combinações mais exóticas com café

Quais as combinações mais exóticas com Café

As combinações mais exóticas com café são formas que cada povo descobriu de apreciá-lo. Portanto, veja três delas que não são tão comuns no dia a dia do brasileiro, mas que têm ingredientes inusitados, como o álcool no Irish Coffee.

Combinações mais exóticas com café

Para quem está acostumado a tomar apenas o café puro ou o tradicional café com leite, algumas combinações podem parecer estranhas. Então, veja algumas das misturas mais famosas pelo mundo, por exemplo:

  • Café com sal;
  • Queijo no café;
  • Canela com café;
  • Whisky com café.

A seguir, conheça um pouco mais sobre essas bebidas exóticas com café e o que justifica as combinações de acordo com os seus criadores.

Café com sal

Em qualquer lugar do Brasil, por exemplo, a pergunta mais comum do dia a dia é se alguém toma café com ou sem açúcar. Na Sibéria, Turquia e Escandinávia essa questão pode apresentar o sal como terceira opção.

Origem

Na Turquia e na Escandinávia a prática já acontece há várias décadas e se tornou comum tanto na rotina bem como em ocasiões especiais como um casamento. 

Motivo de usar o sal

Em alguns lugares da Europa, a água salobra é usada para preparar a bebida. Então, pode ser que neles não exista uma origem intencional. Mas, foi possível notar que adicionar sal ao café pode diminuir o seu sabor amargo e realçar a doçura.

Foto: As combinações mais exóticas com Café podem ter sal ou queijo dentro da xícara.

Queijo faz parte das combinações mais exóticas com Café

Misturar os dois na hora do café da manhã pode ser comum para os brasileiros, pois o queijo pode estar no pão, por exemplo. Mas para espanhóis e suecos o queijo pode ser mergulhado dentro da xícara de café.

Tipo de queijo

Nos países em que essa combinação é feita, os queijos mais usados são do tipo Gouda, Edam e Leipäjuusto. Então, os três exemplos apresentam um sabor salgado em maior ou menor intensidade e cria uma das combinações mais exóticas com Café.

Motivo

O queijo diminui o sabor amargo do café, assim como o sal pode fazer, e também acrescenta outras nuances de sabor de acordo com o tipo escolhido.

Whisky está nas combinações mais exóticas com Café

Cafés alcoólicos também não são tão comuns no dia a dia do brasileiro e um deles tem uma origem recente, no ano de 1940. Assim, hoje ele é um clássico que todo barista deve saber preparar. Além do whisky, o Irish Coffee pode ter os ingredientes:

  • Creme de leite;
  • Açúcar mascavo ou mel para adoçar;
  • Chantilly para finalizar o drink.

Origem

Esse drink surgiu na Irlanda e o seu inventor é o chef Joe Sheridan que trabalhava em um aeroporto. Em resumo, conta-se que cancelaram um voo por conta do clima e ele resolveu adicionar um pouco de whisky para melhorar o ânimo dos passageiros.

Motivo

O Irish Coffee é uma bebida mais festiva e segue cumprindo o propósito do chef irlandês. Assim, é ideal para reuniões com amigos e familiares que desejam experimentar uma das combinações mais exóticas com Café.

É importante destacar que o café é o protagonista no sabor desse drink e que os demais ingredientes aparecem de forma sutil. Assim, alguma das sensações ao paladar são:

  • Bebida quente;
  • Percepção leve do whisky;
  • O doce do creme de leite com açúcar.

Faça uma das combinações mais exóticas com café

Agora você já conhece três opções que podem diferenciar os seus cafés no dia a dia ou no fim de semana com os amigos. Portanto, tente uma delas e aproveite os sabores especiais da bebida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.