cafeteiras de cápsulas

Como funcionam as cafeteiras de cápsulas e como escolher a ideal?

Quem aprecia um bom café, deve ter curiosidade sobre as cafeteiras de cápsulas. Sobretudo, como elas funcionam, já que você só precisa levantar de manhã e apertar um botão. Além de entender o processo em detalhes, veja como escolher a máquina ideal.

O que são as cafeteiras de cápsulas?

As cafeteiras de cápsulas são máquinas práticas que preparam espressos, cappuccinos e outras bebidas a partir da pressão. Acima de tudo, elas se destacam por serem:

  • simples de usar;
  • fáceis de limpar;
  • oferecem a dosagem individual ideal para uma xícara.

O funcionamento dessa máquina de café é perfeita para quem não tem tempo a perder. Ou seja, para os amantes de um bom cafezinho que possuem uma rotina agitada. Visto que ela é prática e rápida no quesito preparo e limpeza.

Só por esses dois motivos, sem dúvida, já compensa muito ter um modelo em sua casa. Desse modo, acompanhe a seguir como tudo é feito de forma automática.

a imagem ilustra sobre cafeteiras de cápsulas
A cafeteira de cápsula prepara cafés diversos de forma instantánea. Imagem de John Schnobrich no Unsplash

Qual é a história das cafeteiras de cápsulas?

A história das cafeteiras de cápsulas remonta ao final do século XX, mas foi nos anos 2000 que ganhou popularidade. Isso aconteceu, em especial, com o lançamento das máquinas da Nespresso®, que se tornaram símbolos de sofisticação e qualidade.

Isto é, a ideia por trás das cafeteiras deste tipo é proporcionar uma maneira fácil e rápida de preparar café. Ou seja, sem a necessidade de moer grãos, medir a quantidade exata ou lidar com a sujeira que fica depois. 

As cápsulas, com café moído e hermeticamente seladas, garantem a frescura da bebida e facilitam a limpeza após o uso. Assim, com o tempo, várias marcas entraram no mercado, dentre elas as principais são: 

  • Nespresso®;
  • Dolce Gusto®; 
  • Delta Q®.  

Essas três marcas conquistaram seu espaço no segmento. No entanto, cada uma tem suas características únicas. 

Como funcionam as cafeteiras de cápsulas e como escolher a ideal?
Explore diversas opções de cápsulas. Foto do Freepik

Nespresso® e Dolce Gusto®

A Nespresso®, pioneira nesse mercado, é conhecida pela qualidade e pela elegância de suas máquinas.  Além disso, a marca oferece uma ampla variedade de modelos no mercado. 

Já a Dolce Gusto®, por sua vez, possui máquinas que possibilitam a preparação de expressos, cappuccinos, chás e até mesmo bebidas geladas.

Isso amplia as opções para os que buscam versatilidade e variedade em suas escolhas diárias de bebidas. Assim, pode-se preparar diferentes receitas com cápsulas de café expresso.

Delta Q®

A Delta Q®, marca portuguesa, ganhou espaço no mercado com suas máquinas de design moderno e tecnologia inovadora.

Então, veja dicas de cafés especiais para comprar na Bicafé, cápsulas que são 100% compatíveis com os modelos de cafeteiras da marca.

Como funcionam as cafeteiras de cápsulas?

De forma simplificada, as cafeteiras de cápsulas funcionam a partir da pressão. Além disso, todo o processo é bem simples e diferente das máquinas de café expresso, por exemplo.

A grande diferença está no fato da cafeteira de cápsula não precisar de moedor de grãos. Bem como, você também não precisa se preocupar com a sujeira causada pelo pó e ela é muito fácil de se usar.

Basta apenas colocar a cápsula Bicafé de sua preferência e apertar um botão. O processo é todo automático, ou seja, é 100% por conta do aparelho. Então, se você tem curiosidade sobre o funcionamento desse tipo de equipamento, confira os detalhes a seguir.

Passo a passo do funcionamento de uma máquina de cápsula

O primeiro passo no preparo do café é a água. Assim, uma bomba é responsável por movimentar o líquido dentro da máquina de café. Isso, aliás, acontece através do seguinte trajeto: 

  • reservatório;
  • caldeira;
  • agulha.

Primeiro, o reservatório é anexado à cafeteira. A partir daí, pressiona-se uma mola e a água chega até a bomba. Em seguida, essa última permite que o líquido siga até a caldeira.

