cafeteira de cápsula

Como limpar cafeteira de cápsula: dicas para limpar sua cafeteira

Você sabe como limpar cafeteira de cápsula e a importância desse processo para manter a vida útil da sua máquina e preparar bebidas de qualidade de forma prática?

Se você é apaixonado por café, sabe que a máquina de cápsula é uma ótima forma para preparar bebidas deliciosas em poucos segundos. Porém, a sua limpeza é fundamental nesse processo.

Pensando nisso, preparamos este texto com dicas de como limpar cafeteira de cápsula, explicar a importância desse processo e como ele deve ser feito. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Por que é importante realizar a limpeza da cafeteira de cápsula?

A cafeteira de cápsulas se tornou um item essencial para quem é apaixonado por café e busca uma alternativa prática para preparar essa bebida no seu dia a dia. Mas para ter um café de qualidade, é essencial manter a máquina limpa.

Isso porque, embora as cafeteiras de cápsulas sejam conhecidas por sua praticidade e fácil higienização, é necessário realizar uma limpeza mais profunda periodicamente, para evitar problemas como:

  • acúmulo de café moído e óleos naturais, que podem obstruir os bicos injetores da cafeteira. Isso afeta a pressão da água e a qualidade da extração do café, resultando em uma bebida fraca e sem sabor;
  • acúmulo de café e umidade na máquina, o que pode gerar um odor desagradável na cafeteira e afetar o ambiente da sua cozinha;
  • sabor amargo e desagradável no café, por causa de resíduos que ficam no interior da máquina, comprometendo a qualidade da bebida;
  • crescimento de fungos e bactérias, causado pela umidade e o calor da cafeteira, que podem contaminar o café e causar problemas de saúde;
  • redução da vida útil da cafeteira: se a limpeza não for feita com frequência, isso pode danificar a máquina, reduzir sua vida útil e aumentar a necessidade de reparos.

Como limpar a cafeteira de cápsula

Como mencionado anteriormente, é importante limpar a máquina de café em cápsulas para evitar prejuízos e manter a qualidade das suas bebidas. Mas você pode estar se perguntando: como limpar cafeteira de cápsula?

Não se preocupe, pois é muito fácil. E para te ajudar, preparamos um passo a passo explicando como limpar cafeteira. Acompanhe, a seguir.

Limpeza diária

A limpeza envolve alguns passos diários que garantem mais sabor ao seu café em cápsula e maior durabilidade à máquina, como:

  1. garanta que a cafeteira esteja desligada e desconectada da tomada antes de iniciar a limpeza;
  2. sempre após utilizá-la, retire a cápsula usada do compartimento e descarte-a adequadamente;
  3. lave o porta-cápsulas com água morna e sabão neutro diariamente, seque-o bem e, em seguida, coloque de volta na cafeteira;
  4. limpe a bandeja de pingos: esvazie e lave a bandeja de pingos com água morna e sabão neutro. Seque-a e insira de volta na máquina de café;
  5. por último, umedeça um pano com sabão neutro e água morna e limpe a parte externa da cafeteira. Evite utilizar produtos abrasivos ou esponjas que risquem a superfície.

DICA: Troque a água do reservatório com frequência, para evitar o surgimento e o acúmulo de bactérias. Assim, você sempre terá água fresca para preparar bebidas com mais qualidade.

Limpeza profunda

Além da limpeza do dia a dia, também é fundamental saber como limpar a cafeteira por dentro, a fim de realizar uma limpeza mais profunda na sua máquina periodicamente.

Isso garante melhor funcionamento e maior vida útil da máquina. Esse processo é conhecido como descalcificação, e a própria cafeteira avisa quando ela deve ser feita.

No entanto, é importante ressaltar que cada aparelho possui etapas diferentes. Por isso, é preciso ler com atenção o manual de instruções antes de realizar a descalcificação.

Como saber quando a cafeteira precisa ser limpa?

Não basta saber como limpar cafeteira, também é importante conhecer o momento certo para realizar esse processo, para garantir o melhor funcionamento da máquina e o preparo de bebidas de qualidade.

Por isso, separamos uma lista com os principais sinais apresentados pelas máquinas de cafés quando elas precisam de uma limpeza mais profunda. Confira:

  • lentidão no preparo de bebidas;
  • entupimento;
  • barulhos diferentes;
  • diferença no volume de preparo das bebidas;
  • aquecimento da máquina.

Diante desses sinais, é importante realizar a limpeza da máquina. Caso ela tenha sido feita há mais de 3 meses, é necessário fazer a descalcificação.

Esteja com sua cafeteira em dia com a Bicafé!

Saber como limpar cafeteira de cápsula é essencial para que sua máquina funcione corretamente e você aproveite todos os benefícios que o café em cápsula pode oferecer.

Além disso, é essencial utilizar cápsulas compatíveis na sua máquina. Dessa forma, você evita prejuízos e ainda pode preparar bebidas deliciosas com mais praticidade.

Agora que você já sabe como limpar cafeteira de cápsula, que tal adquirir cápsulas compatíveis com a sua máquina? Na Bicafé, é possível encontrar uma seleção variada de cápsulas compatíveis com Dolce Gusto®*, Nespresso®* e Delta Q®*. Acesse nosso site e confira as opções!

*Marca pertencente a terceiros, sem ligação com a Bicafé.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.