café gelado

Café Gelado: Conheça essa bebida

Você já tomou um café gelado? Isto é, não aquele que esfriou na xícara. Mas, o que é preparado com o intuito de ser frio e não quente. Então, é uma ótima opção para consumir em dias de muito calor.

Caso você esteja curioso, continue lendo esse post. A fim de saber como preparar essa bebida refrescante na sua própria casa. Além disso, saiba mais sobre sua origem. Inclusive, como é o consumo desse café no Brasil. 

A história do café frio

Ele é preparado a partir do café que é extraído quente e com o instantâneo. Porém, além desse, há o cold brew. Contudo, esse é feito diferente. Isto é, a água é fria e o procedimento de extração é mais lento.

O produto é encontrado engarrafado em qualquer cafeteria especializada. Assim, a origem do cold brew data de 1600 e surgiu graças aos holandeses.

Eles faziam concentrados de café em água gelada. Dessa forma, eles o esquentavam mais tarde e bebiam.

Nesse mesmo período, a novidade chegou até os japoneses. Logo, começaram a preparar a bebida fria, como já faziam com o chá. Por fim, acredita-se que o cold brew tenha surgido por razões militares.

Café gelado e os brasileiros

Aqui no Brasil, essa bebida fria já tem alguns fãs. Mas, o conceito ainda causa confusão e estranhamento. Afinal, é da cultura brasileira associar café a algo quente e amargo. 

Mesmo sendo um país que possui altas temperaturas, esse líquido ainda enfrenta certa resistência. Portanto, é fácil dizer que os brasileiros ainda não se renderam ao café mais frio. Embora isso esteja mudando aos poucos.

Essa opção já está presente nos cardápios das cafeterias. Além disso, apesar da estranheza que causa, a curiosidade acabava sendo mais forte. Pois, o público termina experimentando o café gelado para saber como é. 

Algo que os brasileiros realmente estranham nessa bebida é o fato dela ser consumida pura. Por exemplo, o frappuccino, é delicioso e as pessoas adoram. 

Isso acontece porque há outros ingredientes adicionados nele. Bem como em outros cafés do tipo. Contudo, o gelado é uma exceção nesse quesito.

Os tipos de cafés gelados

Para quem gosta de café e bebida gelada, precisa experimentar cada um desses. Assim, o primeiro deles é o Iced Coffee.

Seu preparo é feito em altas temperaturas. Em seguida, ele é resfriado com gelo. Por outro lado, no cold brew, o processo é feito somente em água fria. 

Já o Nitro Cold é como o anterior, só que gaseificado. Ou seja, “bolinhas” são acrescentadas à bebida. Logo, isso acontece devido a carbonatação.

No Brasil, ele não é tão popular ainda. Entretanto, nos EUA, Austrália e Japão, por exemplo, esse café é muito apreciado.

Entre 2014 e 2015, o número de vendas dessa bebida cresceu 115% entre os americanos. Isto é, 20% dos apaixonados por café provaram e aprovaram essa versão gelada.

Como fazer café gelado?

A receita é bem simples e prática. Então, acompanhe abaixo os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes:

  • Um recipiente com 300g de gelo;
  • 32g de café especial;
  • 300g de água quente.

É só passar o café sobre o gelo e servir. Dessa forma, uma sugestão é adicionar uma fatia de laranja. Além de consumir quando estiver bem geladinho. Assim, fica saboroso e refrescante.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.