doce de leite com café

Doce de leite com café: como fazer e combinar?

Doce de leite com café pode ser uma boa combinação para quem é amante da bebida, bem como para aqueles que preferem um toque amargo para equilibrar o doce. Assim, veja algumas sugestões de como apreciar essa opção.

Por que provar doce de leite com café?

O sabor doce com café parece mais equilibrado no paladar, por isso, é uma boa escolha para quem não gosta do açúcar tão marcante no paladar. Ainda, pode ser uma alternativa para quem ainda não está habituado ao sabor mais forte da bebida.

Também para aqueles que não podem tomar café em excesso por algum problema de saúde, mas não abrem mão de sentir o sabor, pode ser uma ótima opção. 

Essa é uma mistura bem versátil, fácil de consumir sozinho ou como complemento em receitas diversas. Além disso, é possível fazê-lo em casa ou comprar pronto caso prefira uma opção mais prática.

doce de leite com café
O doce de leite com café é uma boa opção para quem prefere um sabor mais equilibrado com um toque da bebida favorita. Imagem de Freepik

Em quais pratos usar doce de leite com café?

O doce de leite com café em pasta ou creme é uma opção versátil que serve como recheio, bem como para ser consumido puro. A seguir, veja algumas formas de aproveitar essa combinação em diversas receitas.

Recheios de tortas e bolos

Nesse caso, é preciso levar em conta que o café tem um sabor marcante, por isso, é bom cuidar com as misturas de sabores. No geral, massas mais neutras, como o pão-de-ló são ideais para receber esse tipo de recheio. 

Com isso, pode-se montar tortas, bolos e rocamboles, de forma fácil e rápida e com muito sabor. Aliás, pode usar o café para umedecer a massa e realçar ainda mais a presença da bebida. 

As massas de chocolate também podem harmonizar bem com esse sabor no recheio, uma vez que traz o café doce no ponto certo. 

Acompanhamento de pães e torradas

Nesse aspecto, o doce de leite com café pode substituir as geléias ou o tradicional creme de avelã e ser uma boa opção para incluir na mesa para um lanche da tarde, acompanhado de:

  • torradas;
  • pães;
  • bolachas.

Cafés cremosos

Outra opção para usar esse doce é preparar receitas de café cremoso, que podem ser quentes ou geladas, como o frapuccino, por exemplo. 

O doce de leite com sabor de café é o elemento perfeito para agregar uma textura mais cremosa, sem disfarçar o sabor da bebida principal. Uma forma de fazer isso, é colocá-lo no fundo da xícara e derramar o líquido quente por cima e depois mexer com uma colher. 

Uma outra sugestão saborosa é adicionar o doce nas bordas e no interior da xícara em que for servir, de preferência mais alta. Depois do preparo, pode finalizar a apresentação com chantilly para um resultado mais gourmet.

Doce de leite com café é muito calórico?

Em razão da quantidade de açúcar utilizada na receita, essa não é uma opção tão leve, por isso é preciso ingerir com moderação. Assim, o ideal é limitar a uma ou duas colheres ao dia, combinada com uma dieta equilibrada. 

Outra sugestão é usar substitutos para o açúcar na receita, como o xilitol, por exemplo. Nesse caso, é preciso saber como dosar a porção, uma vez que a substância tem um poder de adoçar mais alto, e pode deixar um retrogosto.

Como fazer doce de leite com café?

Os ingredientes essenciais para essa receita são café, leite e açúcar, mas há algumas receitas com um toque extra, como a que verá a seguir:

  • 4 copos de açúcar;
  • ½ copo de água (cerca de 125 ml);
  • 125 ml de café forte;
  • 100 gramas de coco ralado;
  • um pacote de leite em pó, de 400 gramas.

Modo de fazer

Em um recipiente, coloque no fogo a água, o açúcar e o café para ferver por 5 minutos. E, seguida, retire do fogão e acrescente os demais ingredientes, mexendo de forma constante até dar o ponto. 

O processo leva cerca de 15 minutos, até que obtenha uma textura cremosa. As medidas rendem uma boa quantidade de doce de leite com café, assim, pode armazenar em um pote limpo por cerca de 30 dias.

Caso prefira preparar uma porção menor, basta reduzir de forma proporcional as quantidades de cada ingrediente. Ainda, a adição do coco é opcional, sendo possível fazer a receita sem esse item.

doce de leite com café
O doce de leite com café pode ser adicionado à bebida pronta para dar uma textura cremosa. Imagem de Tim Douglas no Pexels

É possível usar cápsulas para fazer doce de leite com café?

No preparo da receita é possível usar o café em cápsula preparado, assim, ganha mais praticidade e um sabor ainda mais realçado ao final. Dessa forma, é preciso observar a quantia necessária para calcular se será necessário usar mais de uma.

Com essa opção, pode-se adicionar o café de sua preferência, com características de determinada região, sendo mais ácido ou doce, por exemplo. Além disso, tem a vantagem de poder preparar a quantia exata para a receita.

Opções prontas para saborear

Também existem cápsulas no mercado que já vem com o café saborizado com doce de leite, sendo uma boa escolha para provar essa mistura. Com isso, poupa tempo e tem a bebida pronta em poucos minutos.

Logo, a combinação conta com vários tipos de preparo, para atender todos os gostos e diferentes tipos de pratos. Assim, pode estar presente no café da manhã com torradas, em um bolo no lanche da tarde ou mesmo em um café especial ao longo do dia.

Cápsulas Bicafé

Para quem busca por cafés em cápsula com ampla variedade, vale a pena conhecer a loja da Bicafé Brasil. Ela conta com produtos compatíveis com as principais cafeteiras, como Dolce Gusto e Nescafé. 

O cliente pode navegar pelas opções e comprar os produtos ideais para provar novos sabores e testar suas receitas. Tudo isso com a garantia de ter uma alta qualidade na seleção dos cafés das melhores regiões do mundo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.