Caldeira

A bomba conduz a água até a caldeira que também tem o nome de bloco térmico. Desse modo, ela aumenta a temperatura da água até 90º C. Com a fervura da mesma, ela é levada até a agulha.

Há um botão que define a quantidade de água que será enviada até a cápsula de café. Vale ressaltar que tudo é feito de forma automática pelas cafeteiras.

Agulha

Uma alavanca é a responsável por mover a agulha para furar a cápsula de café. A partir daí, ela perfura o material deste pequeno recipiente. Dessa forma, a água aquecida entra em contato com o pó.

O café, então, sai pela abertura do equipamento e cai na xícara, ou seja, fica pronto para ser degustado. Em resumo, todo o processo é bastante simples e automatizado.

Grade

As cápsulas vêm com café moído e torrado. Assim que é perfurada, a água quente é adicionada para impedir que o pó caia na xícara e na parte inferior há um filtro de papel.

A grade tem a missão de guardar o café que escorre da xícara. Para a sua praticidade, essa peça pode ser removida para facilitar o processo de limpeza.

a imagem ilustra sobre cafeteiras de cápsulas
Com as cafeteiras de cápsulas, você pode preparar o café que mais gosta de forma rápida e sem sujeira. Imagem de NATHAN MULLET no Unsplash

Como as cápsulas são perfuradas?

Independente do modelo de cafeteira, o processo é o mesmo, já que as cápsulas sofrem perfuração na parte de cima. Algumas máquinas fazem um único furo, enquanto outras fazem diversos furos menores.

Ao ligar esse aparelho, devido a alta pressão, a água quente sobe e assim, bombeia os buracos que foram furados na cápsula. Com isso, o fundo dela fica curvado e a sua base, que é repleta de quadrados em relevo, acaba por romper a folha de alumínio.

O café pronto, então, vai passar por esses furos e fluir por meio de um funil de bico para a xícara. Aliás, vale adicionar que há um mecanismo de segurança de alívio de pressão que evita que o aparelho exploda.

Quais são as vantagens das cafeteiras de cápsulas?

Uma vantagem das cafeteiras de cápsulas é, acima de tudo, a praticidade, pois elas preparam bebidas quentes em pouco tempo. Além disso, a limpeza também é bastante simples, já que você descarta os pequenos recipientes depois do uso.

Também não é preciso ficar higienizando a parte interna do equipamento toda vez que o utilizar. Vale incluir ainda que, dependendo do modelo, é possível fazer diferentes tipos de cafés, como:

  • cappuccino;
  • espresso;
  • cortado;
  • mochaccino;
  • gourmet;
  • descafeinado
  • café com leite.

Outro benefício é que essas cafeteiras tem designs bem atrativos e estilosos. Então, além de todas as vantagens, essa máquina ainda vai agregar mais elegância e modernidade à sua cozinha.

Quais bebidas as cafeteiras de cápsulas podem preparar?

As cafeteiras de cápsulas são opções populares, pois preparam diferentes bebidas, como espresso, café com leite, mochaccino e diversas outras. Além de serem práticas, conforme o modelo e a compatibilidade, será possível fazer também:

  • cappuccino;
  • lungo;
  • café gourmet.

Para os amantes de cafés mais tradicionais (puro e café com leite) ou para opções mais especiais (cortado, mochaccino com canela, ristretto), esse tipo de cafeteira prepara as suas bebidas favoritas com rapidez e praticidade.

É possível preparar bebidas com leite na cafeteira?

Muitos modelos permitem que você faça cafés com leite, como macchiatos, cappuccinos e lattes. Alguns, aliás, possuem um compartimento exclusivo para as cápsulas desse tipo de bebida ou contam com um vaporizador, a fim de aquecer e espumar o leite.

Há uma opção sustentável de cápsulas?

A Bicafé, por exemplo, é uma empresa que possui cápsulas biodegradáveis, uma delas é um ristretto de intensidade 14 e a outra, um café gourmet de intensidade 9, um blend especial de grãos arábica e Robusta. 

Há mais de um tipo de cafeteira?

