Melhores cafés para beber sem açúcar

Melhores cafés para beber sem açúcar

Saiba quais os melhores cafés para beber sem açúcar e como essa atitude pode te ajudar a cuidar da saúde. Além disso, descubra novos métodos de preparo da bebida, para aproveitar melhor o sabor de cada um dos itens.

Por que tomar café sem açúcar? 

O líquido traz muitos benefícios para quem o desfruta, quando não é consumido com açúcar. Isso porque além de alterar o sabor, acrescenta calorias na dieta. Por isso, veja a seguir alguns motivos deixar de adoçar o item hoje mesmo:

  • Reduz o risco de diabetes;
  • Diminui a fome e ajuda a emagrecer, pois a cafeína traz sensação de saciedade;
  • Permite degustar melhor a bebida, e perceber o sabor de cada tipo.

Habituar o paladar pode ser mais fácil se você tirar o item de forma gradual. Por isso, se usar duas colheres em uma xícara, passe a colocar uma e quando se acostumar, retire o restante. Outra opção é investir em bebidas puras, que mantêm o doce natural do café. 

Vídeo: Aprenda a adaptar seu paladar para tomar café sem açúcar

As linhas premium tem os melhores cafés para tomar sem açúcar?

O tipo e a torra do café interferem de modo direto no sabor da bebida. Conforme a queima for mais escura, mais presente o sabor amargo no resultado final e por isso é preciso adoçar para desfrutar o sabor. 

Hoje já é possível encontrar opções de itens especiais nos mercados, com preços mais acessíveis. Os tipos em cápsulas são produtos que têm uma qualidade superior, então, se você não abre mão de uma boa bebida, vale a pena experimentar.

Como são classificados os cafés vendidos no Brasil?

Existe um Programa de Qualidade do Café, criado pela ABIC, que propõe três categorias da bebida. Desse modo, são classificados conforme a nota obtida, de zero a dez, como:

  • Tradicional, com notas acima de 4,5 e abaixo de 6;
  • O Superior, ou seja, com pontuação entre 6 e 7,2;
  • Por fim, o Gourmet é aquele com nota superior a 7,3 até 10.

Os que ganham resultados abaixo de 4,5 são impróprios para consumo. Por outro lado, os Gourmet são os  melhores cafés para tomar sem açúcar, pois seu sabor é mais suave, e com menos amargor.

Café arábica é um dos melhores para tomar sem açúcar?

Esta espécie é uma das mais produzidas no mundo, porque tem uma característica mais doce que agrada a maior parte dos apreciadores. Por isso, para ser considerado uma bebida Gourmet, deve ser composto 100% desse fruto.

Na comparação com o café conilon, por exemplo, o arábica apresenta maior teor de açúcar no item, além de ter menos cafeína. Confira, então, abaixo as principais diferenças que fazem com que o tipo arábica produza um líquido mais saboroso: 

  • Teor de açúcar entre 6 e 9%, enquanto o conilon fica entre 3 e 7%;
  • Óleos essenciais de 12 a 15%, ao passo que o outro tem de 10 a 12%;
  • A colheita do arábica é manual, por isso, não ficam resíduos de cascas ou gravetos.

Uma excelente opção

Por tudo isso, o estilo é um dos melhores para tomar sem adoçar, pois tem sabor mais suave e acidez equilibrada.

Foto: Café arábica é um dos mais produzidos no mundo e tem sabor mais adocicado

Entenda as formas de preparo que fazem os melhores cafés para tomar sem açúcar

O método de preparo do café pode interferir no sabor final obtido, por isso hoje as cafeterias dispõem de diversas formas de preparo. Além do tradicional, algumas técnicas conseguem manter a temperatura e ressaltar o adocicado do item.

Na forma  Chemex, por exemplo, a jarra de vidro, aliada ao filtro com quatro camadas fazem com que o item mantenha a temperatura. A filtragem, por sua vez, extrai a oleosidade, e traz uma bebida com menos amargor. 

Mesmo assim, as cápsulas de café compõem a maneira mais simples de preparar a bebida e uma das mais saborosas. Então, nesse sentido, vale muito a pena conhecer algumas opções que a loja do Bicafé tem para oferecer.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.