café com canela

Café com canela: descubra o que é e como fazer

O café com canela é uma combinação de sabor e aroma único. Além disso, esses dois juntos são capazes de proporcionar diversos benefícios para a saúde. Então, para conhecer quais são eles, continue lendo.

Quais são os benefícios do café com canela?

O café com canela tem benefícios únicos, pois é anti-idade, ajuda a emagrecer e ainda reduz o risco de câncer. Isso porque, essa especiaria contém fibras, cálcio, ferro e vitamina.

Por outro lado, o café tem fósforo, vitaminas B, magnésio e manganês. Logo, com essa junção poderosa, o corpo só tem a ganhar. Então, acompanhe as principais vantagens a seguir.

1 – É anti-idade

Canela com café ajuda a retardar o envelhecimento. Dessa forma, isso acontece por eles serem antioxidantes. 

As rugas não terão vez se você criar o hábito de tomar essa bebida. Além disso, a pele fica com um aspecto mais jovem e saudável. 

2 – Ajuda a emagrecer

É fato que o primeiro auxilia no emagrecimento. Mas, essa especiaria também possui o efeito termogênico, que nem a cafeína.

Isso acaba acelerando o metabolismo. A partir disso, ao promover calor, o corpo acaba perdendo calorias e gerando energia. Contudo, não para por aí.

Essa dupla também dá sensação de saciedade. Ou seja, depois do cafezinho com canela, é provável que você sinta menos apetite. Por outro lado, quem sofre de intestino preso, precisa consumir essa bebida.

Já que o café age como um laxante e a canela reduz os gases. Dessa maneira, além de emagrecer, a bebida regula o intestino.

3 – Reduz o risco de câncer

Quem diria que uma bebida teria tanto poder. Assim, as células saudáveis são protegidas e as más são combatidas. Logo, isso é possível devido aos nutrientes presentes tanto no café quanto na canela.

É claro que isso não significa que você está imune contra essa doença. Porém, quer dizer que suas chances de desenvolver câncer, diminuem. 

4 – Efeito antioxidante

Ambos têm em abundância essa substância. Desse modo, as células do corpo ficam protegidas contra as moléculas que querem corrompê-las. 

5 – Combate a demência

O café proporciona energia e estimula o cérebro. Aliás, é por isso que ele é tão consumido pela manhã. Com efeito, ao adicionar a canela, a memória e a concentração ficam ainda melhores.

Essa especiaria tem a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo. Então, as veias sofrem dilatação e com isso, nutrientes e oxigênio são levados pelo corpo. 

Ou seja, é esse processo que deixa as pessoas mais dispostas. Como resultado, o hábito de tomar essa bebida, também vai prevenir problemas de memória.

6 – Evita diabetes

Essa combinação controla o nível de açúcar no sangue. Além disso, ao adicionar essa especiaria, o café não precisa mais ser adoçado. Portanto, a canela acaba sendo uma boa substituta.

Como preparar café com canela na sua casa?

Os ingredientes são poucos e a receita de café com canela é bem simples. Então, para usufruir de todos os benefícios acima, basta acompanhar a seguir.

Ingredientes

  • 1 unidade de pau de canela;
  • 2 colheres de café pronto;
  • 1 xícara de chá de água.

O primeiro passo é colocar a água e a canela em uma panela. Em seguida, deixe-os no fogo. Depois que começar a ferver, desligue o fogão.

Transfira o conteúdo do recipiente para uma xícara. Logo após, acrescente o café pronto e adoce, se quiser. 

Cafezinho com canela em pó

O preparo com canela em pó, por outro lado, é mais rápido e fácil, porque basta adicionar o ingrediente à bebida pronta. Em seguida, é só mexer bem até que se dissolva no líquido, ou ainda usar um mixer portátil para acelerar o processo.

Essa também é uma opção mais econômica do que usar os paus de canela, que são mais difíceis de encontrar, além de desperdiçar uma boa parte após o uso.

Com a canela moída, é mais fácil inclusive fazer essa mistura em outros lugares, uma vez que pode incluir um pequeno recipiente na mochila ou deixar na mesa de trabalho para colocar no café.

Café com canela: descubra o que é e como fazer
O café com canela pode ser feito com a especiaria em paus ou em pó, sem alterar seus benefícios. Imagem de Ngô Trọng An no Pexels

Qual o melhor horário para tomar café com canela?

Para quem busca a perda de peso, o ideal é ingerir o café com canela logo pela manhã, porque ele vai trazer mais disposição. Além disso, ajuda no fluxo intestinal para liberar as toxinas nas primeiras horas do dia.

Ao longo do dia também é possível incluir essa receita, para melhorar a concentração no trabalho ou nos estudos. Ainda, após as refeições, pode dar um ânimo extra, além de acelerar o consumo de calorias pela combinação café e dieta.

Há alguma contraindicação no consumo diário?

