xícara de café fumaçando e grãos de café ao redor

O que é café gourmet: tudo que você precisa saber!

Entender o que é café gourmet é essencial para quem ama café e deseja transformar a maneira de apreciar essa bebida tão amada e consumida ao redor do mundo.

Pensando nisso, preparamos este guia completo para abordar o que é café gourmet, explicar como ele se diferencia dos demais e dar algumas dicas. Vamos lá!?

Café gourmet, especial e tradicional: qual a diferença?

Antes de entender o que é café gourmet, precisamos entender a diferença deste para os outros tipos de café e, assim, saber onde ele se encaixa. Isso te ajudará a escolher um produto com mais qualidade.

Os cafés são classificados em 3 categorias: tradicional, gourmet e especial. Essa classificação de café é baseada em critérios rigorosos que consideram aspectos como ausência de defeitos, sabor, aroma e acidez. Saiba mais sobre as categorias:

Café tradicional

O café tradicional é um dos mais consumidos no Brasil, devido ao valor acessível. Ele é produzido em massa e, portanto, não há critérios rigorosos para o cultivo e processamento dos grãos, o que o torna uma bebida de baixa qualidade.

Por isso, é comum encontrarmos grãos defeituosos, quebrados e até mesmo impurezas. Mas, para evitar que isso ocorra, o grão passa por uma torra muito forte, resultando em um café com tonalidade mais escura e sabor marcante.

Café gourmet

O café gourmet se destaca por ter grãos de qualidade e um sabor refinado. Em geral, ele é proveniente do café arábica, cultivado em grandes altitudes, resultando em uma bebida mais complexa.

Isso porque o cultivo é mais cuidadoso e rigoroso, mas, ainda assim, é possível encontrar alguns defeitos do café. Além disso, a sua torra intensa traz um sabor mais amargo.

Café especial

Por último, o café especial se destaca por ter a melhor qualidade entre os cafés, já que passa por um controle de qualidade mais rigoroso, tornando-o um café com sabores distintos e únicos.

O café gourmet é o melhor?

Embora o café gourmet tenha mais qualidade em relação ao café tradicional, ele ainda é inferior ao especial. Portanto, é um café de nível intermediário, mas que atende os amantes da bebida que têm um paladar mais exigente.

A seleção dos grãos para produzir o café gourmet é mais minuciosa, descartando, assim, a maioria dos defeitos, para garantir uma bebida com mais qualidade e notas sensoriais marcantes.

Classificação do café

No Brasil, a classificação dos cafés é feita pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), que atribui notas em uma escala de 0 a 10. O café tradicional possui uma pontuação entre 4,5 e 6; o superior, entre 6 e 7,2; já o gourmet é classificado entre 7,3 e 10.

Escala de Qualidade do Café – ABIC (Fonte: ABIC)

No entanto, é importante ressaltar que a ABIC considera o café gourmet como sendo a bebida de maior qualidade, ou seja, o café especial que mencionamos anteriormente é utilizado apenas para nomenclatura e classificação. Porém, é importante ressaltar que o café gourmet não necessariamente representa a mais alta qualidade.

Já o café especial é classificado pela BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association) em uma escala de 0 a 100. Nesse caso, para ser especial, a bebida precisa atingir uma nota superior a 80.

Para entender melhor a equivalência entre as avaliações feitas pela ABIC e a BSCA, basta multiplicar a pontuação da ABIC por 10, e teremos a seguinte classificação:

  • 5,0 ABIC (tradicional) = abaixo do padrão BSCA (<80);
  • 7,0 ABIC (superior) = abaixo do padrão BSCA (<80);
  • 7,3 ABIC (gourmet) = abaixo do padrão BSCA (<80);
  • 8,0 ABIC (gourmet) = 80 pontos BSCA (especial);
  • 8,5 ABIC (gourmet) = 85 pontos BSCA (especial).

Como escolher café gourmet?

Agora que você já sabe o que é café gourmet e qual é a sua classificação, pode ter dúvidas de como escolher café gourmet. Mas não se preocupe, pois vamos te ajudar!

A seguir, listamos os principais pontos a serem considerados na hora de escolher o seu café gourmet e preparar uma bebida deliciosa.

Verifique a origem

Prefira cafés que informam a origem do café em grão. Assim, você estará adquirindo um produto de maior qualidade. As regiões brasileiras mais conhecidas pela produção de café gourmet são Minas Gerais e Espírito Santo.

Observe a torra

A torra do café é fundamental para um sabor mais marcante. Normalmente, o café gourmet possui torra média, que preserva os sabores e os aromas naturais do grão.

Leia o rótulo

Geralmente, os rótulos do café gourmet têm informações detalhadas, como notas de sabor, aroma e o método de processamento. Esses aspectos ajudam a identificar a qualidade do café.

Identifique a data da torra

A data da torra do café é importante para garantir que ele seja fresco. Assim, procure por produtos que tenham uma torra mais recente e evite aqueles sem data.

Prove diferentes sabores

A melhor maneira de encontrar o seu café gourmet ideal é provar diferentes sabores, intensidades, origens etc., até encontrar a opção que mais agrada o seu paladar.

Como fazer café gourmet?

Normalmente, o café gourmet é encontrado em formato de grãos para moer. Mas ele também pode ser ofertado em cápsulas de café, como as da Bicafé, por exemplo.

Se você tem dúvidas de como fazer café gourmet, primeiramente, precisa saber qual tipo de café você planeja adquirir. Para te ajudar, explicaremos as duas formas.

Café gourmet – grãos

Para preparar o café gourmet em grãos, defina o tipo de moagem (fina, média ou grossa), o moedor que será utilizado (manual ou elétrico) e o tipo de preparo (prensa francesa, cafeteira italiana, coador etc.). Após, siga o seguinte passo a passo:

1. moa os grãos do café conforme o tipo de moagem escolhida;

2. adicione a quantidade de pó ideal para o método de preparo escolhido. Uma boa referência é adicionar 2 colheres de sopa (cerca de 10 g) para 200 mL de água;

3. aqueça a água filtrada em temperatura entre 90°C e 96°C, a depender do modo de preparo;

4. prepare o café:

  • prensa francesa: adicione o café moído à prensa francesa, despeje a água quente, mexa suavemente e coloque a tampa. Deixe em infusão por 4 minutos e pressione o êmbolo para baixo lentamente;
  • filtro: coloque o café moído no filtro e despeje a água quente lentamente em movimentos circulares, para garantir uma extração uniforme;
  • máquina de espresso: adicione o café moído no porta-filtro e inicie a extração.

5. sirva-o e aprecie seu aroma e sabor.

Café gourmet – cápsulas

  • selecione a cápsula de café gourmet compatível com a sua máquina;
  • ligue a máquina;
  • insira a cápsula no compartimento;
  • aperte o botão para iniciar o preparo — em algumas máquinas, pode ser necessário selecionar o tamanho da bebida e a temperatura da água;
  • aguarde alguns segundos e pronto! Já pode apreciar o seu café gourmet.

Experimente o café gourmet em cápsulas da Bicafé

O café gourmet, seja em grão ou em cápsula, oferece aromas e sabores únicos aos amantes dessa bebida, elevando a sua experiência.

Agora que você já sabe o que é café gourmet, te convidamos a conhecer a linha de café gourmet da Bicafé — todos com grãos selecionados, para proporcionar a melhor experiência. Acesse a loja Bicafé e conheça os nossos produtos!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.