Drink Alexander em taça grande de vidro ou cristal sobre mesa rústica de madeira com objetos de restaurante ao redor e ao fundo em desfoco e cercado por fatias finas de laranja

Como fazer o Drink Alexander: um clássico para momentos especiais

Conheça algumas dicas para preparar o Drink Alexander, mas também as outras variações que a bebida possui usando o blend de café e o original. Assim, você pode surpreender qualquer pessoa ao servir esse clássico que é uma experiência.

O que é o Drink Alexander?

O Drink Alexander é uma bebida clássica de coquetel preparada com creme de cacau e licor de amêndoa, servido em uma taça de coquetel e decorado com um grão de baunilha ou uma raspa de laranja.

Usado como aperitivo ou digestivo devido ao seu sabor doce e cremoso. Criada no início do século XX e servida em bares, restaurantes e casas noturnas, os clientes tinham uma experiência única.

Também é muito usado em eventos e festas como uma opção refrescante e saborosa para os convidados. Então, percebe-se que o Alexander é certeza de diversão e prazer para qualquer evento.

Barista servindo bebida à base de café em taça comprida e transparente, após fazê-la em coqueteleira, enquanto fatias de largura média de fruta que lembra o limão flutuam no líquido, que pode ser comparado à Drink Alexander
O Drink Alexander clássico continha gin, creme de cacau e um licor. Foto de Freepik, site freepik

Diferenças entre o Alexander e outras bebidas

O Drink Alexander é diferente das outras bebidas porque é à base de creme de cacau e licor de amêndoa, o que lhe dá um sabor único e cremoso. Além disso, a apresentação dela é em uma taça de coquetel e decorada com um grão de baunilha ou uma raspa de laranja.

Apesar das outras bebidas com café também usarem o creme de cacau e outros licores, o diferencial está na taça de coquetel que apenas o Alexander usa. Mas também, não se usa o grão de baunilha ou uma raspa de laranja em sua apresentação.

O Alexander é muito mais do que apenas uma bebida; é uma experiência única que tem um sabor único e cremoso. Dessa forma, serve como aperitivo ou digestivo, e é uma bebida refrescante e saborosa para os seus convidados.

Quais são os cuidados necessários ao preparar o Drink Alexander?

Quando se prepara o Drink Alexander, é importante usar ingredientes de boa qualidade. Afinal, você deve misturá-los cuidadosamente em uma coqueteleira e, em seguida, despejar em uma taça de coquetel.

Sempre opte por servir o drink bem gelado para obter o melhor sabor. Bem como, controle também a quantidade de álcool, para não comprometer a qualidade. Além disso, use grãos de baunilha ou raspas de laranja para decorar.

As bebidas com café são uma ótima opção para acompanhar um jantar ou para o happy hour. Vale lembrar que contém álcool, por isso, menores de idade não podem tomar.

Drink Alexander em copo de vidro com rodela de limão dentro do mesmo e pedaço de canela em pau em cima do mesmo e um monte amarrado ao lado em cima de madeira que serve de bandeja
O Drink Alexander tem muitas versões, o que deixa ela bem versátil para gosto e ocasiões. Foto de azerbaijan_stockers, site freepik

Ingredientes de qualidade

Eles devem ser frescos e de boa procedência. Além disso, é importante que os ingredientes sejam misturados de forma cuidadosa em uma coqueteleira para que obtenham a consistência desejada.

Cuidados com a temperatura

Como a recomendação é servir bem gelado, os ingredientes têm que ser misturados em uma coqueteleira com gelo. Além disso, pode-se colocar a taça de coquetel na geladeira para que fique bem gelada antes de servir.

Conservação da bebida

Após preparar o Alexander, deve-se armazenar os restantes de forma adequada. Do mesmo modo, conserve os ingredientes não utilizados em recipientes fechados na sua geladeira.

Lave a sua taça de coquetel com água e sabão e armazene em local seco. Dessa forma, se seguir os cuidados recomendados, você pode guardar o restante do drink por até 24 horas sem comprometer a sua qualidade.

