Descubra se grávida pode tomar café

Descubra se grávida pode tomar café

Saber se grávida pode tomar café é uma dúvida comum para quem se encontra nessa situação. Dessa forma, vale a pena conhecer mais sobre o assunto e entender qual o melhor comportamento para se ter nesse período para manter a saúde da mãe e do bebê.

Grávida pode tomar café?

Quem está grávida pode tomar café, se diminuir a quantidade. Isso porque, os médicos recomendam que o consumo seja moderado e não ultrapasse as 200 mg de cafeína por dia. Ou seja, a quantidade equivale a, mais ou menos, três xícaras de café espresso.

Descubra se grávida pode tomar café
Grávida pode tomar café de forma moderada. Imagem de shurkin_son no Freepik

A verdade é que após décadas de estudos que sempre trouxeram resultados diferentes, ainda não há um consenso sobre o quanto de cafeína é seguro tomar nesse período. Assim, o melhor a fazer para não prejudicar a saúde do seu filho é diminuir a dose por dia.

Quais são os riscos da cafeína?

O excesso da substância pode aumentar os riscos de aborto espontâneo ou de o bebê nascer com baixo peso. Mas, as chances de problemas ocorrerem são baixas e podem ser ainda menores ao ter acompanhamento médico e de uma nutricionista.

Quais bebidas e alimentos contêm cafeína?

Saber que grávida pode tomar café apenas em pequenas porções torna necessário saber quais alimentos contém cafeína, para controlar a alimentação. Isso porque, há muitos que possuem a substância, como os itens a seguir: 

  • cafés;  
  • refrigerantes;
  • energéticos;
  • chocolates. 

Alguns medicamentos também possuem esses itens, ainda mais aqueles para dores de cabeça, resfriados e alergia. Por isso, não tome nenhum remédio ao longo da gravidez sem antes consultar o obstetra.

Descubra se grávida pode tomar café
Grávida pode tomar café se a orientação médica permitir. Imagem do Freepik

Vale dizer que a quantidade de cafeína nos cafés pode variar bastante, já que depende da marca, da maneira como são feitos e do tamanho da xícara em que são servidos. Portanto, sempre se preocupe em verificar todos os detalhes.

Por que grávida pode tomar café em pequenas doses?

A grávida pode tomar café em doses pequenas pela cafeína ser um estimulante que aumenta o seu ritmo cardíaco e o metabolismo, o que afeta o que o bebê sente. No entanto, esse tipo de estímulo, quando ocorre em momentos breves, não faz mal.

Uma grande porção da substância tem efeito diurético, o que quer que quem toma tem mais vontade de urinar. Além disso, ela também provoca insônia e pode deixar você com dor de cabeça depois que for filtrada para fora do seu corpo.

Outro problema é que o café pode prejudicar a capacidade do seu corpo de absorver ferro se consumido após uma refeição ou próximo de uma. Assim, a baixa de ferro durante a gravidez pode levar a uma anemia. Por isso, evite o consumo logo após o almoço.

Como reduzir o consumo de cafeína?

Após saber que a grávida pode tomar café apenas em pequenas porções, é bom entender como diminuir isso. Dessa forma, para muitas mulheres isso ocorre de modo natural quando o próprio corpo para de desejar a bebida no primeiro trimestre da gestação.

Isso ocorre porque o paladar se altera e sabores que antes eram comuns agora podem causar náusea. No entanto, se você não sentir a necessidade sumir, há meios de reduzir a cafeína aos poucos.

Descubra se grávida pode tomar café
Grávida pode tomar café, mas o ideal é que reduza o consumo. Imagem de Pavel Danilyuk em Pexels.

Reduza a quantidade de cafeína

A grávida pode tomar café descafeinado, já que essa é uma das opções de bebidas com uma dosagem bem menor de cafeína. Então, para quem gosta muito do sabor de um cafezinho, adquira as cápsulas descafeinadas da Bicafé.

Vantagens do café descafeinado para as grávidas

O café descafeinado oferece várias vantagens. Assim, é ótimo para grávidas que desejam apreciar a bebida sem os riscos associados ao consumo de cafeína. Então, a redução ou eliminação dessa substância ajuda a diminuir:

  • os riscos de insônia;
  • ansiedade;
  • palpitações, comuns durante a gravidez. 

A cafeína, em abundância, pode atravessar a placenta e afetar o desenvolvimento do feto. Já se sabe os riscos que essa substância pode ocasionar em excesso.

Outra vantagem do descafeinado é a contribuição para a manutenção de uma dieta equilibrada. Afinal, ele contém antioxidantes, que são benéficos para a saúde geral. Dessa forma, ajudam a combater os radicais livres no corpo.

