Receita de suflê de chocolate com café

Receita de suflê de chocolate com café

O suflê de chocolate é uma iguaria fácil de fazer e você pode torná-la ainda mais saborosa ao adicionar café na hora de preparar a sua receita. Assim, conheça alguns detalhes sobre esse prato, o qual é uma das receitas de café mais simples e gostosas para preparar em casa.

O que é um suflê de chocolate?

Suflê de chocolate é uma sobremesa aerada e delicada, famosa por sua textura mais leve e sabor que agrada a diversos paladares. No entanto, você pode aprimorar ainda mais a receita ao colocar café na mistura.

Assim, se torna o complemento ideal para os amantes de café, que podem apreciar essa iguaria enquanto toma o seu café espresso, por exemplo.

Receita de suflê de chocolate com café
Essa é uma receita simples, mas deliciosa. Imagem de jcomp em Freepik

Dá para fazer suflê de chocolate com café?

Em geral, é possível preparar um suflê de chocolate com café ou com o extrato do mesmo, para dar mais sabor à sua sobremesa. Da mesma forma, o suflê servido com uma bebida quentinha fica ainda mais gostosa.

Deixe o café bem forte

Faça um café bem forte antes de preparar a receita, da forma que desejar e achar melhor, antes de preparar tudo. Com isso, você acelera ainda mais o processo.

Receita de suflê de chocolate com café
Uma receita repleta de sabor. Imagem do Freepik

Como fazer um suflê de chocolate com café?

Para fazer o seu suflê de chocolate com café, é ideal preparar a sua bebida de forma que ela fique bem forte e encorpada. Em seguida, você dever em mãos todos os ingredientes, os quais são:

  • 200 gramas de chocolate amargo (acima de 60% cacau);
  • seis ovos de galinha;
  • açúcar e sal;
  • 3 colheres de café forte (bebida);
  • 1 xícara de leite;
  • manteiga ou margarina; e
  • farinha de trigo;

Após separar tudo, você já pode iniciar o preparo do seu suflê, mas preste bem atenção para não errar. Contudo, essa é uma das formas mais rápidas e práticas de fazer essa iguaria.

Modo de preparo

Para começar o preparo, você deve preaquecer o forno a 180 °C. Da mesma forma, comece a untar as forminhas para seu suflê com manteiga e polvilhe com açúcar.

Em seguida, derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas, derreta o chocolate meio amargo com a manteiga. Depois, pode colocar o café e misture bem.

Faça o creme base

Pegue uma panela maior e aqueça o leite até começar a ferver. Em outra tigela, misture as gemas de ovo e a farinha de trigo e, logo após, adicione o leite quente à mistura.

Nessa etapa, é crucial mexer de forma contínua para evitar a formação de grumos. Enfim, leve a mistura ao fogo até engrossar.

Misture os ingredientes

Adicione a mistura de chocolate e café à base de creme, mas mexa bem para obter uma consistência homogênea e mais firme.

Em uma tigela separada, bata as claras de ovo com uma pitada de sal até formar picos firmes. Adicione aos poucos o açúcar enquanto continua a bater.

Depois, é a hora de incorporar as claras em neve à mistura de chocolate e creme, mas tenha a certeza de que a mistura fique leve e fofa para não errar.

Asse os suflês

Despeje a mistura nas forminhas já prontas e leve ao forno preaquecido por cerca de 15-20 minutos, ou até que os suflês estejam dourados e cresçam.

Enfim, vale destacar ainda que o suflê é melhor apreciado logo após tirar do forno. Dessa forma, sirva com uma pitada de cacau em pó ou açúcar de confeiteiro por cima.

Qual o tempo de preparo do suflê?

O tempo total de preparo do suflê de chocolate com café é de cerca de 40 minutos, o que torna esta receita uma opção viável para uma sobremesa elegante em pouco tempo. Ainda assim, esta receita rende, em média, 4 porções generosas de suflê de chocolate com café.

Receita de suflê de chocolate com café
O suflê de chocolate é uma sobremesa prática e rápida e você pode melhorá-la com café. Imagem de azerbaijan_stockers em Freepik

É possível fazer suflê de chocolate com café em cápsulas?

Você pode, sim, fazer o seu suflê de chocolate com café em cápsulas e incluir na sua receita sabores únicos, como o cappuccino ou a bebida tradicional.

Afinal, a forma de preparar não vai interferir no resultado, mas sim a dosagem e intensidade do café que você preparou. Por isso, siga os passos dessa receita de suflê de chocolate com café e não se perca na cozinha.

Incorpore sabores

Você pode incorporar, ao finalizar, alguns sabores a mais à sua receita, como, por exemplo, gotas de chocolate. Mas, se preferir, coloque também:

  • café moído;
  • raspas de chocolate; ou
  • combinar com um sorvete.

Enfim, como é fácil de preparar, é possível até mesmo aumentar ou diminuir o total de ingredientes, para adaptar as medidas a cada situação.

Receita de suflê de chocolate com café
Você pode preparar o seu suflê de chocolate com café em cápsulas, com o seu sabor ou tipo predileto. Imagem de Freepik

Conheça a Bicafé

A Bicafé é uma empresa que está há anos no mercado e oferece uma vasta linha de cápsulas e acessórios para o preparo do seu café em casa. Do mesmo modo, seus produtos são compatíveis Nespresso e com outras máquinas famosas no Brasil.

No site da marca, você pode fazer suas compras de forma fácil e rápida e com segurança, além de receber seus itens em qualquer região do país.

Portanto, acesse agora mesmo o site oficial da empresa e confira sua seleção de sabores, bem como seu blog com dicas imperdíveis.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.