cápsulas de café e grãos de café

Descubra como funcionam as cápsulas de café neste guia completo!

Você já se perguntou como funcionam as cápsulas de café? Esse produto conquistou um lugar de destaque no mercado, principalmente devido à praticidade e variedade de sabores.

Se você está pensando em aderir a essa prática, é muito comum ter dúvidas em relação ao seu preparo e funcionamento. Diante disso, elaboramos este guia para explicar o funcionamento das cápsulas e outras dúvidas. Vamos lá?

Como surgiram as cápsulas de café?

O café em cápsula foi criado pelo engenheiro Eric Favre que trabalhava na Nespresso®* e desenvolveu uma tecnologia para preservar o aroma e sabor do café por mais tempo. Assim foram criadas as cápsulas herméticas, onde o pó poderia ser armazenado.

Em 1986, a Nestlé fez o registro da marca e patenteou a máquina. Foi nesse momento que a tecnologia se expandiu para o meio corporativo com quatro opções de cápsulas diferentes.

Em 1988, a comercialização da máquina Nespresso passou por uma mudança significativa: ela foi direcionada também para os consumidores domésticos como um item de luxo.

Essa mudança na estratégia de marketing resultou em um aumento significativo nas vendas. A máquina ganhou o público e se tornou mais acessível para todos.

O que é cápsula de café?

A cápsula de café é um pequeno recipiente onde o café moído é armazenado. O modo de fechamento da cápsula diminui o processo de oxidação do café, preservando o aroma e o sabor original da bebida.

As cápsulas são produzidas com material de alumínio ou plástico, que permitem a reciclagem e reduzem o impacto ambiental. Além disso, empresas como a Bicafé têm uma mentalidade sustentável e produzem cápsulas com menos plástico e alumínio na composição, além de utilizarem energia limpa.

Características das cápsulas de café

Antes de explicar como funcionam as cápsulas de café, vamos explorar algumas características importantes. Analisaremos desde sua composição até as variedades de sabores disponíveis.

Então, se você está pensando em aderir a esse método para preparar o seu café, é importante conhecer as características das cápsulas Bicafé para fazer a melhor escolha. Veja mais a seguir:

Vantagens

As vantagens que as cápsulas de café oferecem aos consumidores são um dos principais motivos que os levam a escolher esse produto. Conheça alguns desses benefícios:

  • praticidade no preparo: como usar cápsula de café é bem simples. Basta inserir a cápsula na máquina e pressionar um botão para ter um bebida pronta em poucos segundos;
  • variedade de sabores e intensidades: com as cápsulas, você pode experimentar diferentes tipos de bebidas. Saboreie desde cafés clássicos até chás, lattes, bebidas geladas e intensidades variadas;
  • frescor do café preservado por mais tempo: a embalagem hermética das cápsulas garante que o café permaneça fresco por longos períodos. Isso preserva seu aroma e sabor;
  • facilidade de limpeza e armazenamento: as cápsulas facilitam a limpeza da máquina e ocupam pouco espaço no armário. Por isso, são uma ótima opção para espaços pequenos.

Fabricação

As cápsulas de café passam por um processo rigoroso de produção para garantir a qualidade e preservação do café. Veremos a seguir quais etapas envolvem o processo de produção das cápsulas da Bicafé:

  1. seleção de grãos de alta qualidade e provenientes de diversas regiões do mundo;
  2. limpeza dos grãos;
  3. mistura, torrefação e moagem dos grãos;
  4. embalamento do café – em geral, cada cápsula tem de cinco a sete gramas de pó. O fechamento é feito com duas camadas de plástico, uma para distribuir a água no interior e a segunda para fazer a vedação;
  5. distribuição do produto.

Tipos de cápsulas

Quem está pensando em utilizar as cápsulas de café vai se deparar com diversas marcas no mercado. É bem comum ter dúvidas sobre a diferença entre cápsulas de café nessa hora.

Em geral, existem dois tipos de cápsulas: as originais, fabricadas pela própria marca da máquina, e cápsulas de café compatíveis, ou seja, aquelas produzidas por empresas terceiras e que servem em diferentes máquinas.

A grande vantagem desse segundo tipo de café em cápsula é que eles oferecem uma grande variedade de sabor aos consumidores. Além disso, costumam ser opções mais econômicas.

Afinal, como funcionam as cápsulas de café?

Já vimos que as cápsulas oferecem diversos benefícios para os consumidores. Porém, vamos ao que de fato interessa: entender como funcionam as cápsulas de café.

Até parece mágica, mas o funcionamento das cápsulas é bem simples. Quando você insere a cápsula no compartimento, a cafeteira de cápsula faz um furo na embalagem.

Ao acionar o botão, a água passa por dentro da cápsula, se misturando ao pó e preparando a bebida. Portanto, nesse processo de poucos segundos, o seu café já estará pronto.

Quais são as melhores cápsulas de café?

Agora que você já sabe como funcionam as cápsulas de café, deve estar se perguntando quais as melhores cápsulas de café, não é mesmo? Existem diversas marcas no mercado, então é difícil escolher a melhor opção.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, preparamos uma lista com os principais fatores a se levar considerar na hora de escolher a sua cápsula. Veja só:

  • compatibilidade: verifique se as cápsulas que você está adquirindo são compatíveis com a máquina. O uso incorreto pode resultar em problemas no aparelho;
  • variedade de sabor: experimente diferentes tipos de origens, torras e sabores disponíveis até encontrar a bebida que mais agrada o seu paladar. Lembre-se de ajustar a máquina para atender as suas preferências;
  • preço: defina um orçamento para a sua compra e compare preços e promoções para encontrar a melhor opção para o seu bolso. Algumas marcas oferecem kits, tornando os preços mais acessíveis;
  • sustentabilidade: conforme o aumento do consumo das cápsulas, os consumidores também passaram a se preocupar com o impacto desse produto na natureza. Portanto, procure cápsulas recicláveis ou biodegradáveis para ajudar o meio ambiente.

Esperamos que nossas dicas sobre como funcionam as cápsulas de café ajudem você a escolher o produto que melhor atenda às suas necessidades. Lembrando que a Bicafé produz cápsulas compatíveis com diversas máquinas, então não deixe de acessar a loja virtual da Bicafé e adquirir sua cápsula hoje mesmo!

*Marca pertence a terceiro sem ligação à Bicafé


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.