a imagem ilustra como é um Hario V60

Hario V60: o que é e como garantir um café de maior qualidade

O Hario V60 é uma espécie de porta-filtro que pertence à marca Hario. A sua promessa é produzir um café diferente, com muito mais acidez e doçura do que qualquer outro. O seu design mostra aspectos distintos para ajudar a trazer mais qualidade na bebida.

O que é um Hario V60?

Um Hario V60 é um tipo de porta-filtro com especialização em um bom café coado. Contudo, ele possui um design único, com três elementos naturais, como:

  • formato cônico;
  • buraco grande no meio do filtro;
  • linhas espirais.

Trata-se de uma opção especial, com detalhes que ajudam na extração e na qualidade do café. Assim, traz um ótimo resultado com uma bebida limpa, livre de resíduos de xícara. Além disso, é capaz de ressaltar as notas sensoriais e aromáticas de um grão.

https://www.youtube.com/watch?v=LHgZCxNq2FI

Como funciona

Graças às suas linhas espiras do suporte, o líquido escorre de um modo uniforme para o copo. Mas, também existe outros detalhes que ajudam no processo de preparo, como:

  • as linhas dão distância do líquido ao papel do filtro;
  • diminui o tempo de contato com a água;
  • faz espaço para a circulação de ar.

Durante esse processo ocorre a expansão do café, onde ele libera aroma de café e as notas da torra. Além disso, a sua saída no fundo é essencial para evitar que a água fique parada e permite a passagem do café coado.

a imagem ilustra um aparelho Hario V60
Um Hario V60 é um porta-filtro útil para fazer café de um sabor incrível. Imagem: da Amazon no Pinterest.

Por que usar apenas café especial no Hario V60? 

O uso de café especial no Hario V60 é essencial para aproveitar 100% da qualidade da bebida e do filtro. A intenção desse porta-filtro para preparo de café é dar destaque para detalhes como:

  • acidez;
  • doçura.

Um café de qualidade baixa fica com um sabor ruim com esse coador, o que pode trazer má experiência. Aliás, pode trazer destaques para pontos negativos como amargor e até excesso de torra.

Lidar com o excesso de torra pode ser comum, porque faz parte do processo industrial. Assim, marcas comerciais tendem a mascarar defeitos e impurezas do café. Por isso, o filtro pode trazer realce para esses problemas e deixar a bebida ruim.

Café especial

De acordo com a pontuação do café, o termo café especial é dado para as bebidas com mais de 80 pontos. Existem até outros nomes que se usam para definir a qualidade da bebida, como:

  • tradicional;
  • superior.

Um café especial terá vários atributos como bom aroma, uniformidade, doçura, sabor, acidez e corpo. Além disso, também terá características como uma ótima finalização e harmonia. Com pontuações altas nessas categorias, mostra a sua grande qualidade.

a imagem ilustra um Hario V60
Com um Hario V60, é preciso investir sempre no café especial. Imagem: de cookie_studio no Freepik.

Existem benefícios no Hario V60?

Há muitos benefícios no Hario V60, como o fato de poder ser visto em vários materiais. Assim, em uma compra, é possível escolher entre:

  • vidro;
  • cerâmica;
  • acrílico;
  • porcelana.

Também existem diferentes tamanhos para escolher, o que é outra vantagem. Mas, acima de todos os benefícios, é a sua capacidade para trazer um café de qualidade. Assim, é um coador de café que faz a diferença em relação a sabor e aroma o tempo todo.

Consumo de café inovador

Pode-se dizer que é uma opção que traz boa inovação quando se trata de tendências de consumo. Portanto, ele é uma alternativa para dar destaques em sabores de cappuccino, espresso ou qualquer outro tipo de café.

O fato de poder realçar a acidez e a doçura de um bom café faz os amantes da bebida terem preferência por esse porta-filtro. É a maior garantia de ter um líquido limpo e rico em sabores.

a imagem ilustra um Hario V60
O Hario V60 é um porta-filtro ideal para trazer inovação no consumo de café. Imagem: de wirestock no Freepik.

Cada material do Hario V60 traz o mesmo resultado?

Todo material do Hario V60 traz suas diferenças na hora do preparo da bebida. Por exemplo, um coador de porcelana é capaz de manter a temperatura da água por mais tempo. Portanto, é útil para aqueles que não desejam comprar garrafas térmicas.

Um material de porcelana também trará mais corpo e doçura do que os outros. Cada material reage de maneira diferente em relação a:

  • calor;
  • água.

Filtro de papel

Os filtros de papel usados no V60 precisam seguir o seu design. Por isso, o ideal é que, ao comprar um desses produtos, escolha um filtro da marca. Ainda mais porque é um item que traz diferença para a produção do café também.

Um filtro de outra marca pode se adaptar ao Hario, mas pode ser preciso dobrar para encaixar. Então, pode ser um processo que traz um resultado abaixo do esperado. Por isso, a dica é aproveitar ao máximo a experiência que o coador traz.

a imagem ilustra um Hario V60
O filtro de papel do Hario V60 pode dar diferença no sabor, o ideal é usar o próprio da marca. Imagem: de Freepik.

É fácil preparar um café no Hario V60?

O modo de uso do Hario V60 é fácil e simples, nada diferente da hora de fazer um café normal. Assim, o passo a passo para obter a sua bebida, é apenas o básico:

  • separar o café a ser usado;
  • escaldar o filtro;
  • adicionar o café e jogar água.

Por ser um processo simples, o segredo está na hora de adicionar a água. Portanto, deve-se fazer um movimento em espiral para que o café esquente de um modo uniforme. É o método ideal para ter a melhor extração possível.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.