Passo a Passo para você escolher a máquina de café ideal

Passo a passo para você escolher a máquina de café ideal

Escolher a máquina de café ideal para você pode ser uma tarefa com alguns desafios. Isso porque, há várias opções disponíveis no mercado. Então, para garantir que a escolha seja a melhor e que atenda às suas necessidades, é preciso considerar algumas perguntas-chave.

Quais são os tipos de máquina de café? 

Antes de comprar uma máquina de café, saiba que existem pelo menos três tipos principais de máquinas. Assim, são elas: as máquinas de café expresso, as máquinas de café filtrado, ou por gotejamento e as máquinas de cápsulas. Além disso, há marcas como:

  • Nespresso®;
  • Dolce Gusto®;
  • Delta Q®. 

Cada uma delas possui o seu próprio sistema exclusivo de preparo do café. Bem como, características e variedades de sabor. E ainda há algumas que têm mais de uma função. Ou seja, que preparam o café de formas diferentes. 

Portanto, comece vendo modelos de cafeteira expresso que vale a pena conhecer. Por exemplo, a Dolce Gusto Genio S e a Nespresso Vertuo Pop que tem um ótimo custo-benefício.

Quantas xícaras a máquina de café pode fazer? 

Há modelos de máquina de café que preparam apenas uma xícara por vez, enquanto outras preparam duas ou até mais. De modo geral, as máquinas da Nespresso de cápsula, preparam uma xícara por vez. 

Já a linha Inissia, por exemplo, alcança a temperatura ideal em apenas 25 segundos e pode armazenar 700 Ml de água em seu reservatório. As máquinas da Dolce Gusto e da Delta Q, em sua maioria, fazem duas xícaras. 

Elas também podem oferecer a opção de preparar uma ou várias xícaras, conforme o modelo e das configurações escolhidas pelo usuário. Ou seja, alguns modelos podem preparar de forma simultânea mais de uma xícara de café e são ideais para uso:

  • em família; 
  • escritórios;
  • reuniões sociais. 

Para quem mora sozinho ou usa pouco, pode ser vantajoso comprar uma cafeteira pequena ou até mesmo portátil. Afinal, este tipo de máquina de fazer café, costuma ser prática e precisa. Em especial, se a sua necessidade é de uso individual ou um consumo menor. 

Passo a Passo para você escolher a máquina de café ideal
As máquinas fazem diferentes tipode café. Foto: Freepik

Quais são os tipos de café que uma máquina de café pode fazer? 

A máquina de café tradicional pode fazer, o expresso, o café capuccino e o latte. As máquinas da Nespresso trabalham, em especial, com café expresso. Enquanto a Dolce Gusto e a Delta Q costumam oferecer mais opções de preparo.

Os modelos de cápsulas têm uma gama maior de opções. Assim, cada marca tem a sua própria linha de cápsulas com cafés de diferentes intensidades, aromas e sabores, o que permite uma ampla variedade de escolha, sendo alguns exemplos:

  • machiatto;
  • chocolate quente;
  • ristretto.

No contexto do cappuccino máquina há a conveniência de preparar não apenas café expresso, mas também deliciosos cappuccinos, com a combinação perfeita de café, leite e espuma cremosa. 

Quanto gastar em uma máquina de café? 

Saber qual o seu orçamento para uma máquina de café também ajuda na escolha, pois os preços podem variar muito. Isso porque, existem vários modelos de máquinas que vão desde as mais acessíveis até aquelas de alta qualidade e alto custo. 

Marcas como Nespresso, Dolce Gusto e Delta Q têm opções em diferentes faixas de preço para atender a diversos orçamentos. Além disso, os fatores que costumam influenciar no valor delas são:

  • o modelo da máquina;
  • as funcionalidades;
  • o design;
  • a tecnologia do sistema. 

A cafeteira programável Electrolux, por exemplo, tem um temporizador em que é possível definir o momento exato que o café deve ser feito. Dessa forma, gera uma otimização da rotina. 

Vale a pena considerar também os custos contínuos relacionados à compra de cápsulas de café, que podem variar conforme a marca e o tipo de café desejado.

Passo a Passo para você escolher a máquina de café ideal
Os cafés podem ter diferentes sabore e intensidades. Foto: Freepik

Quais são as características da máquina de café ideal? 

A máquina de café ideal pode ter características como facilidade de limpeza e personalização das configurações. Mas, também há outros elementos importantes, como, por exemplo, a conveniência das cápsulas e a quantidade de café que ela prepara. 

Saber quais são as características que são mais relevantes para você ajudará a fazer uma melhor escolha de compra. Então, alguns recursos adicionais que as máquinas podem ter e que podem ser interessantes para identificar são:

  • ajuste de temperatura;
  • personalização do tamanho de xícara;
  • espuma de leite integrada;
  • programas de limpeza automática. 

Estes são pontos que fazem a diferença na prática diária do preparo do café. Pois proporcionam, uma experiência mais completa e adaptada para as preferências únicas do usuário. 

Máquinas de café compactas

Para escolher uma máquina que seja ideal para você é preciso também pensar no espaço que ela vai ocupar. Ou seja, o local em que ela será colocada deve corresponder ao tamanho que ela tem. 

Isso porque, algumas máquinas são mais compactas. Dessa forma, são adequadas para espaços menores, como cozinha e escritório. Outras, no entanto, podem exigir que o espaço seja maior tanto por ser tamanho quanto por ter acessórios adicionais. 

Durabilidade e qualidade 

Investir em uma peça de boa qualidade pode garantir uma vida útil mais longa e um café de melhor qualidade. Assim, verificar a reputação da marca, ler análises de consumidores e considerar a garantia oferecida pelo fabricante são passos importantes nesse processo. 

Ter informações confiáveis para fazer a escolha é uma base sólida para que você possa adquirir um item que atenda às suas reais necessidades na hora de desfrutar de um café saboroso. 

A qualidade Bicafé

A BICAFÉ, uma multinacional portuguesa, se destaca na excelência do café expresso português, desde a importação do café verde até a sua torrefação, embalamento e distribuição. 

Com um profundo know-how, oferece um portfólio diversificado de produtos de qualidade superior, incluindo café em grão e cápsula, mantendo sempre o compromisso com a tradição e o respeito pela arte do café expresso português.

Na loja virtual, é possível encontrar opções de cápsulas de café compatíveis com as principais cafeteiras do mercado. Assim, pode provar diferentes sabores de forma prática e acessível, com vários tamanhos de embalagem para maior praticidade.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.