Saiba tudo sobre café da manhã vegano, como fazer e os seus benefícios

O café da manhã vegano pode ser muito benéfico para o corpo humano. Ao contrário do comum, garante muito mais nutrientes e bem-estar. Além disso, representa um novo estilo de vida que tem crescido nos últimos anos. 

De acordo com uma pesquisa da OCDE, quase metade dos brasileiros reduziram o consumo de carne em 2020. Os números são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, assim, mostram a nova tendência do veganismo no mundo. 

Sobre o veganismo

Vai além de uma mudança na alimentação, ou seja, ele é um novo estilo de vida. Por exemplo, ele pensa além do que a pessoa irá ingerir ou não, já que, adiciona ainda a preocupação com a procedência do alimento.

Ele é uma filosofia, dessa maneira, procura excluir qualquer forma de exploração animal. Seja na alimentação, no vestuário ou em qualquer outra finalidade. Assim, a prática ainda pode ajudar na saúde humana e na do meio ambiente. 

Benefícios do café da manhã vegano

O hábito de construir uma rotina com o café da manhã por si só já traz diversas vantagens.

Uma pessoa que não pula essa refeição tem mais saúde a longo prazo, equilíbrio e melhores funções cognitivas. 

Também ajuda na concentração, menos estresse e chances de complicações como obesidade, pressão alta, diabetes, dentre outros. 

Melhor ainda quando os alimentos envolvidos são mais saudáveis para o corpo. Tais como aqueles sem conservantes ou com muito sal, além de ajudarem a preservar o meio ambiente. 

O que fazer no café da manhã vegano

Há diversas receitas e ideias de como preparar um café da manhã vegano. Visto isso, pode-se usar ingredientes como o mingau, o espinafre, o milho e muito mais. 

Todos eles são veganos, ou seja, não têm origem animal. Por isso, podem ser usadas nas receitas de quem adotou esse novo estilo de vida. 

As premissas desse café da manhã são quase as mesmas que um normal. Sendo assim, ele precisa ter vitaminas, minerais, gorduras boas, proteínas e carboidratos. Por fim, sem deixar de fora, o cafezinho.

Veja como preparar uma panqueca integral

  • 2 xícaras de farinha de aveia; 
  • 1 colher de chá de fermento de bolo;
  • 2 colheres de sopa de semente de linhaça ou de chia;
  • 1 xícara de água;
  • 2 colheres de sopa de açúcar ou melado.

Para o preparo do seu café da manhã vegano, é só misturar os ingredientes. Então, adicionar o fermento, depois, untar uma frigideira e despejar a mistura.  

Smoothie para o café da manhã vegano

Os smoothies são bebidas feitas de frutas. Porém, também pode-se adicionar sementes, hortaliças, leites vegetais, entre outros ingredientes. Visto isso, basta usar a imaginação. 

Para fazer a bebida, usa-se frutas congeladas, leite de coco, soja e o que for da preferência. Por fim, é só bater tudo no liquidificador. 

Além das receitas 

Sem contar as receitas, ainda pode-se acrescentar alguns alimentos prontos para construir um café da manhã vegano. Assim, nem é preciso preparar nada, confira alguns deles: 

  • Pão 100% integral com tofu; 
  • Mingau de aveia;
  • Linhaça com frutas;
  • Café

A diferença do café da manhã vegano

Esse tipo de café da manhã é diferente do comum por conta dos ingredientes usados. Mesmo assim, ainda se preserva as mesmas proteínas, minerais e nutrientes. Além de ser mais saudável e não agredir o meio ambiente ou os animais. 

Alguns ingredientes-chave para essa refeição são a aveia, a linhaça, as frutas, entre outros alimentos integrais. Sendo assim, a pessoa pode começar o dia cheio de energia e evitar algumas condições. 

E, além disso, não precisa abrir mão do cafezinho. Por isso, não deixe de provar a variedade de sabores da Bicafé no seu café da manhã vegano.


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