Como harmonizar as sobremesas com café e ter os melhores sabores?

Como harmonizar as sobremesas com café e ter os melhores sabores?

Sobremesas com café são uma junção que pode elevar a sua experiência gastronômica a um nível novo de sabor. Assim, o artigo a seguir explica como harmonizar os doces com a bebida para, assim, criar as combinações mais agradáveis e saborosas. Leia e descubra.

Como harmonizar os sabores das sobremesas com café?

Para harmonizar sobremesas com café, antes de tudo, você deve considerar quão intenso é o sabor da bebida. Os mais fortes, como o café espresso, por exemplo, podem lidar com mais doçura, enquanto os mais suaves, como o café com leite, funcionam com as mais leves.

Outras dicas cruciais para fazer essa combinação incluem:

  • buscar sabores que combinam;
  • não adoçar muito o café, caso a sobremesa seja mais doce;
  • considerar as texturas e contrapor as mais crocantes com as suaves;
  • combinar os perfis de aroma;
  • provar várias junções até achar a que mais agrada o seu paladar.

Por fim, não tenha medo de ser criativo, pois, às vezes, você pode descobrir as melhores uniões de sabores ao fazer misturas não-convencionais.

Como harmonizar as sobremesas com café e ter os melhores sabores?
As sobremesas com café podem dar um toque a mais à sua refeição. Imagem do Freepik.

Café combina com sobremesa quente ou gelada?

O café combina bem tanto com as sobremesas quentes quanto com as geladas, mas essa escolha vai depender do seu gosto pessoal, bem como do tipo da bebida e do doce.

Às vezes, aquecer um pouco um prato, como, por exemplo, o brownie de café, antes de servir pode realçar o sabor, uma vez que ele é feito à base de chocolate e manteiga.

Quais são as melhores sobremesas com café?

As melhores sobremesas com café são aquelas que criam uma junção agradável dos sabores, como os muffins. Ou seja, são as que realçam o sabor da bebida, ao mesmo tempo que criam um contraste com a textura do prato servido.

Sendo assim, alguns dos aspectos a se considerar ao fazer essa escolha são:

  • equilíbrio entre a doçura ou o amargor de ambos;
  • experiência sensorial que essa junção pode lhe trazer;
  • leveza não só na ingestão, mas também na digestão;
  • gosto pessoal, o mais importante.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é conhecido pelo seu sabor intenso, o que o torna a opção ideal para o café que tem gosto acentuado, como o espresso. Isso porque, a bebida é forte e, ao mesmo tempo, concentrada. Assim, ele pode acompanhá-lo sem ser dominado por sua intensidade.

A sua textura cremosa, por outro lado, pode contrastar com o líquido e, dessa forma, ajuda a criar uma ótima experiência sensorial. Além disso, ele derrete fácil na boca, o que o torna ideal para mergulhar no café quente.

Ele possui, ainda, uma ampla gama de sabores complexos que inclui:

  • notas de frutas;
  • nozes;
  • especiarias.

Biscoitos de manteiga

Os biscoitos de manteiga têm um sabor doce, mas sem exageros e se desfazem na boca. A sua textura crocante e quebradiça, aliás, contrasta bem com o líquido do café. O ato de mergulhá-lo na bebida e saborear enquanto ele amolece pode ser muito satisfatório.

Eles são uma escolha clássica para o café da manhã ou da tarde, pois são ideais para uma primeira refeição, bem como lanche rápido ou uma pausa para relaxar.

Vale lembrar que eles funcionam bem com os tipos mais suaves, como o café com leite ou ainda, por exemplo, o cappuccino que tem uma doçura natural e não são intensos.

Como harmonizar as sobremesas com café e ter os melhores sabores?
As sobremesas com café devem ser harmônicas e suaves. Imagem do Freepik.

Muffins

Os muffins têm uma textura macia e um leve sabor doce, o que vai muito bem com o gosto do café. A sua doçura, bem como a maciez, trazem uma leveza à boca e combinam com a bebida quente e pouco adoçada.

Por ser um bolinho aerado e com uma massa fofa, ele pode ter vários sabores e até mesmo recheios. Os mais comuns são:

  • frutas frescas (mirtilo, pedaços de maçã, banana ou framboesas);
  • nozes picadas, amêndoas ou castanhas;
  • pedaços de chocolate, seja amargo, ao leite ou branco;
  • canela, noz-moscada, gengibre e outras especiarias;
  • extratos de baunilha ou essência de laranja.

Cannoli

O cannoli é uma sobremesa clássica da Itália que tem uma casquinha crocante recheada com um creme doce à base de queijo ricota ou queijo mascarpone. Assim, eles adicionam camadas de sabor que se harmonizam com as notas do café.

O seu recheio é doce e cremoso, o que pode equilibrar o amargor da bebida, ao passo que a sua doçura suave realça o sabor, mas sem ser excessiva. Ele combina muito com o café macchiato, de fato, pelo apelo gourmet, pois, juntos, são uma opção sofisticada.

Quais erros evitar ao harmonizar sobremesas com café?

Ao harmonizar sobremesas com café, há alguns erros comuns que você deve evitar para ter uma boa experiência gastronômica. Portanto, veja a seguir quais são eles:

  • pratos muito doces que podem mascarar o sabor da bebida;
  • sabores que não vão bem juntos;
  • má qualidade dos ingredientes;
  • pesar a mão no açúcar do café;
  • misturar quente com gelado, pois pode fazer mal para os dentes.
Como harmonizar as sobremesas com café e ter os melhores sabores?
Uma das melhores sobremesas com café é o cannoli com macchiato. Imagem do Freepik.

Como escolher o café certo para sua sobremesa?

Pense no sabor da sua sobremesa, antes de tudo. Se for doce e rico, um café mais suave pode ser uma boa escolha; mas caso seja mais complexo, como frutas cítricas, uma bebida com notas complementares pode aprimorar a experiência.

Você pode escolher entre a harmonia ou criar um contraste. Por exemplo, um café com notas de caramelo pode ir bem com um prato de mesmo sabor, enquanto um mais ácido pode contrastar com uma sobremesa rica.

Quais são os riscos de comer sobremesas com café?

Comer sobremesas com café não traz riscos, desde que a junção seja feita com base em uma escolha acertada entre doçura e sabor. Dito isso, é crucial estar ciente de alguns pontos:

  • não exagere no açúcar;
  • evite consumir muitas calorias;
  • não exagere, para, assim, não ter azia ou má digestão;
  • modere na cafeína.

As sobremesas com café são uma boa opção?

As sobremesas com café são uma boa opção para aqueles que desejam unir sabores e texturas. Isso porque, a doçura dos pratos após a refeição pode cair muito bem com o amargor da bebida, seja em forma de cappuccino, espresso ou simples com leite.

Combine as opções da Bicafé com as melhores sobremesas, a fim de ter uma explosão de sabor em seu paladar. Assim, conheça os produtos da marca e experimente as versões em cápsulas e em grãos para moagem.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.