Como fazer o Drink Alexander com café?

O Drink Alexander com café é uma variante do Alexander clássico, que originalmente leva conhaque, licor de amêndoas, creme de leite e açúcar. Assim, essa versão apresentada usa:

  • Café espresso (30ml);
  • Cubos de gelo (4un);
  • Conhaque (50ml);
  • Licor de café (30ml);
  • Creme de Leite (50ml);
  • Leite condensado (30ml);
  • Meia laranja;
  • Canela em pó.

A preparação desta bebida começa com a decoração da taça. Polvilhe uma quantidade significativa de canela em pó em um prato e, em seguida, umedeça a borda da taça com a metade de uma laranja.

Passe a borda umedecida da taça na canela para que ela grude em toda a taça. Depois disso, adicione quatro cubos de gelo em uma coqueteleira e, em seguida, acrescente 50ml de conhaque, 30ml de licor de café, 50ml de creme de leite e 30ml de leite condensado.

Adicione uma dose de 30ml de café espresso e feche a coqueteleira e bata até esfriar. Com o auxílio de um coador, passe a bebida para a taça que você preparou inicialmente e polvilhe um pouco de canela por cima.

Essa versão com café traz um sabor único e muito saboroso. Assim, com essa receita, você pode desfrutar de um drink refrescante e aromático que une os sabores do café e do conhaque.

Cuidados com a apresentação

Na hora de servir a bebida, alguns cuidados são necessários para garantir que o momento seja ainda mais especial. Primeiro, o copo precisa estar bem limpo e arrumado.

A decoração com raspas de chocolate deve ser feita de forma cuidadosa para que o coquetel fique bonito e bem apresentável. Além disso, o gelo tem que estar fresco e usado em quantidade adequada para manter a bebida gelada, mas não congelada.

Características do Alexander com café

O café Blend das cápsulas Bicafé é um clássico que possui uma ricas notas de caramelo presentes no Alexander. A sua textura é levemente viscosa, resultado da combinação dos ingredientes.

A doçura presente é semelhante ao doce de leite, mas você também pode controlá-la ajustando a quantidade de leite condensado. O conhaque proporciona um toque de calor, que é complementado pela canela.

Esta última adiciona também um toque de aroma e ajuda a equilibrar o sabor do Drink Alexander. É uma bebida refrescante e diferente, que proporciona uma experiência única de sabor.

Blend de café

É uma mistura de grãos de café de diferentes regiões. Dessa forma, pode-se proporcionar um sabor único e balanceado, que não pode ser conseguido com uma única variedade de café.

A mistura de grãos pode ser feita com a mesma variedade de café ou com diferentes variedades, misturando-os para produzir um sabor específico.

Como é a receita original do Drink Alexander?

O Drink Alexander original tem conhaque, licor de amêndoas, creme de leite e açúcar e já foi mostrado, dessa forma você precisa saber qual é a medida de cada item:

  • 45 ml de conhaque;
  • 30 ml de licor de cacau;
  • 30 ml de creme de leite;
  • 15 ml de leite condensado.

Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira e chacoalhe bem. Então misture em um copo de coquetel e decore com raspas de chocolate. Mas se for fazer em grande quantidade, multiplique as doses pela quantidade de copos e bata no liquidificador.

Variantes da bebida

Se você quiser experimentar novas versões desta bebida, pode substituir o licor de cacau por outros ingredientes, como conhaque, cachaça ou gin.

A adição de creme de leite também pode ser alterada para outros ingredientes como creme de chantilly, creme de avelã ou creme de amêndoa. Assim, ao usar essas variações no preparo podem lhe proporcionar um sabor diferente e inovador.

O Alexander é uma bebida muito versátil, pois é possível prepará-la com diversos ingredientes. Dessa forma, com a grande variedade de sabores, você pode se adaptar para atender aos gostos dos seus convidados.

O Drink Alexander possui um teor alcoólico moderado, o que torna a bebida ainda mais atraente para quem busca uma bebida leve, saborosa e saudável. E para comprar a sua cápsula de café expresso conte com a Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.