Colher de café: aprenda a usar na mesa

Colher de café: aprenda a usar na mesa

A colher de café, para muitos, é um utensílio simples. No entanto, ela tem um papel essencial em diversas situações do dia a dia. Então, acompanhe esse artigo e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre esse acessório.

Qual a medida da colher de café?

A colher de café possui uma medida específica que a distingue das outras variações existentes. Assim, em geral, ela tem entre 10 a 12 cm de comprimento. Além disso, conta com uma concha menor que a da colher de chá.

A capacidade da concha da colher é cerca de 2,5 mL a 3 mL. Dessa forma, esta medida é ideal para mexer e adoçar pequenas xícaras de café ou expresso.

O seu tamanho compacto permite que ela seja usada dentro de xícaras pequenas. Afinal, ela impede da bebida derramar e, ainda mais, não causa nenhum desconforto no manuseio.

Colher de café: aprenda a usar na mesa
Esse acessório é essencial para os amantes de café. Imagem do Freepik.

Colher de café x colher de chá: existe diferença?

Existe uma diferença entre esses tipos de colher. Assim, a colher de chá é um pouco maior, em geral, com cerca de 15 cm de comprimento. Além disso, a sua concha comporta cerca de 5 mL. Esta diferença pode parecer sutil, mas é significativa, na prática.

A colher de chá é mais adequada para mexer e adoçar bebidas servidas em xícaras maiores. Então, chá ou café com leite são bons exemplos disso. Já a colher de café é projetada em especial para as pequenas xícaras de café.

Isso porque ela proporciona uma dosagem mais precisa e adequada ao volume reduzido dessas xícaras. Em resumo, cada uma tem sua utilidade no dia a dia.

Aprenda usar a colher de café para adoçar a bebida

Usar esse tipo de colher para adoçar a bebida é simples. No entanto, requer algumas dicas para garantir que o processo seja eficiente e elegante. Então, primeiro, adicione o açúcar ou adoçante à xícara.

Em seguida, use a colher para mexer a bebida em movimentos suaves e circulares. Além disso, não bata o acessório contra as bordas da xícara. Afinal, isso causa ruído desnecessário e respingos.

Também é importante ter atenção na hora de retirar a colher da xícara. Assim, deixe que o excesso de líquido escorra antes de colocá-la sobre o pires ou prato de apoio.

Esta prática não só mantém a mesa limpa, como também demonstra um cuidado com a etiqueta à mesa. Então, vale a pena ter cuidado com esses detalhes.

Como usar a colher de café na mesa?

A colher de café na mesa não se limita apenas ao ato de adoçar da bebida. Dessa forma, ela é usada de várias outras formas, dependendo da ocasião. Por exemplo, pense em um brunch ou café da manhã formal.

Nesses casos, esse tipo de colher é usada para mexer o leite ou creme na bebida. Além disso, ela é importante em cenários onde há uma sobremesa que acompanha café, como:

Por isso, essa colher é muito usada para degustar pequenas porções. No entanto, isso não é tudo, pois também é necessário pensar em termos de disposição.

Assim, a colher precisa estar à direita do prato. Ainda, pode ficar acima da faca, ou diretamente sobre o pires da xícara. O acessório ainda é muito presente em ambientes formais.

Nessas situações, observar a etiqueta ao usar a colher de café é muito importante. Afinal, isso contribui para um ambiente mais agradável e organizado.

Colher de café: aprenda a usar na mesa
Comprar esse tipo de produto exige muita atenção a certos detalhes. Imagem do Freepik.

Como comprar uma boa colher de café?

Ao comprar uma colher de café é essencial levar em conta alguns detalhes importantes, como o material do produto. Assim, primeiro de tudo, sempre pense em garantir a qualidade e a durabilidade do utensílio.

Por isso, nunca ignore o material de fabricação. Por exemplo, colheres de aço inoxidável são as mais recomendadas. Isso porque elas são resistentes à corrosão e fáceis de limpar.

Ainda existem aquelas colheres feitas de materiais mais nobres, como prata ou aço inoxidável. Inclusive, algumas vêm até com acabamento em ouro. Assim, elas são uma boa opção para ocasiões especiais.

Outro ponto é o design ergonômico do produto. Então, uma colher bem projetada deve ter um cabo confortável e uma concha que facilite o manuseio na xícara.

Por último, não esqueça de visualizar o estilo e a decoração da sua mesa. Dessa forma, escolha colheres que complementem o restante do seu serviço de mesa. Assim, fica mais fácil garantir uma aparência harmoniosa.

Vale a pena mesmo comprar colher de café?

Sem dúvidas vale a pena comprar colher de café, em especial se você é um apreciador da bebida ou costuma receber visitas com frequência.

Esses acessórios proporcionam uma experiência mais refinada e prática ao servir e apreciar o café. Ainda mais, lembre-se de que elas são projetadas para as necessidades de uma pequena xícara de café.

Com isso, você tem uma dosagem precisa e um manuseio confortável. Além disso, investir em um conjunto de colheres de boa qualidade vai melhorar a apresentação da sua mesa.

Sem contar que você mostra que é uma pessoa bem atenta aos detalhes. Assim, isso algo que é sempre valorizado em eventos sociais e ocasiões especiais.

Em resumo, essa colher é um pequeno, mas valioso utensílio para qualquer amante de café. Portanto, não subestime a sua importância no seu dia a dia e em suas reuniões sociais.

Café de qualidade

De nada adianta ter uma boa colher se a sua bebida também não é de qualidade. Então, na Bicafé você encontra diversos tipos de café de primeira linha para experimentar como bem entender. Portanto, não deixe de conferir.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *