Não jogue fora a borra de café, ela é muito útil, descubra!

A borra do café é extremamente útil em diversas ocasiões. Infelizmente, poucas pessoas sabem disso e acabam jogando ela fora. Como consequência, todo o seu valor não é levado em consideração.

Desse modo, é importante saber como e para que ela serve. Só assim é possível evitar estragos desnecessários. Afinal, desperdício nunca é algo bom. O interessante é dar utilidade para cada coisa que se usa no dia a dia.

Portanto, o objetivo deste artigo é te ajudar nesta tarefa. Aqui, você vai conhecer inúmeras formas de como aproveitar a borra. Veja o quão simples é este processo e o quão benéfico esse elemento pode ser.

1- É um excelente espanta formigas, lesmas e caracóis

Se você sofre com a presença de formigas em casa, a borra do café é uma ótima solução. É só prestar atenção no caminho que elas fazem. Em seguida, use esta substância para cobrir este trajeto.

O ideal é que a borra esteja seca. Além disso, caso queira fazer isso em móveis, fique tranquilo. Você pode usar um pires para não manchar nada. A eficácia será a mesma. Agora, digamos que você tem um jardim de inverno.

É bem comum que suas plantas abriguem visitantes como lesmas e caracóis. Nestes casos, é só colocar a borra dentro do vaso. Isso já será o suficiente para afastar estes inquilinos indesejados.

2- Borra do café: um ótimo esfoliante para a pele

Se você sofre com espinhas, essa dica é excelente. A borra do café é um remédio natural muito valioso. Você pode optar por usar ela pura ou com adição de alguns óleos. De todo jeito, o efeito é garantido.

Isso porque essa substância, mais especificamente a cafeína, causa um processo de regeneração celular. Sendo assim, isso é consequência da esfoliação. Além disso, ela ajuda no rejuvenescimento da pele e estimula a corrente sanguínea.

3- Ajuda na compostagem

Essa é uma das utilidades mais interessantes dessa lista. Se você faz compostagem, sabe que às vezes o cheiro não é muito agradável. Então, uma boa solução é adicionar esse elemento. Você verá com o tempo que o odor vai ficando cada vez mais ameno.

Também, você pode acrescentar folhas secas e serragem. Eles juntos vão tornar tudo ainda mais eficiente. Isso porque essa combinação vai auxiliar na redução de umidade. Claro que, a borra de café por si só já faz um excelente trabalho.

4- Borra de café como uma produto de limpeza natural

Muitas pessoas não sabem, mas esse material é abrasivo. Assim, ele ajuda a remover sujeiras em locais onde a limpeza é mais complicada. O mais interessante também, é que ele possui características antibacterianas e antivirais.

Desse modo, você pode usar este elemento para limpar bocas de pia, por exemplo. Também é possível polir panelas e higienizar grelhas. As utilidades são as mais diversas. No entanto, é preciso ter cuidado. Não use em objetos porosos, pois pode causar manchas.

Por fim, essas foram algumas das inúmeras utilidades dessa substância. Veja como é simples aproveitar algo que muitas vezes vai para o lixo. Lembre-se que a qualidade do café tem influência nesses processos.

Comprar um bom produto é sempre a melhor opção. Assim, você saboreia a bebida e usa cada ingrediente dela sem jogar nada fora. Agora é com você. Separe a borra do café e veja o quão incrível ela é na prática.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.