melhores horas do dia para beber café

Saiba quais as melhores horas do dia para beber café

Em 2013, se definiu quais as melhores horas do dia para beber café por meio de um estudo. Afinal, a bebida mais famosa do mundo tem vários benefícios e eles se manifestam de forma mais eficaz em alguns momentos da sua rotina, entenda.

Quais são as melhores horas do dia para beber café

A pesquisa feita por Steven Miller nos Estados Unidos mostrou que o líquido deve ser tomado entre 9h30 e 11h30 ou entre 13h30 e 17h. Isso porque, nestes períodos, o cortisol, que é um hormônio que mantém as pessoas alerta, está em baixa.

Esta substância apresenta seu pico entre 8h e 9h. Além disso, se manifestam de forma natural em outros horários como 12h às 13h e 17h30 às 18h30. Portanto, nessas horas não faz sentido ingerir cafeína e quando insistem na ideia podem ter problemas como:

  • Diminuir os efeitos energéticos;
  • Tornar o organismo mais tolerante à bebida;
  • Altera os horários de sono;
  • Muda o metabolismo.  

O estudo não é aceito por todos os médicos, porque o nível de cortisol varia para cada pessoa. Dessa forma, seria preciso estudar o organismo de cada um para definir quando ele deve tomar a bebida.

Saiba quando você deve tomar café 

Ao longo do dia existem situações onde o corpo precisa ingerir o líquido para se manter atento. Então, abaixo estão explicados momentos e as melhores horas do dia para beber café e se tornar mais produtivo.

Manhã

Este é um horário onde se está descansado, por isso, é bom evitar tomar o líquido muito cedo. Mas, em caso de uma noite de sono ruim, a substância se torna aliada para manter o corpo e a mente despertos. 

Procure identificar quando há a necessidade de ingerir a bebida para que não se torne um hábito. Deste modo, você vai garantir que seu organismo não tenha níveis muito altos de cafeína.

Neste período da manhã também é crucial inserir  outros alimentos como frutas, leites e cereais. Porque isso ajuda a evitar problemas de gastrite e altos níveis de ácido no estômago.

Tarde

Beber café à tarde também é uma ótima opção, porque depois de almoçar, é comum ter sono. Portanto, tomar uma boa xícara ajuda a ter forças para se manter produtivo.

Noite 

Este é o período mais delicado, pois pode prejudicar sua rotina de sono, de acordo com a sua tolerância à cafeína. Por isso, é importante conhecer os seus limites.

melhores horas do dia para beber café
Foto: Crie uma rotina para tomar café sempre no mesmo horário

Quantidade certa da bebida nas melhores horas do dia para beber café

A bebida é estimulante, por isso, o ideal é que se tome durante a manhã e tarde, bem como reduza o consumo a noite. Além disso, é importante ter controle sobre a quantidade ao longo do dia para não exagerar.

Cada pessoa tem um limite de quanto deve consumir para se manter atento. No geral, se aconselha que a ingestão fique entre 3 ou 4 xícaras no máximo. Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios do líquido sem prejudicar a saúde.

Saber qual as melhores horas do dia para beber café é apenas um jeito de te ajudar a assimilar ao máximo as vantagens dela.Aproveite o melhor da bebida com as variedades da Bicafé e suas cápsulas. Entre em sua loja na Shopee e aprecie os seus cappuccinos, espressos e muitos outros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.