficiente para colocar a placa de licença.

Marcas de Moto Café Racer

Quando este estilo de moto surgiu, era muito frequente que os próprios pilotos fizessem a customização das mesmas em suas garagens. No entanto, logo as montadoras começaram a produzir esse veículo para atender a estes jovens.

Algumas marcas e modelos, então, se tornaram verdadeiros clássicos e fazem sucesso ainda hoje. Dessa forma, se destacam:

  • Triumph;
  • Norton;
  • Triton;
  • Norvin;
  • BSA;
  • Honda.

1 – Triumph

Este modelo tinha o tanque de combustível mais destacado do que os de outras. Também, tinha o pneu grosso e ainda, a altura do guidão era mais confortável. 

Com certeza, esta moto estava entre as mais populares entre os pilotos, já que tinha um dos melhores motores da categoria.

2 – Norton

Este café racer tinha o tanque mais reto e detalhes cromados. Além disso, contava com um estilo leve e que chamava a atenção, tinha um dos melhores quadros da época, estava entre as mais usadas pelos jovens motoqueiros.

3 – Triton

A Triton não era exatamente uma marca, mas uma combinação do que havia de melhor entre dois modelos: Triumph e Norton.

Essa opção surgiu a partir da criatividade dos próprios motociclistas. Desta forma, para construí- la, era usado o motor potente da Triumph e também o quadro da Norton, que era visto como um dos melhores do mercado e mais clássicos.

4 – Norvin

Assim como a anterior, a moto Norvin surgiu graças a alterações feitas pelos condutores. Desta forma, ela era uma combinação do quadro utilizado na Norton e do motor da Vicent. 

Este modelo estava entre os que tinham o melhor desempenho e ainda, outras de suas características eram pneus mais finos e guidão muito baixo.

5 – BSA

Para aqueles que não queriam investir muito dinheiro em um café racer, havia a BSA. Portanto, as características deste modelo eram o tamanho mais curto, tanque mais avantajado e ainda, tinha capacidade apenas para o piloto. 

6 – Honda

As motos da Honda surgiram nos anos 70. A marca japonesa se inspirou no design da Moto Cafe Racer britânica para produzir seus modelos. 

Com um guidão mais baixo, este veículo fazia com que o piloto ficasse quase deitado. Ainda, eram características deste modelo, ter um tamanho menor e o banco mais curto. 

Moto e café

Com modelos totalmente voltados para o desempenho, a Café Racer certamente marcou a história do motociclismo.

É interessante também, entender a ligação que existe entre a moto e esta bebida tão apaixonante. Assim, esta é uma forma diferente de ver como o café é importante em várias partes do mundo e em diferentes momentos da história.

Hoje o que vem marcando presença no mercado, é a Bicafé e sua variedade de sabores em cápsula. Então, não deixe de conferir o Lungo, o seu lançamento rico e encorpado.


One Reply to “O que é Moto Café Racer? Conheça o conceito e como surgiu”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.