café em grãos e em pó em uma mesa

Diferença entre Café Gourmet e Especial: qual a melhor opção?

Você já se perguntou qual a diferença entre café gourmet e especial? Muitas vezes, nos deparamos com diversos tipos de cafés, preços variados e embalagens chamativas que dificultam a escolha. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar a diferença entre café gourmet e especial, para te ajudar a escolher a sua próxima bebida. Quer saber mais? Então, continue acompanhando!

Afinal, existe diferença entre o café gourmet e especial?

Você já deve ter tomado diferentes tipos de café e percebido que alguns são melhores que outros, certo? E isso acontece porque cada um deles tem um nível de qualidade, como o caso do café gourmet e especial.

Então, sim, existe diferença entre esses tipos de cafés. E é sobre isso que vamos falar a seguir. Continue a leitura para conhecer as características do café especial e gourmet, e saber qual deles é melhor.

Café gourmet

O café gourmet é conhecido por ser um café mais refinado e com qualidade superior ao tradicional. Isso porque ele é produzido com grãos superiores, cultivados em altitudes mais elevadas, o que contribui para uma maior complexidade no sabor.

Assim como o tradicional, ele também passa por uma torra intensa, resultando em grãos com uma aparência preta e brilhante, indicando que os óleos naturais foram saturados, o que pode dar à bebida um sabor mais “rançoso”.

Além disso, o processo de seleção dos grãos, o cultivo e a colheita do café gourmet são realizados com mais cuidado do que dos cafés de outras categorias. Portanto, as principais características desse café, são:

  • sabor: equilibrado e complexo, com notas que proporcionam uma experiência sensorial única;
  • aroma: intenso e agradável, variando de acordo com o nível de torra;
  • cultivo: cultivado em altitudes elevadas, por meio de práticas agrícolas avançadas que garantem a qualidade dos grãos;
  • processamento: cuidadoso e rigoroso, preservando as características originais dos grãos.

Café especial

O café especial é o café com qualidade superior. Por isso, ele passa por um processo rigoroso de controle de qualidade, desde a seleção dos grãos até chegar na sua casa.

Vale lembrar que esse tipo de café tem um sabor mais adocicado. Por isso, ele pode-se consumir sem açúcar ou adoçante. Conheça as principais características deste café:

  • sabor: extremamente complexo e variado, com notas que podem incluir frutas, chocolates, flores e especiarias;
  • aroma: rico e cativante, capaz de envolver os sentidos;
  • cultivo: realizado em regiões específicas, caracterizadas por altitudes elevadas e climas ideais para o desenvolvimento dos grãos;
  • processamento: executado com extremo rigor, com atenção meticulosa a cada detalhe, para garantir a qualidade superior do café.

Como se faz a classificação do café?

Como pôde ver, existe, sim, diferença entre café gourmet e especial. Mas você deve estar se perguntando como essa classificação é feita, não é mesmo?

A classificação é feita pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), por meio do Programa de Qualidade do Café, que certifica e garante a qualidade dos grãos aos consumidores. Desse modo, contam com as seguintes categorias:

  • tradicional;
  • superior;
  • gourmet.

Classificação de Café ABIC – Fonte: Minestrone

Nessa classificação, a ABIC considera o café superior como um nível intermediário e o gourmet como o café de qualidade. E para receber essa classificação, ele precisa ter uma pontuação entre 7,3 e 10 pontos.

O café gourmet é aquele que apresenta um índice menor de impurezas e mais qualidade do que os demais. Porém, as impurezas ainda estão presentes, mesmo que em menor quantidade.

Mas e o café especial?

Já o café especial é classificado pela BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association), em uma escala que vai de 0 a 100. Para ser especial, o café precisa atingir uma pontuação maior que 80 pontos.

A BSCA realiza uma avaliação criteriosa dos grãos para classificá-lo como especial, incluindo testes de aroma, sabor, acidez e corpo da bebida, garantindo que o café tenha o máximo de qualidade.

Qual o melhor: café gourmet ou especial?

Bom, agora que você já entendeu a diferença entre café gourmet e especial, bateu aquela dúvida: “qual o melhor: café gourmet ou especial?”. Mas calma, que vamos te ajudar!

Certamente, o café especial é melhor do que o gourmet, visto que ele passa por um processo de cultivo e produção mais criterioso, resultando em uma bebida com menos impurezas e mais qualidades.

Porém, o café gourmet também não deixa a desejar, afinal, ele se destaca por ter um sabor mais puro, seleção cuidadosa dos grãos, colheita criteriosa e deixa um gosto agradável e prolongado na boca.

Como dissemos, existem diversas características que impactam no sabor final do café. Sendo assim, cabe a você escolher a opção que mais agrada o seu paladar e atende às suas necessidades.

Café gourmet ou especial é na Bicafé!

Como você viu, tanto o café gourmet quanto o especial possuem uma ótima qualidade. Por isso, é importante experimentar as opções e escolher a que mais te agrada.

E aí, gostou de conhecer a diferença entre café gourmet e especial? Esperamos que esse conteúdo te ajude a escolher o seu próximo café. Ah, e se você quiser ficar por dentro das novidades sobre esse universo, não deixe de acompanhar o blog da Bicafé!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *