Como funciona as cafeteiras de cápsulas

Quem aprecia um bom café, deve ter curiosidade sobre as cafeteiras de cápsulas. Sobretudo como elas funcionam. Já que você só precisa levantar de manhã, apertar um botão e pronto. Eis o café quentinho, saboroso e aromático.

De forma simplificada, essas cafeteiras funcionam a partir da pressão. Com as cafeteiras elétricas de cápsulas, o processo é bem simples. E bastante diferente das máquinas de café expresso, por exemplo.

A diferença está no fato da cafeteira de cápsula não precisar de moedor de café. E mais, você não precisa se preocupar com a sujeira causada pelo pó. Inclusive elas são extremamente fáceis de se usar.

Pois basta colocar uma cápsula e apertar um botão. O processo é todo automático, por conta da máquina. Assim, se você tem curiosidade sobre o funcionamento das cafeteiras de cápsulas, leia a seguir.

Cafeteiras de cápsulas: praticidade do início ao fim

O funcionamento dessa cafeteira é ideal para quem não tem tempo a perder. Visto que ela é prática e rápida no quesito preparo e limpeza.

Só por isso compensa muito ter uma dessas em casa. Assim sendo, acompanhe a seguir como tudo é feito de forma automática.

Passo a passo do funcionamento: o coração da máquina

O primeiro passo no preparo do café é a água. Assim, uma bomba é responsável por movimentar a água dentro da máquina de café. Através do seguinte trajeto: reservatório, caldeira e agulha.

Primeiro, o reservatório é anexado a cafeteira. A partir daí, uma mola é pressionada e a água é liberada até a bomba. Em seguida, a bomba permite que o líquido chegue até a caldeira.

A caldeira

A bomba conduz a água até a caldeira. Também chamada de bloco térmico. Assim ela aumenta a temperatura da água até 90º C. Com a fervura da mesma, ela é levada até a agulha.

Há um botão que define a quantidade de água que será enviada até a cápsula. Tudo é feito de forma automática pelas cafeteiras de cápsulas.

A agulha

Uma alavanca é a responsável por mover a agulha para furar a cápsula de café. A partir daí, ela perfura o material da cápsula. Dessa forma, a água aquecida entra em contato com o pó.

Por fim, o café sai pela abertura e cai na xícara, pronto para ser degustado. Um processo bastante simples e automatizado.

A grade

As cápsulas vêm com café moído e torrado, como já sabemos. Assim que é perfurada, a água quente é adicionada. De forma a impedir que pó caia na xícara, na parte de baixo há um filtro de papel.

A grade tem a missão de guardar o café que escorre da xícara. Para sua praticidade, essa peça pode ser removida para facilitar na limpeza.

A manutenção das cafeteiras de cápsulas

Para uma manutenção adequada da sua cafeteira de cápsulas, consulte o manual da sua máquina. Além disso, descarte corretamente as cápsulas. Caso sejam biodegradáveis e compostáveis, coloque-as junto ao seu lixo doméstico.

Por fim, abasteça o reservatório sempre com água filtrada. Siga as instruções à risca, a fim de manter a máquina funcionando perfeitamente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.