De modo geral, não há restrições para essa receita, exceto quando a pessoa apresenta problemas crônicos como:

  • hipertensão;
  • taquicardia. 

Isso ocorre porque a combinação atua como um acelerador no metabolismo, por isso pode aumentar os batimentos cardíacos. 

Outro ponto de atenção, ligado mais ao consumo de café são os sintomas gástricos, tais como azia, refluxo e indigestão.

Nesse caso, vale ficar atento e se o caso reduzir o consumo, ou buscar opções de receitas mais leves, com uso de leite para reduzir o desconforto.

Quem tem ansiedade pode tomar café com canela?

Por ter uma ação estimulante, o café com canela pode agravar os casos de ansiedade, por isso é preciso estar atento aos sintomas

Vale destacar que a canela em si tem um efeito benéfico para quem sofre com o problema, porque ajuda na produção de serotonina. Assim, para conciliar ela com o grão, uma opção é tentar o café descafeinado.

Café com canela: descubra o que é e como fazer
O café com canela é muito bom para a saúde, mas requer cuidado para pessoas com problemas no coração ou ansiedade. Imagem de Ena Marinkovic no Pexels

O café com canela é um bom pré-treino?

Tomar café com canela é uma boa forma de ganhar energia, ainda mais para treinos aeróbicos. Isso porque, quando o corpo está cansado, há um aumento nos níveis de adenosina, que coloca o sistema nervoso em descanso.

Ao ingerir uma bebida com cafeína, este composto anula os efeitos da adenosina e ajuda na produção de adrenalina. Por isso, os usuários se sentem com mais disposição para as atividades.

Em paralelo, a canela possui um efeito termogênico, que pode tornar mais rápida a queima de calorias durante e após o treino. Tudo isso, combinado com uma dieta balanceada, pode ajudar a emagrecer e ter mais retorno com a rotina de treinos.

Há benefícios ao tomar em jejum?

Não há um estudo que mostre de forma conclusiva que a ingestão do café com a canela em jejum tenha mais resultados. O intervalo maior entre as refeições é usado como uma estratégia nutricional, a fim de reduzir o consumo de calorias durante o dia.

Vale lembrar que nem todas as pessoas se adaptam a uma rotina de exercícios com o corpo em jejum. Assim, é crucial buscar auxílio de um expert na área para avaliar a saúde do paciente e sugerir a dieta mais adequada.

Quais ingredientes adicionar ao café com canela?

O café com canela pode ganhar sabor e nutrientes extras com a inclusão de elementos como leite, óleo de coco e outras especiarias. A seguir, veja algumas sugestões de preparo e de que forma tornam a receita ainda mais completa.

Leite 

A canela pode tornar um café com leite delicioso e saudável ainda mais eficiente com sua ação termogênica. A presença da proteína é essencial para recuperar a massa muscular depois dos treinos mais pesados, enquanto o metabolismo queima as gorduras.

Para aqueles com intolerância à lactose, é possível optar por versões do leite vegetal, como o de soja, amêndoas ou arroz.

Café com canela: descubra o que é e como fazer
O café com canela gera mais energia em seus treinos. Imagem de Racool_studio no Freepik

Fontes de gorduras boas

Mesmo que tenha mais calorias, essa receita pode dar mais energia para quem quer um resultado melhor nos treinos. Em resumo, são três os ingredientes principais para o preparo, sendo eles:

  • café;
  • manteiga, de fonte vegetal ou animal;
  • óleo de coco.

Depois de misturar os itens acima até obter uma consistência cremosa, basta finalizar com a canela para potencializar os efeitos. 

É importante destacar que a manteiga é fonte de gorduras boas, mas não deve ser substituída por margarina, que é pobre em nutrientes e tem alto índice de lipídios saturados.

Gengibre

O gengibre, assim como a canela, tem uma ação termogênica no organismo, ou seja, acelera o metabolismo. Ao combinar os dois na receita com café, o usuário ganha ainda mais disposição, além do sabor característico dessa raiz.

Quais são as melhores cápsulas para fazer café com canela?

Para um café com canela simples e rápido, é possível usar as cápsulas de expresso, seja o longo ou ristretto. Apesar de terem um sabor mais marcante, com a especiaria, eles ganham um toque mais doce que deixa mais suave no paladar. 

Como não possuem outros ingredientes na cápsula além do grão moído, não há nenhum aumento nas calorias. Além disso, a canela é uma boa auxiliar para evitar o uso de açúcar, mas caso ainda sinta que é preciso, prefira o uso de adoçante.

Na loja Bicafé, há uma enorme gama de produtos em diversos sabores, com grãos de alta qualidade vindos de regiões com excelência no cultivo. Fora os cafés comuns, há ainda opções com misturas prontas, como por exemplo:

  • café com leite;
  • cappuccino;
  • mocaccino.

Cada uma se encaixa em uma ocasião especial ou para o consumo no dia a dia e combinam bem para tomar com a canela.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.