Descubra se grávida pode tomar café

Uma das dúvidas entre as gestantes é se grávida pode tomar café. Resumindo, a cafeína é uma substância que pode ser vista por muitos como agressiva para o corpo. Por isso, acaba gerando questionamentos. 

O café é, com certeza, uma das bebidas mais consumidas. Sendo assim, ele já faz parte da cultura do país. Segundo relatório da ABIC, o consumo da bebida no Brasil representa 13% da demanda mundial. Enfim, descubra se ele causa algum risco para as mulheres grávidas.

Grávida pode tomar café

Não existe problema em gestantes tomarem café. Porém, ele precisa ser ingerido em pequenas quantidades. Assim, ele não é como o álcool ou outros alimentos que necessitam ser totalmente eliminados de suas dietas. 

O consumo em excesso pode trazer algumas alterações para o desenvolvimento do bebê. Por exemplo, a diminuição do seu crescimento ou até prematuridade. Por isso, assim como o açúcar e as frituras, é melhor beber o café em pequenas doses.

Em relação à cafeína, é recomendado não consumir a bebida após refeições importantes. A fim de que ela não elimine o ferro e seus benefícios. Já que ele é responsável por formar os neurônios da criança.

Veja se há riscos para as gestantes que tomam café

O principal risco para as grávidas está ligado ao consumo em excesso. Assim, ao consumir o café em grande quantidade, a cafeína pode diminuir o fornecimento do alimento ao bebê. 

A explicação é que a substância libera adrenalina. Dessa forma, faz com que o fluxo sanguíneo fique menor e que as artérias se contraiam. 

Esse processo pode diminuir em 15% os vasos que irrigam a placenta, ou seja, o lugar em que os nutrientes passam para o feto também ficam menores. Desse modo, menos alimentos são enviados. 

Depois que a criança nascer, os cuidados em relação a quantidade devem continuar. Por isso, as mesmas recomendações valem para o período de amamentação. Pois, o excesso de café pode deixar a criança agitada. 

Em que frequência a grávida pode tomar café 

A bebida quente está liberada, contanto que 200 ml por dia seja a quantidade máxima, isto é, 3 xícaras já é o suficiente.

O que equivale a dosagem que qualquer pessoa deve ingerir, a fim de obter todas as vantagens que a bebida oferece. Sem dúvida, você sabe que elas são muitas, a fim de lembrá-las, veja a seguir.

Benefícios do café 

Não é novidade todos os pontos positivos dele. Afinal, a ciência já desmentiu vários mitos sobre ele. Portanto, sabe-se hoje que ele faz bem para o coração, previne doenças e estimula o cérebro, deixando as pessoas mais alertas.

Grávida pode tomar café de forma moderada 

Como você viu, não há problema em consumir a bebida. No entanto, é importante tomar o limite certo, que é até 200 ml diárias. Além disso, caso você ainda tenha um pouco de receio, a dica é optar pelo café descafeinado

Tudo com moderação vai bem. Por isso, não precisa abrir mão do cafezinho, basta ingerir no máximo três xícaras por dia. Sem dúvida, a grávida pode tomar café sim e ainda conseguir todos os benefícios que a bebida oferece.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.