Conheça o sabor irresistível do sagu de café

Conheça o sabor irresistível do sagu de café

O sagu de café é aquela receita que combina dois ingredientes que o brasileiro ama: A fécula de mandioca. Ou seja, a tapioca, porém em forma de grão, o sagu. E a melhor bebida que há: O café. Assim, é uma indulgência que satisfaz não apenas o paladar!

O que é o sagu de café?

O sagu de café é uma sobremesa deliciosa que une a experiência sensorial única do sagu tradicional ao sabor e aromas intensos do café. Isto é, o sagu, são pequenas bolinhas opacas feitas de mandioca, após o cozimento elas se tornam gelatinosas.

Por ser um alimento capaz de absorver bastante outros sabores, é um ingrediente bastante versátil. Embora, em doces, o mais comum seja preparar ele harmonizado com vinho, alguém teve a ideia genial de harmonizar com café, o que, por sua vez, deu muito certo.

Ao unir as potências nutritivas da mandioca, a jornada sensorial que o sagu proporciona ao café, como efeito, tem-se uma indulgência que satisfaz não apenas o paladar, mas a alma. E ainda por cima ainda é uma celebração à riqueza cultural do país.

Conheça o sabor irresistível do sagu de café
O sagu de café é irresistível. Foto: Freepik

O que é preciso para fazer sagu de café?

Para fazer o sagu de café são necessários apenas estes ingredientes, água e açúcar. Contudo, se gostar de limão em suas receitas, ele pode dar um toque de acidez precioso. As proporções de cada item da receita que você vai usar são:

  • 1 xícara de sagu;
  • 4 xícaras de água;
  • 2 xícaras de café forte;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1 limão, opcional

Esses ingredientes são o suficiente para preparar uma receita deliciosa, simples, fácil e rápida de fazer. No entanto, algumas pessoas gostam de servir ele com creme batido, chantilly ou creme inglês.

Quando for este o caso, é possível ajustar a quantidade de açúcar e por um pouco mais de meia xícara para que o doce dos outros cremes não o tornem enjoativo ou doce demais. Ou usar o açúcar na proporção indicada e usar o limão para quebrar um pouco da doçura.

Como preparar o sagu de café?

O primeiro passo para preparar o sagu de café é hidratar as bolinhas do sagu. Desse modo, em uma panela média, coloque o sagu e a água e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Enquanto isso, é hora de fazer café. Em seguida:

  • leve a panela ao fogo médio até começar a ferver;
  • após isso continue o cozimento em fogo baixo por 20 minutos;
  • com o sagu cozido adicione o café e misture bem;
  • adicione o açúcar e mexa até dissolver.

Se quiser, adicione uma colher de suco de limão e mexa mais um pouco. Depois disso, deixe esfriar e coloque o creme em uma tigela grande ou em travessas individuais e leve a geladeira por 2 horas. Sirva gelado.

Conheça o sabor irresistível do sagu de café
Sirva a sua sobremesa gelada. Foto: Freepik

Pulo do gato para a hora de servir

Após o cozimento o sagu fica com uma consistência gelatinosa, em especial, na parte da calda. Assim, após ir à geladeira é comum que as bolinhas em si, se concentrem no fundo da tigela.

Para oferecer para seus convidados uma experiência maravilhosa ao experimentar esta delicia, antes de servir, misture mais um pouco o creme para que as bolinhas de sagu estejam presentes também na parte de cima.

Decoração e ingredientes extras

Aproveite as raspas do limão para decorar a sua receita. E caso deseje incrementar a receita de base para ter novas experiências de sabor, acrescente algumas gotinhas de baunilha ou uma canela em pau durante o cozimento.

O creme de leite batido, o chantilly e o creme inglês também combinam bastante com a receita. Então se quiser, sirva-os acompanhados.

Quais são os benefícios do sagu de café?

O sagu de café além de ser uma delícia tem vários benefícios como, por exemplo, ser uma ótima fonte de energia. Podendo, inclusive, substituir o café pós-almoço, ou o café da tarde. Além disso, outras coisas boas que a sobremesa tem são:

  • os antioxidantes do sagu e do café;
  • as fibras presentes no sagu;
  • a satisfação sensorial da combinação.

Tanto o café quanto o sagu contêm antioxidantes, os quais são compostos que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo. Além disso, as fibras presentes no sagu ajudam a saúde digestiva.

O prazer e a satisfação sensorial que a receita traz é mais um dos motivos para degustar dessa versão da receita rica em texturas, sabor e cultura.

Um café de qualidade

Comprar um café de marca e qualidade, faz toda a diferença na sua receita e impacta de forma direta no gosto e no aroma dessa sobremesa. Portanto, escolha uma marca que tenha garantia desde a produção dos grãos.

Na Bicafé, você encontra grãos de qualidade para os mais diversos gostos. Pois possui desde cafés de sabor mais intensos aos mais suaves, além de uma grande variedade de cápsulas. Então, entre no site e aproveite os benefícios exclusivos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.