xícara com café líquido ao lado de grãos de café

Processo de descafeinação: métodos e benefícios

O processo de descafeinação serve para eliminar a cafeína dos grãos e pode ser feito de diversas formas. Se você tem dúvidas sobre como realizá-lo, não se preocupe.

Neste post, vamos explicar como a cafeína é extraída dos grãos, os benefícios do café descafeinado para sua saúde, entre outros aspectos importantes. Ficou curioso? Então, continue a leitura para saber mais!

O que é o processo de descafeinação?

A cafeína é uma substância que estimula o organismo. No entanto, se for consumida em excesso, pode causar efeitos negativos como insônia, taquicardia, ansiedade, tremores, entre outros. 

Nesse sentido, o processo de descafeinação serve para extrair a cafeína dos grãos, resultando no café descafeinado. Porém, a descafeinação deve ser feita antes da torra, para manter as propriedades originais da bebida. 

Também é importante mencionar que esse processo não elimina a cafeína completamente, apenas reduz seus níveis. Portanto, sim, o café descafeinado tem cafeína.

Métodos de descafeinação

Como dissemos, o café descafeinado é uma ótima alternativa para quem deseja reduzir o consumo de cafeína no dia a dia. Mas você já se perguntou como é feito o café descafeinado?

A descafeinação pode ser realizada de duas formas: naturalmente ou utilizando substâncias químicas. A seguir, vamos conhecer esses métodos para você entender como é retirada a cafeína do café. 

Processo de descafeinação natural

O método natural é feito com água e filtros especiais que retiram a cafeína dos grãos. Nesse caso, os grãos são mergulhados em água pura, que extrai a cafeína e as demais substâncias do café.

A água é filtrada com carvão ativado, retendo apenas a cafeína e deixando as demais substâncias passarem. Em seguida, os grãos são mergulhados na água novamente para reabsorverem os demais compostos.

A principal vantagem desse método é que ele mantém as propriedades originais do café. No entanto, como tem muitas etapas, o processo acaba sendo mais demorado.

Processo de descafeinação química

A descafeinação com substâncias químicas pode ser feita com diversas substâncias, como: acetato de etila; CO² supercrítico ou líquido; e cloreto de metileno. 

Em geral, essas substâncias são misturadas com água e circulam em volta dos grãos, extraindo deles a cafeína. E o processo é repetido várias vezes até que a cafeína seja reduzida para 1% a 3%, porém, ele é mais rápido que o natural.

É importante ressaltar que esse processo é mais rápido, porém, pode alterar o sabor e o aroma do café. Portanto, o processo natural é melhor, pois preserva as principais características do café.

A Bicafé é uma marca que prioriza a qualidade de seus produtos e, por isso, utiliza o método natural para realizar a descafeinação. Ao adquirir o café descafeinado da Bicafé, você terá um produto de qualidade e com mais sabor.

Benefícios do café descafeinado

Outra dúvida muito comum é se o café descafeinado faz mal à saúde, e já adiantamos que não. Pelo contrário, ele proporciona diversos benefícios, assim como o café tradicional.

Um dos principais benefícios do café descafeinado, sem sombra de dúvidas, é não precisar lidar com os efeitos negativos da cafeína, mesmo consumindo um cafezinho diariamente.

Assim como o café tradicional, o café descafeinado proporciona diversos benefícios, prevenindo diabetes, doenças cardiovasculares, depressão, envelhecimento precoce e muito mais.

O café descafeinado é melhor que o tradicional?

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois isso depende das preferências de cada um. Há quem não abra mão do café comum e aqueles que consumiram o café descafeinado e não sentiram diferença, preferindo este ao tradicional.

É necessário experimentar as duas versões e escolher a opção que mais te agrada. Também é possível mesclar o consumo, bebendo o café descafeinado no final do dia para não atrapalhar o seu sono.

Mitos e verdades sobre o café descafeinado

Existem alguns mitos e verdades sobre o café descafeinado, e iremos esclarecer alguns deles a seguir. Continue a leitura para tirar suas dúvidas.

  • o café descafeinado não é livre de cafeína. VERDADE! Apesar do processo de descafeinação extrair a cafeína, ele não a elimina por completo. Sendo assim, ele ainda possui cerca de 1% a 3% no máximo. Portanto, você pode consumi-lo com mais tranquilidade;
  • o café descafeinado tem gosto diferente. DEPENDE. a depender de como a cafeína é extraída do café, é possível que haja alteração no sabor, principalmente quando são utilizados produtos químicos. Por isso, é importante escolher marcas que realizam a descafeinação natural, como a Bicafé, mantendo as propriedades originais da bebida;
  • o café descafeinado tem os mesmos benefícios para a saúde que o café tradicional. VERDADE! Como dissemos anteriormente, o café descafeinado contém substâncias que oferecem os mesmos benefícios que o café tradicional.

Café descafeinado da Bicafé: qualidade e mais sabor?

Existem muitas marcas de café descafeinado no mercado. Porém, como dissemos, o processo de descafeinação pode alterar o sabor e o aroma do café, sendo importante optar por marcas que realizam o processo natural, como a Bicafé.

Agora que você conhece o processo de descafeinação do café, que tal experimentar o café descafeinado da Bicafé? Visite a loja virtual da Bicafé e aprecie um café de qualidade e com mais sabor no conforto da sua casa!


Comments are closed.