grãos e pó de café formando o desenho de uma cabeça e cérebro humano

Efeitos do café no corpo humano: tudo que você precisa saber

São inúmeros os efeitos do café no corpo humano, variando desde positivos até efeitos colaterais negativos. Por isso, quem não abre mão de consumir café diariamente deve estar atento aos sinais.

Neste artigo, você vai conhecer os efeitos do café no corpo humano e entender qual o mal que o café faz para saúde. Além disso, daremos dicas para te ajudar a reduzir os efeitos negativos dessa bebida. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

O que é cafeína e quais seus efeitos no corpo humano?

Presente em diversos tipos de alimentos e bebidas, a cafeína é uma substância consumida facilmente através do café. No organismo humano, ela afeta o sistema nervoso central, aumentando a produtividade e deixando as pessoas em estado de alerta.

Basicamente, a cafeína age da seguinte forma: ao longo do dia, os receptores cerebrais, conhecidos como adenosina, produzem e acumulam essa substância, que, por sua vez, indica ao cérebro sobre o cansaço do corpo.

Porém, a cafeína e a adenosina possuem uma estrutura molecular semelhante. Por isso, quando ela é ingerida, se interliga às moléculas de adenosina e evita que o corpo se sinta cansado. Consequentemente, quem ingere cafeína tem maior energia, ainda que por um período limitado.

Em geral, uma xícara de café possui em torno de 80 mg a 100 mg de cafeína. No entanto, essa quantidade pode variar de acordo com diversos fatores como o método de preparo, tipo de café e o tamanho da xícara.

Após a ingestão, a cafeína atinge sua concentração máxima no corpo em cerca de 30 a 45 minutos e possui uma meia-vida de aproximadamente 3 horas.

Propriedades do café

Além da cafeína, o café também é composto por outros elementos: água, vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, sódio e potássio. Contudo, é importante ressaltar que a quantidade de cafeína em cada xícara pode depender de diversos fatores:

  • origem do café;
  • grãos do café;
  • método de preparo — alguns cafés solúveis apresentam menor índice de cafeína do que os cafés moídos ou torrados.

10 benefícios do café para o corpo

O café é uma bebida bastante consumida em grande parte do mundo. Além disso, ele proporciona diversos benefícios para a saúde, e seus efeitos vêm sendo estudados ao longo de muitos anos pelos cientistas.

Agora que você já conhece os efeitos do café no corpo humano, tanto positivos quanto negativos, saiba qual é o benefício do café. Acompanhe!

  1. maior concentração;
  2. mais energia;
  3. melhora na performance cognitiva;
  4. melhor funcionamento do intestino;
  5. maior queima de gordura;
  6. prevenção de doenças como Parkinson e derrame;
  7. melhora do humor e aumento da performance cerebral;
  8. maior desempenho em exercícios físicos;
  9. prevenção de doenças cardiovasculares;
  10. auxílio no combate ao câncer.

Afinal, quais os efeitos negativos do café?

Como você pôde perceber, o consumo diário de café proporciona diversos benefícios para o corpo. No entanto, quando a bebida é ingerida em excesso, pode causar efeitos colaterais negativos.

Pensando nisso, vamos explorar a seguir quais são os efeitos colaterais da cafeína no organismo quando ela é consumida em excesso. Acompanhe para saber mais!

  • problemas no coração;
  • insônia;
  • desconfortos gastrointestinais;
  • o café pode aumentar a ansiedade;
  • irritabilidade;
  • dependência química e psicológica.

Como saber se o café faz mal?

Agora que você já conhece os efeitos do café no corpo humano, deve ficar atento para ingerir a quantidade certa para o seu organismo e evitar os efeitos negativos. Lembrando que o consumo diário de cafeína recomendada pelos especialistas é de até 400 miligramas, o correspondente a 5 xícaras pequenas.

E se você acredita que o café está fazendo mal para o seu organismo, deve prestar atenção aos sinais de alerta, como insônia, ansiedade, palpitações, dificuldade de concentração e, principalmente, dependência de cafeína.

Diante desses efeitos, é necessário ligar o sinal de alerta e, caso necessário, diminuir o consumo diário de café ou até mesmo eliminar completamente a bebida do seu dia a dia.

Dicas de como reduzir os efeitos negativos do café

Por ter substâncias que causam dependência, nem sempre é fácil deixar de consumir. Por isso, é necessário buscar alternativas para reduzir os efeitos do café no corpo humano.

A seguir, preparamos algumas dicas de como você pode reduzir os efeitos negativos do café no seu corpo sem, necessariamente, ter que parar de consumir a bebida, e ainda manter sua qualidade de vida.

Horário ideal para beber café

O horário ideal para beber café varia de acordo com o metabolismo e a sensibilidade à cafeína de cada pessoa. De modo geral, recomenda-se evitar o consumo de café após as 15h, pois a cafeína pode interferir na qualidade do sono.

Em vez disso, opte por tomar café pela manhã ou no início da tarde, quando seu corpo está naturalmente mais desperto e capaz de lidar melhor com os efeitos da cafeína.

Tomar café descafeinado

O café descafeinado é uma excelente alternativa para quem deseja reduzir o consumo da bebida sem abrir mão do sabor e aroma do café tradicional, já que essa versão apresenta uma quantidade significativamente menor de cafeína.

Aqui na Bicafé, você encontra diversas opções de café descafeinado, café em grãos e em cápsulas compatíveis com as principais máquinas de café. Experimente diferentes opções para encontrar o seu sabor favorito.

Reduzir a quantidade ingerida

Muitas vezes, o problema não está no tipo de café que você consome, e sim na quantidade ingerida. Portanto, se costuma tomar várias xícaras de café por dia, considere reduzir gradualmente a quantidade, limitando a uma ou duas xícaras diárias.

Dessa forma, você conseguirá diminuir os efeitos negativos do café no seu corpo, sem precisar eliminar completamente a bebida da sua rotina, e poderá aproveitar seus benefícios.

Bicafé: aprecie o café com moderação e sabor

O café pode ser um aliado valioso no seu dia a dia, mas é importante consumi-lo com moderação e ter atenção aos sinais do seu corpo. Seguindo essas dicas, você poderá aproveitar os benefícios dessa bebida sem comprometer seu bem-estar.

Agora que você já sabe quais são os efeitos do café no corpo humano, que tal adquirir o seu café? Aqui na Bicafé, você encontra uma variedade de cafés de alta qualidade. Acesse o nosso site e aproveite os benefícios dessa bebida!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.