Há vários tipos de cafeteiras disponíveis, por exemplo, há modelos automáticos, elétricos, semiautomáticos e claro, de cápsulas. Cada opção tem os seus prós e contras, de acordo com a demanda do usuário. No entanto, essa última se destaca pela máxima praticidade.

a imagem ilustra sobre cafeteiras de cápsulas
Há diversos critérios a considerar antes de escolher a melhor entre as cafeteiras de cápsulas. Imagem de NATHAN MULLET no Unsplash

Como escolher o modelo ideal entre as cafeteiras de cápsulas?

Para escolher o modelo ideal entre as cafeteiras de cápsulas é preciso levar em conta critérios como preço, variedade de bebidas, funções, sustentabilidade e design. Veja, então, com mais detalhes esses atributos e outros mais.

Custo

Faça uma pesquisa completa de mercado, compare preços e analise com atenção as avaliações de outros compradores. Acima de tudo, leve em conta também o custo das cápsulas.

Variedade de bebidas

Confira sempre quais tipos de bebidas a cafeteira é capaz de preparar, afinal, quanto mais opções tiver, mais diversidade de sabor você terá em seu dia a dia.

Funções

Alguns modelos possuem recursos extras que facilitam ainda mais a sua rotina. Por exemplo, ajustes de:

  • volume;
  • intensidade;
  • temperatura.

Também há opções no mercado que possuem botões programáveis para um tipo de bebida em específico. Então, avalie com cuidado quais funções são indispensáveis para você.

Sustentabilidade

Há cápsulas biodegradáveis como as da Bicafé. Portanto, veja se a sua cafeteira é compatível com esse modelo sustentável. Bem como, verifique se ela tem como função o desligamento automático depois de um período inativo, o que ajuda a economizar energia.

Design

Há modelos disponíveis em diferentes cores e estilos. Desse modo, escolha aquele que melhor se adeque a sua cozinha, a fim de tornar o cômodo ainda mais atrativo e moderno.

Cápsulas compatíveis

Esse critério é um dos mais importantes quando se trata de comprar uma cafeteira. Isso porque, alguns modelos são compatíveis com cápsulas de outras marcas, o que ajuda a expandir as suas opções de bebidas.

Facilidade de limpeza

Levar em conta a facilidade de limpeza é essencial. Assim, veja se o modelo possui partes internas que seja possível remover de forma simples para que se faça a higiene adequada da máquina.

Tamanho e capacidade

Escolha uma cafeteira que caiba no espaço livre da sua cozinha. Além disso, confira qual é a capacidade do reservatório de água e também do recipiente para as cápsulas.

Suporte

Compre a sua cafeteira de marcas confiáveis como Dolce Gusto® e Nespresso®, por exemplo. Acima de tudo, verifique como é o suporte da empresa e a garantia que ela oferece.

a imagem ilustra sobre cafeteiras de cápsulas
As cafeteiras de cápsulas preparam bebidas simples, como café puro e outras mais sofisticadas, como mochaccinos. Imagem de Amir Bazargan no Unsplash

Como fazer a manutenção das cafeteiras de cápsulas?

Para a manutenção adequada das cafeteiras de cápsulas, consulte sempre o manual da fabricante. Além disso, descarte de forma correta as cápsulas. Desse modo, caso elas sejam biodegradáveis e compostáveis, coloque-as junto ao seu lixo doméstico.

Um lembrete importante é abastecer o reservatório da máquina sempre com água filtrada. Portanto, siga as instruções à risca, a fim de manter o equipamento funcionando sem problemas.

O que são as cafeteiras de cápsulas multi cápsulas?

As cafeteiras de cápsulas multi cápsulas são aquelas em que é possível usar a máquina de uma marca e a cápsula de outra. Ou seja, são feitas para serem compatíveis com diferentes fabricantes. 

Dessa forma, oferecem o poder de escolher entre várias opções de cafés de distintas empresas e sabores. Assim, elas são ideais para quem gosta de experimentar novas bebidas e perfis de café sem ficar restrito a uma única marca.

Embora a maior parte das máquinas não aceitem cápsulas diferentes de suas próprias fabricantes, há no mercado opções que tornam possível que isso seja feito.

Ou seja, existem à venda os adaptadores de cápsulas ou o multicap que permite que você use uma cápsula de marca que não é a mesma da cafeteira.  

Conheça os sabores da Bicafé

Comprar um café de qualidade faz toda diferença no sabor e aroma da bebida. Dessa forma, busque por produtos de uma empresa que conheça os detalhes que compõe o melhor cafezinho. Assim, acesse Bicafé Brasil e experimente os mais diversos sabores.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.