Substituir o café tradicional pelo descafeinado pode ajudar a regular a pressão arterial, a qual é uma preocupação durante a gravidez. Em resumo, são muitas vantagens que não podem ser ignoradas.

Grávida pode tomar café para não sofrer abstinência?

A grávida pode tomar café em pequenas doses para não deixar a bebida de lado de uma vez, já que a total falta de cafeína pode gerar abstinência. Dessa forma, quem tem o hábito de tomar a bebida e para de repente pode sentir efeitos, como:

  • fraqueza; 
  • tontura; 
  • fadiga; 
  • dor de cabeça.

O melhor modo de amenizar esse tipo de reação é apenas reduzir o consumo da substância. Por isso, uma boa forma é eliminar ao menos meia xícara por dia, ou optar pelas opções descafeinadas.

No caso dos refrigerantes, tente trocar aqueles à base de cola pelos de guaraná ou limão sem o componente na fórmula. Ou, se preferir, troque-os por água com gás, só evite energéticos, porque eles contêm doses altas de cafeína.

Quais recomendações para ter uma boa gestação com café?

A grávida pode tomar café desde que a relação entre o consumo da bebida nesse período seja acompanhada por médicos ou nutricionistas. No entanto, é sempre indicado que se limite a quantidade, já que a cafeína é um estimulante que atravessa a placenta e pode afetar o feto.

Consulte seu médico

O primeiro passo para saber o que deve ou não fazer na gravidez é achar um profissional que possa lhe ajudar e discutir todas as dúvidas com ele. Isso porque, cada organismo se comporta de um jeito e apensas um médico pode lhe dizer qual é a melhor forma de lidar com o seu corpo.

O excesso de cafeína durante a gestação se associa a um maior risco de complicações, como parto prematuro e baixo peso ao nascer. Mas, o consumo moderado de cafeína não é tido como prejudicial, mas apenas um doutor pode lhe afirmar se isso se aplica a você.

Grávida pode tomar café em receitas tradicionais?

Hoje, ao se perguntar se grávida pode tomar café, a maioria delas tem receio de consumir a substância. No entanto, já se sabe que com moderação, é possível aproveitar a bebida sem problemas.

Agora, é importante deixar claro que além da bebida pura, existem as receitas com café. Assim, elas também podem ser ingeridas, sem problemas. Afinal, a questão está no excesso. 

Vale lembrar que essas receitas contém uma quantidade de cafeína ainda menor. Isso ao se comparar a uma xícara de café puro. Dessa forma, as grávidas aproveitam os sabores e aromas do café de maneira mais controlada. 

A seguir, confira alguns pratos interessantes e seguros para grávidas. 

Bolo de café com nozes

Essa é uma sobremesa saborosa e nutritiva. Assim, a quantidade de café utilizada na massa é pequena e distribuída em várias porções. Portanto, a ingestão de cafeína é mínima.

As nozes também são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3. Esses últimos são bem importantes para o desenvolvimento do cérebro do bebê.

Os ingredientes para esse bolo são:

  • 1 xícara de café coado forte;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1/2 xícara de manteiga;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 xícara de nozes picadas.

Primeiro de tudo, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme claro. Em seguida, adicione os ovos, um de cada vez, sempre batendo a cada nova adição.

Coloque a farinha e o café e misture. Além disso, não esqueça do fermento e das nozes. Por último, a massa vai para uma forma e fica no forno por cerca de 40 minutos a 180 °C.

Tiramisu

Uma sobremesa clássica que utiliza café. No entanto, as quantidades são bem pequenas. Assim, é perfeito para as grávidas que amam um doce.

Os ingredientes são:

  • 1 xícara de café forte (resfriado);
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1 xícara de mascarpone;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 200g de biscoitos de champanhe;
  • Cacau em pó para polvilhar.

A primeira coisa a fazer é separar a gema da clara e bater as primeiras com açúcar. A ideia é conseguir um creme esbranquiçado. Em seguida, você deve adicionar o mascarpone e a baunilha e misturar.

Depois bata as claras em neve e incorpore na sua mistura. Além disso, é necessário molhar os biscoitos no café e colocá-los em uma travessa. Após isso, cubra com uma camada de creme e faça todo o processo de novo.

Por último, polvilhe o cacau e leve a geladeira por 4 horas. Essas são receitas simples e saborosas que vão matar a vontade de ingerir café.

Conheça a Bicafé

A grávida pode tomar café se tiver um baixo teor de cafeína e a Bicafé é o local ideal para achar produtos adequados. Dessa forma, vale a pena conhecer a loja e ver quais são as suas principais bebidas, inclusive, a sua versão descafeinada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.