macchiato

Macchiato: veja como preparar a melhor bebida possível com dicas simples ai da sua casa

Gosta do Macchiato mas ainda não sabe como fazer isso ai na sua casa? Então este artigo é para você, pois ele traz dicas de preparo simples, seja por meio de uma máquina de espresso ou com materiais domésticos.

O que é o café Macchiato?

Macchiato é um café espresso servido com leite que forma a espuma por cima. Ao passo que, é uma opção quem acha o tradicional um pouco forte demais, além disso, essa iguaria se destaca por ter:

  • preparo bem mais rápido;
  • é muito saboroso.

Os amantes da bebida gostam dessa alternativa por ela quebrar o amargor que o café puro tem com a adição do leite que dá cremosidade. No entanto, ela não deve ser confundida com o famoso pingado, que é uma mistura mais homogênea dos dois ingredientes.

macchiato
O Macchiato é um café espresso com leite e espuma no topo do copo. Imagem de Victor Freitas no Pexels.

Como preparar o café Macchiato tradicional?

O Macchiato tradicional requer um preparo do café espresso bem mais forte do que você costuma fazer na sua casa. Ao passo que, o ideal é usar uma proporção de 20g para 40ml de água, além disso, os demais ingredientes são vitais, como:

  • o leite condensado;
  • e o leite líquido integral.

Antes de começar o preparo, saiba que tudo vai depender do seu gosto, assim, pode usar cápsulas de café ou moer na hora. Visto que a ideia é deixar a bebida bem concentrada para que a combinação seja perfeita e lhe dê uma boa experiência.

Prepare o leite 

Depois de fazer o café expresso bem forte e intenso, é hora de vaporizar o leite na sua máquina para deixá-lo bem cremoso. Todavia, caso não tenha um equipamento em casa, você pode fazer isso em um recipiente de vidro com tampa e sacudir até espumar.

Aqueça a espuma

Depois desse processo com o leite, leve o recipiente com a bebida para o microondas para aquecer por 30 segundos no máximo. Após isso, é só adicionar o condensado no copo de uma vez para que ele vá até o fundo e fique concentrado.

Adicione o café espresso

Essa parte precisa de muita atenção para que não haja uma mistura dos líquidos. Visto que, o café deve ficar abaixo da camada onde está o leite no copo, então adicione o espresso com cuidado.

O acabamento

Com o leite que restou do que você vaporizou, bata para formar uma outra espuma, só que mais densa, depois adicione sobre o café. Assim, o seu Macchiato está feito e pronto para você consumir como desejar.

Como preparar o café Latte Macchiato?

O Latte Macchiato é muito similar ao tradicional, desde o preparo até a espumação. Portanto, o primeiro passo é preparar o espresso de uma forma que ele fique bem forte e concentrado, além disso, os demais ingredientes são:

  • leite condensado;
  • e o leite integral.

Para seguir com a preparação, é muito importante que você siga tudo à risca. Uma delas é deixar úmido o coador de pano, no caso de preparo doméstico, ou o filtro da máquina para não perder o sabor.

macchiato
O Macchiato pode ser feito na forma tradicional ou Latte. Imagem de Chevanon Photography no Pexels. 

Vaporize o leite do Latte Macchiato

Agora é a parte em que você vai vaporizar o leite para deixá-lo bem cremoso. Todavia, é possível fazer esse processo na máquina de espresso, porém, caso não tenha, pode optar por um equipamento doméstico, como o mixer ou espumador.

É importante que esse processo seja feito na temperatura ideal, pois isso vai ressaltar o doce da bebida, então, coloque entre 65 a 70 graus. 

Monte o Latte Macchiato

Para montar o Latte Macchiato é bem simples, mas deve haver muito cuidado, então adicione leite em uma xícara transparente para você ver o degradê. Após isso, coloque o café com cautela para que não haja a mistura das duas bebidas e perca a sua essência.

A espuma 

Com o leite que sobrou, você vai bater por mais ou menos um minuto até ele virar uma espuma bem consistente. Depois disso, coloque-a sobre a sua bebida com o auxílio de uma colher.

Sua bebida está pronta

Pronto, a sua bebida está pronta para consumo, caso o creme passe do limite da borda do copo não há problema. Contudo, ao tomar, não a misture, a ideia é ingerir em forma de degradê.

Quais dicas deixam o Macchiato saboroso sem perder a essência?

Para tomar o Macchiato tradicional ou o Latte mesmo em dias quentes, você pode consumir a bebida gelada sem perder a essência. Então, antes dos métodos de preparo, deixe o café esfriar um pouco mais e adicione cubos de gelo à ele.

Quem é vegano também pode aproveitar a iguaria sem nenhum problema, basta trocar o leite integral pelo vegetal antes de fazer, seja tradicional ou Latte.

Outra boa dica é para as pessoas que possuem intolerância à lactose e que amam a bebida, cuja solução é similar a anterior. Ao passo que, você irá preparar a bebida apenas como a versão sem o carboidrato.

Conheça os produtos da Bicafé

A bicafé é uma das melhores empresas que atuam no ramo cafeeiro do Brasil, pois oferece uma variedade enorme de bebidas para os seus amantes. Então, não deixe de entrar no site e conferir os kits ideais para você.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.