descalcificação de cafeteiras

Descalcificar cafeteiras: dicas para uma limpeza eficiente

Você que é apaixonado por cafés sabe o que é descalcificar cafeteiras, quando esse processo de limpeza deve ser feito e a sua importância?

Se, com o passar do tempo, a sua máquina está apresentando alguns barulhos estranhos durante o funcionamento ou preparando bebidas com sabor incomum, esse pode ser um sinal de calcificação.

Para te ajudar a solucionar esse problema, preparamos, neste texto, vamos explicar como descalcificar cafeteiras, além de tirar outras dúvidas relevantes sobre esse processo. Vamos lá!?

O que é e como funciona o processo de descalcificar cafeteiras?

Antes de saber como descalcificar cafeteira, é importante entender o que é e como esse processo acontece. Desse modo, você poderá manter a limpeza da sua máquina em dia e preparar bebidas com qualidade.

A água que bebemos e usamos diariamente passa por diversos tratamentos químicos antes de chegar às nossas casas. Por isso, quando a água alcalina, ou seja, aquela que possui um pH igual ou superior a 7, é aquecida, os sais e minerais quebram e formam uma crosta de calcário no interior da cafeteira.

O calcário fica acumulado principalmente nas partes da máquina que mais estão em contato com a água. Por isso, a bomba é uma das mais afetadas e precisa de maior atenção durante a limpeza.

Esse acúmulo de calcário nos equipamentos internos da cafeteira podem desencadear diversos tipos de problemas e prejuízos para a máquina. Entre eles, podemos mencionar:

Todos esses problemas podem danificar a sua máquina a longo prazo, além de reduzir a qualidade das cápsulas preparadas, resultando em bebidas frias ou com sabor estranho.

Por isso, a descalcificação de cafeteiras deve ser feita com frequência para manter as máquinas em bom estado e garantir o preparo de bebidas deliciosas.

Como saber quando é hora de descalcificar uma cafeteira?

Além de saber o que é descalcificação, é importante saber quando esse processo deve ser realizado. Assim, você poderá manter a sua máquina em bom estado e evitar maiores prejuízos.

Para saber se já está na hora de limpar a cafeteira, é importante ressaltar que algumas máquinas, inclusive, sinalizam quando fazer esse processo. Mas, em geral, é necessário descalcificar cafeteiras diante dos seguintes sinais:

  • barulhos estranhos ao usá-la;
  • entupimento parcial ou total dos bicos;
  • menor volume de café preparado;
  • aquecimento da máquina;
  • menor capacidade da caldeira.

Afinal, como fazer a descalcificação de cafeteiras?

Agora que você já sabe o que é descalcificação de cafeteira e a importância desse processo, vamos te ensinar como ele deve ser feito.

Lembrando que a maioria das máquinas está programada para sinalizar quando a limpeza precisa ser feita. Por isso, ao perceber alguns dos sinais mencionados ou receber o aviso da máquina, é hora de limpá-la.

Cada máquina tem seu próprio manual de instruções, que informa como descalcificar cafeteiras. Portanto, você deve ler as instruções para realizar o processo corretamente.

Algumas pessoas acreditam que é possível descalcificar cafeteira com bicarbonato ou vinagre, porém essas substâncias são ácidas e, por isso, não são indicadas para esse tipo de limpeza profunda.

O vinagre também pode deixar um odor forte na máquina, comprometendo o sabor das bebidas. O mais recomendado é utilizar um descalcificante para cafeteira, ou seja, um produto específico que ajudará na limpeza da máquina.

Após adquirir o descalcificante para a sua máquina, basta seguir o manual de instruções do produto e da máquina. Mas, em geral, o processo pode ser realizado da seguinte forma:

  1. desligue a cafeteira;
  2. adicione a água e o descalcificante no reservatório da máquina (o processo deverá ser feito apenas com esses componentes);
  3. pressione o botão de preparo — mas ATENÇÃO: algumas máquinas têm botões específicos para realizar essa limpeza; portanto, leia sempre o manual de instruções.
  4. espere o processo ser finalizado;
  5. ao final, retire o reservatório de água, descarte o conteúdo restante e limpe-o com água e sabão neutro;
  6. recoloque o reservatório com água na máquina e inicie um novo ciclo de “enxágue”;
  7. descarte a água restante no reservatório, limpe-o e coloque água novamente;
  8. faça a limpeza completa da sua cafeteira, e pronto! Ela já poderá ser utilizada novamente.

Quando a descalcificação deve ser feita?

A descalcificação é uma limpeza preventiva e deve ser realizada sempre que a máquina apresentar alguns dos sinais mencionados anteriormente ou acender a luz de indicação automática do aparelho.

Desfrute do sabor autêntico do café com a Bicafé

Agora você já sabe que descalcificar cafeteiras é essencial para preparar bebidas de qualidade e evitar prejuízos à sua máquina. Por isso, realize esse procedimento com frequência e da forma correta. Esperamos que as dicas deste post te ajudem a descalcificar sua cafeteira e preparar bebidas deliciosas.

E aí, gostou de saber como descalcificar cafeteiras? Então, que tal aprender como as cafeteiras de cápsula funcionam? Ficou curioso? Acesse o conteúdo agora mesmo e descubra!


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.