Palha italiana de café em bandeja sobre bandeja em cima de balcão de restaurante

Palha italiana de café: melhores receitas para fazer em casa

A palha italiana de café é uma versão diferente da sobremesa tradicional, para quem ama opções simples, práticas e com ingredientes de fácil acesso. Então, se você é uma dessas pessoas, não deixe de conferir as melhores opções com essa receita para fazer ainda hoje.

O que é palha italiana de café?

Antes de mais nada, a palha italiana de café se refere a um doce muito popular feito com brigadeiro e bolachas do tipo maizena. Um fato curioso sobre este é que, apesar do nome, ele não foi criado na Itália e é um doce tipicamente nacional.

Todavia, o doce foi criado no Brasil mas tem como inspiração a sobremesa italiana conhecida como salame di cioccolato ou em português, salame de chocolate. O preparo no qual foi inspirado leva também manteiga, ovos e, por vezes, vinho e amêndoas.

A referência se dá pelo fato de as duas serem uma junção de chocolate com biscoitos, além de, fazer alusão aos inúmeros italianos que residiam no Sul do país, onde de acordo com relatos, o doce foi criado.

Por sua vez, a palha italiana com café é uma outra versão que surgiu para associar sabor e agregar mais uma paixão nacional à receita.

Pessoa fazendo degustação de Palha italiana de café
A palha italiana de café é uma sobremesa simples e popular. Montagem feita no Canva com imagem de dapalhaparaomundo no Instagram.

Como fazer palha italiana de café?

Desde já, fazer palha italiana de café é simples, porém, a dica é escolher o seu preferido entre os tipos de café em cápsula disponíveis. Assim, é possível fazer a receita e desfrutar do sabor que mais gosta em versões de preparo que fogem da bebida tradicional.

O doce em seu modo tradicional é feito rápido e não exige que você tenha habilidades na cozinha, qualquer um pode reproduzir e se deliciar. Confira a seguir os ingredientes e modo de preparo dessa sobremesa de doçura intensa e com um toque especial de café.

Ingredientes necessários

De antemão, os insumos necessários para a preparação são simples de encontrar em qualquer mercado, são estes:

  • 1 caixinha de leite condensado; 
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó;
  • ½ cápsula de café expresso;
  • 1 pacote de biscoito de maizena;
  • leite em pó à gosto.

Diluir o café expresso é o ideal, logo, pode fazer isso em uma quantidade mínima de água quente, uma colher de café. Essa etapa vai ajudar o café a se distribuir melhor no preparo e evitar que o pó fique embolotado.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, você irá adicionar o leite condensado, cacau, café e manteiga em uma panela e com o fogo ainda desligado, vai misturar tudo. Após isso, com tudo homogêneo, ligue o fogo e mexa até que comece a desgrudar do fundo da panela.

Ao desligar o fogo, triture os biscoitos com as próprias mãos e misture ao brigadeiro pronto e passe a mistura para um refratário. Em seguida, levar para geladeira, ao firmar corte em pedaços do tamanho que desejar e finalizar com leite em pó.

Quantos dias a palha italiana pode ficar na geladeira?

A palha italiana de café dura até 15 dias na geladeira, contudo, para resistir todo esse tempo, é importante que as embrulhe em papel filme. A mesma também pode ficar em temperatura ambiente, mas, vai resistir um pouco menos.

Pode congelar o doce?

Sem dúvidas, para quem busca que o doce dure por mais tempo, a melhor saída é congelar, desse modo, realize todo o processo como indicado e leve ao congelador bem embalado. Dessa forma, a sua sobremesa dura até 3 meses.

Palha italiana de café: quais as variações do preparo?

Hoje em dia, há infinitas opções de formas de preparo da palha italiana, conforme isso, é só usar a criatividade e abusar do café e chocolate. Você pode incrementar como preferir, e usar ingredientes como:

  • frutas;
  • oleaginosas diversas;
  • biscoitos variados;
  • diferentes sabores de cápsulas de café.

Em suma, esse é um preparo que pode ser feito como você preferir, sem muitas regras e com a união de vários incrementos. 

Versão do doce com café e castanhas

Aqui não há segredos, nesta versão basta diminuir a quantidade de biscoitos e completar com as castanhas que você mais gostar. Portanto, pode seguir o passo a passo assim como foi apresentado mais acima. 

Palha italiana de cappuccino

Em contrapartida, para a palha italiana de café com sabor cappuccino, é essencial que a cápsula escolhida seja a desse sabor. De modo geral, o passo a passo é o mesmo, apenas mude o café expresso tradicional por cappuccino. 

Sabor dois amores

Para o sabor dois amores, divida a receita em duas, na primeira metade, use os mesmos ingredientes e faça o mesmo passo a passo. Enquanto isso, na segunda parte, não coloque café, substitua o cacau por chocolate branco e realize os mesmos métodos de preparo.

Por fim, com os dois preparos prontos, na travessa faça uma camada com a palha italiana sabor café e por cima coloque a camada branca. Então, siga o resto do processo para esfriar, cortar e finalizar.

Palha italiana de café durante seu preparo em cima de papel manteiga e com faca de cozinha à esquerda
Você pode brincar com as opções na hora de fazer sua palha italiana de café. Imagem de Taylor Kiser no Unsplash.

Palha italiana com café e doce de leite

Uma opção super diferente e que ganha corações e é muito simples, logo, siga toda a receita de palha italiana de café. Entretanto, ao invés do cacau, coloque 4 colheres de doce de leite na hora de fazer o “brigadeiro”.

Bombom de palha italiana sabor café

Se você não curte nada óbvio, esse bombom é o ideal e só será preciso acrescentar nos ingredientes, cerca de 400g de chocolate de cobertura.

Quando as palhas italianas de café já estiverem frias e porcionadas, derreta o chocolate, as cubra por completo e deixe endurecer novamente, depois, é só servir.

Opção de preparo do doce com café e coco

Assim como as demais, para preparar a palha italiana de café com coco siga o passo a passo da receita inicial e ao colocar a bolacha, adicione também o coco ralado à gosto. Vale ressaltar que, o melhor é preferir usar a fruta para agregar ainda mais sabor à sobremesa.

Como fazer palha italiana de café fit?

De maneira resumida, é muito simples fazer palha italiana de café fit, para tal, basta fazer a troca de ingredientes por outros melhores.

Enfim, você irá precisar de 1 creme de leite, 1 colher de cacau em pó, duas de xilitol ou eritritol, 1 colher de café de manteiga. Bem como, ½ unidade da sua cápsula de café preferida, 40 g de chocolate amargo, 70 g de biscoito doce e leite em pó para finalizar.

O modo de preparo segue o mesmo, levar todos os elementos para o fogo, menos o biscoito, e mexer até dar o ponto de brigadeiro. Por último, é só adicionar a bolacha, levar para geladeira até firmar, cortar em pedaços e finalizar com o leite em pó.

Para degustações marcantes, não deixe de usar as cápsulas da Bicafé Brasil e, se surpreender com o sabor incrível que estas darão às suas receitas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.