a iamgem ilustra o uso de uma prensa francesa

Prensa francesa: veja o que é esse objeto e como usá-lo para preparar o seu café

A prensa francesa, ou french press, que é um dos seus nomes, é uma das formas mais populares de preparar café. Visto que não é necessário ter muitas habilidades para usá-la, todavia, há muito o que conhecer sobre esse objeto, então leia este artigo e confira.

O que é a prensa francesa?

A prensa francesa é um objeto cilíndrico feito de aço inox ou vidro para o preparo de café sem o auxílio de energia elétrica. Esse tipo de cafeteira não necessita do uso de filtros de papel, o que a torna ainda mais única, contudo, ela também é conhecida como:

  • Cafetiere à piston;
  • French press;
  • Cafetiere;
  • Press pot;
  • Coffee Plunger.

São alguns dos nomes que você pode encontrar deste equipamento, uma vez que este objeto permite uma melhor extração do sabor da bebida.

a imagem ilustra um uso da prensa francesa
A prensa francesa é um objeto de preparo de café feito em vidro ou aço inox. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

Os aspectos que destacam o french press

A cápsula de café é uma das opções mais versáteis para quem ama a iguaria. Todavia, este objeto cilíndrico possui um filtro feito de metal bem fino que não faz a absorção do óleo e demais aspectos naturais.

Isso permite que, ao contrário de muitas outras formas de preparo, você tenha uma bebida com muito mais sabor, graças ao processo simples de infusão. Assim, irá degustar de um café com um aroma agradável e um toque de sofisticação.

Como usar a french press?

Para usar essa cafeteira francesa, o primeiro passo é adicionar o café moído no recipiente. Após isso, vem a etapa de colocar a água quente, ao passo que é necessário deixar sob processo de infusão com poucos minutos de espera.

Depois de concluir esta etapa, é hora de pressionar o êmbolo para baixo, a fim de separar o líquido para o fundo do objeto. Assim, você terá a bebida pronta para consumo em uma xícara de café perfeita, cujo sabor e aroma são únicos deste modo de preparo.

a imagem ilustra o uso de uma prensa francesa
Para usar a prensa francesa, adicione o café moído e depois a água quente, depois misture. Imagem de Charlotte May no Pexels.

Como fazer um bom café com a prensa francesa?

Escaldar a prensa francesa é a primeira coisa que você deve fazer antes de preparar um café, após disso, deverá conter os seguintes elementos:

  • grãos de café frescos, moídos na hora;
  • água quente, com aproximadamente 90 graus de temperatura;

Depois de providenciar isso, o que deverá fazer é adicionar o pó dentro da cafeteria francesa e também a água. Misture bem para quebrar a crema e diluir as duas soluções, contudo deixe sob infusão por pelo menos 4 minutos.

Para finalizar, pegue o êmbolo da french press e empurre de forma leve e sutil no recipiente, assim o líquido irá ficar em destaque. O processo para preparar a bebida é bem simples, todavia, alguns detalhes podem fazer a diferença na qualidade do café.

a imagem ilustra o uso de uma prensa francesa
Antes de usar a prensa francesa, o ideal é sempre escaldar o êmbolo. Imagem de Charlotte May no Pexels.

Cuidados extras com a french press

É importante que você use grãos de qualidade para preparar um bom café. Além disso, a espessura na hora de moer deve ser mais grossa, não tão fina para dar o sabor ideal à bebida. 

Você pode ajudar o tempo de infusão para dar uma maior intensidade para o seu drink, bem como aumentar a temperatura da água. Dessa forma, o sabor e aroma da iguaria pode ser ampliado, todavia, lembre-se que usar grãos de qualidade é vital para o preparo.

Quais as dicas para uma boa experiência com a prensa francesa?

Para usar a prensa francesa da forma certa, o ideal é nunca deixar transbordar a água do recipiente para não usar mais que o necessário. Além disso, não empurre o êmbolo da french press muito rápido, ponha uma pressão bem sutil e leve para separar o líquido.

Outro ponto que vale destacar para você usar esse objeto é evitar que a bebida fique muito tempo dentro dela, uma vez ela irá amargar. Por isso, logo após o término do preparo, coloque na sua xícara, porém, faça devagar para não perder os sedimentos finos, também:

  • lembre-se de deixá-lo descansar por pelo menos 1 minuto antes de beber;
  • faça a limpeza a cada uso;
  • use sempre água pura para otimizar o sabor do café.

São algumas dicas essenciais para melhorar a sua experiência com a cafeteria francesa, cujo sabor e aroma é único para os apreciadores de café.

a imagem ilustra o uso de uma prensa francesa
Ao usar a prensa francesa, o ideal é nunca deixar transbordar a água no recipiente. Imagem de Los Muertos Crew no Pexels.

Por que a prensa francesa é popular entre os amantes de café?

A prensa francesa é um modo de preparo bem mais fácil de usar, por isso muitos amantes da bebida optam pelo seu uso. Em resumo, ela não necessita de nenhum tipo de habilidade, dessa forma você consegue fazer um bom café em casa e sem problemas.

Sem contar que isso dá um maior controle sobre os processos, como a temperatura da água, a espessura dos grãos e a qualidade deles. Contudo, há outros aspectos que também destacam o quão popular é o uso dessa cafeteria francesa e suas vantagens, como: 

  • um sabor único;
  • aroma forte e intenso;
  • versatilidade para fazer além do café, como o chá;

Como você pode observar, são vários os elementos que tornam a french press um ótimo modo de preparo para quem ama uma bebida natural.

Os produtos da Bicafé

A Bicafé oferece os melhores produtos e máquinas de café para os amantes dessa bebida. Por isso, não deixe de conferir o que há de melhor no site da loja, então, entre no site e veja.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.