café da manhã no Japão

Saiba como é o café da manhã no Japão

O café da manhã no Japão surpreende quem está acostumado com a refeição brasileira. Então, saiba quais são as diferenças entre os dois lugares. Ainda, conheça as receitas mais tradicionais e os ingredientes que revelam a cultura do país.

Como é o desjejum na terra do sol nascente

No Brasil, a primeira refeição do dia traduz algo leve e nutritivo. Por isso, não há muitas carnes ou receitas fortes no cardápio. Então, o que vem na mente de muitos é o cheiro do pão com manteiga, queijo e presunto ou um ovo mexido. 

Café com e sem leite, bolos e o famoso cuscuz também são bons exemplos. Mas, no Japão a coisa é bem diferente. Aliás, não é incomum para um brasileiro pensar que se trata da hora do almoço ou jantar.

Entenda a importância do arroz no asagohan

Asagohan significa refeição da manhã, ainda, gohan também é a palavra usada para arroz cozido. Ela também compõe o termo para almoço, hirugohan e jantar, bangohan. Assim, nessa ordem, a tradução de forma literal é arroz da manhã, arroz do dia e arroz da noite.

Isso acontece porque este é um alimento base, muito importante na cultura do país. Afinal, ele é o elemento principal na sua agricultura. Aliás, ele não precisa ser importado, o que é raro para muitos alimentos na região.

Alimentos essenciais para o café da manhã no Japão

No café da manhã no Japão o arroz é um elemento muito comum e pode acompanhar outros pratos ou servir como base para várias receitas. Além disso, quando se fala em carnes, o porco e o peixe, em especial, são pratos populares.

Os japoneses começam a se aproximar um pouco de nós no uso do ovo. Ele possui muitas formas de preparo por lá, até mesmo cru. Ainda, é elemento de muitos pratos que não estão distantes do costume no Brasil.  

Um produto que gera muitas receitas

A soja é outro produto característico no Japão e ela oferece muitos benefícios para a saúde. Por isso, faz parte de muitas receitas tradicionais do país. Assim como, várias opções que são muito consumidas na parte da manhã.

Descubra se o cardápio ocidental existe na cultura japonesa

O famoso pão com café não fica de fora desta refeição de forma total. Aliás, os grãos brasileiros e em especial, os tipos gourmet da bebida são bem populares entre os japoneses.

Um típico desjejum ocidental é sim uma das opções por lá e muitas lojas produzem essas receitas com muita criatividade. Mas, um cardápio mais elaborado é o que realmente manda a tradição.

7 pratos tradicionais do café da manhã no Japão

A culinária japonesa tem fama mundial e por isso, muitas são as opções para aproveitar na primeira refeição do dia. A seguir, veja algumas receitas muito comuns para esse momento:

  1. Sopa de missô;
  2. Natto;
  3. Onigiri;
  4. Takoyaki;
  5. Okayu;
  6. Sunomono;
  7. Ozoni.

Entenda um pouco dessas receitas

A sopa de missô e o natto são duas receitas à base de soja, como o tofu que também é comum nessa refeição. Assim, a primeira é em forma de pasta e abre espaço para uma sopa que pode ter itens diferentes, como legumes, por exemplo. 

Já a última, é um alimento fermentado de cheiro forte, similar a um feijão e é rico em proteínas. É comum ser servido com arroz e ovo cru pela manhã. Depois, o takoyaki é um omelete em camadas na forma de rolo, ainda, o ovo frito e cozido também são populares.

O sunomono é uma sala doce de pepino e os pratos a seguir são à base de arroz. Então, o okayu é um mingau e o onigiri um bolinho envolto em alga seca, que pode ter recheio ou não. Por fim, o ozoni é uma sopa que leva mochi, uma massa glutinosa do produto.

Bebidas comum no café da manhã no Japão

Para complementar os pratos, existem algumas bebidas que estão mais presentes no desjejum. Assim como, o chá, café, suco de laranja e o leite. Enfim, apesar de diferente, o café da manhã no Japão é muito nutritivo e uma boa opção para variar o cardápio.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.