Pé de café: entenda tudo sobre o seu plantio

Pé de café: entenda tudo sobre o seu plantio

O pé de café requer um plantio com atenção máxima para evitar quaisquer danos durante o seu cultivo. Então, confira neste artigo todos os detalhes do fruto, desde a sua semente até a colheita, bem como os cuidados para ter nesse período.

Como é feito o plantio do pé de café?

O plantio do pé de café passa por várias etapas, cuja primeira delas é a escolha das sementes que devem ser de alta qualidade. Em suma, isso irá afetar os atributos da colheita, o que vai definir o quão bons eles são, após isso, seguem as fases da:

  • preparação do solo, no qual ele deve estar nas condições ideais para o plantio;
  • escolher o local para plantar, em altitudes específicas e climas mais tropicais;
  • plantar as sementes do café direto no solo em uma grande profundidade.

Essas são as etapas do plantio do café no solo, todavia, isso pode ser feito em mudas, em viveiros, para depois transplantar na terra. Contudo, vale citar que a fundura onde as sementes estarão irão afetar no sabor e na qualidade do café em grãos.

Pé de café: entenda tudo sobre o seu plantio
No plantio do pé de café, o primeiro passo é a escolha das sementes. Imagem de Pixabay no Pexels.

Regar o solo da forma certa

Para regar da forma certa há várias dicas importantes, visto que uma delas é colocar o dedo no solo em até 5 cm de profundidade. Assim, caso a terra esteja muito seca, é hora de colocar água.

É vital lembrar que durante todo o processo de crescimento da planta, é preciso que esse processo de regar seja frequente. A princípio, muitos fatores podem definir essa rotina, como o clima do ambiente, a idade do pé de cafeeiro e o tipo de solo.

Quando for adicionar a água, faça isso de uma forma que o líquido alcance as raízes mais fundas da planta, o que será muito benéfico. No entanto, evite encher muito, pois o excesso pode trazer danos à sua plantação de café, como doenças e um desenvolvimento ruim.

Pé de café: entenda tudo sobre o seu plantio
Para que o pé de café possa crescer com saúde, é preciso regar o solo da forma certa. Imagem de vecstock no Freepik.

A fertilização do pé de café

Para fertilizar o pé de café, antes é preciso que haja uma boa análise de solo para saber quais são os nutrientes de que ele precisa. Assim, você saberá quais são os produtos ideias para usar na terra.

No geral, o café precisa de adubagem que seja rica em fósforo, potássio e nitrogênio. Isso porque, esses elementos atendem as necessidades da planta para um bom cultivo.

O uso dos fertilizantes deve ser ao redor do cafeeiro, mas, sem que haja contato com os troncos e sempre na quantidade recomendada no rótulo. 

As folhas também precisam receber nutrientes, logo, o processo via pulverização é a forma ideal de fazer isso naquelas que estão visivelmente com danos. Por fim, monitore todo o processo de crescimento delas para fertilizar sempre que necessário.

Controle de pragas e doenças

A melhor forma de controlar as pragas é monitorar a plantação, por exemplo, observar o estado das folhas, galhos e os frutos. Também evite o cultivo na mesma área na qual você já usou antes, isso vai ajudar a romper o ciclo de vida das pestes.

Outra forma eficaz é adotar os inimigos naturais, ou seja, predadores que se alimentam de insetos para controlar as pragas. Por outro lado, evitar as doenças é uma ação paralela que também precisa de atenção.

Faça boas práticas agrícolas, como dar o espaço ideal entre cada plantação, adotar calda bordalesa à base de cobre e acompanhar o crescimento de perto. Além disso, elimine todo o material vegetal que tenha doença ou infecção para evitar o contágio.

Cuidados especiais para o pé de café

Até a parte de colher o fruto, é vital fornecer água o suficiente para a devida germinação das sementes, bem como para que cresçam saudáveis. Também é de suma importância dar à planta a sombra parcial para protegê-la do sol.

Durante todo o processo de crescimento, é crucial cuidar com muita atenção das podas e evitar que ervas daninhas alcancem o fruto. Além disso, a parte de adubação e proteção contra doenças e pragas é essencial para que a semente floresça de uma forma saudável.

Pé de café: entenda tudo sobre o seu plantio
O pé de café requer alguns cuidados especiais, como regar a planta com frequência. Imagem de Michael Burrows no Pexels.

Qual é a melhor época para plantar o pé de café?

O pé de café tem o seu melhor cultivo nas épocas de chuvas ou um pouco antes do início desse período. No entanto, isso irá variar conforme a região de plantação, clima e das condições da área, contudo, há algumas diretrizes vitais do processo, como:

  • evitar o plantio na época das secas, visto que irá afetar negativamente as plantas;
  • verificar a temperatura ideal para fazer o plantio;
  • analisar o solo para ajustar o seu pH caso seja necessário;
  • verificar as especificações de plantio para cada um dos tipos de café;
  • avaliar a altitude do cultivo irá afetar o crescimento da planta.

Todos esses tópicos são vitais considerar antes mesmo de iniciar o processo de plantio do café para que ele cresça e dê bons frutos. Afinal, o processo é algo mais complexo.

Pé de café: entenda tudo sobre o seu plantio
O pé de café é melhor germinado na época das chuvas. Imagem de Michael Burrows no Pexels.

Quanto tempo leva para o pé de café dar frutos?

O pé de café, em geral, leva cerca de 3 a 5 anos para crescer e dar frutos, todavia, isso pode variar conforme alguns fatores. Isso porque, muitos aspectos e forma de cultivo afetam a plantação, por exemplo:

  • o tipo de semente, pois há aqueles que demoram a dar frutos, como o café arábica;
  • as condições, como o clima, solo e altitude, afetam o crescimento da planta;
  • os cuidados, como regar, controle de pragas e doenças, também tem impacto;
  • a poda e desbaste tem influência, a princípio, no tempo da primeira colheita.

Como você pode notar, não é só plantar a semente no solo e esperar que ela cresça, isso demanda muito trabalho e cuidado. Então, para que haja o período mínimo para que a planta dê frutos, é vital tratar todas as etapas do cultivo.

Qual é a importância do plantio do pé de café?

O plantio do pé de café é importante por vários motivos, como o econômico, na geração de empregos, turismo e exportação para outros países. Além disso, é a bebida mais popular do mundo, o que significa que se consome em todo lugar.

Conheça a Bicafé

Na Bicafé, você irá encontrar todo tipo de cápsula de café que atenda ao seu gosto, bem como a máquina que você tem em casa. Então, confira os produtos no site da marca e faça o seu pedido.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.