Veja se cappuccino tem cafeína

Veja se o cappuccino tem cafeína

O cappuccino tem cafeína ou não é uma dúvida que muitas pessoas têm e pode fazer com que exagerem no consumo da bebida durante o dia. Por isso, é essencial ter a informação correta para aproveitar os benefícios e sem exageros.

Cappuccino tem cafeína ou não?

O cappuccino tem cafeína sim, pois um de seus ingredientes é o café, uma bebida muito popular no Brasil, que possui a substância na composição

Nesse contexto, por ser um pouco mais suave ao paladar, há pessoas que acreditam que esse tipo de café não tem cafeína, mas se enganam com isso.

É importante saber o quanto de cafeína tem em cada bebida para não passar o limite recomendado para consumir no dia. Nesse sentido, cada tipo ou preparo tem uma concentração diferente, como por exemplo:

  • café espresso (30 ml): 126 mg;
  • cappuccino (350 ml): 71 mg;
  • café com leite (200 ml): 58 mg;
  • café de fast-food (350 ml): 90 a 120 mg;
  • chá preto (350 ml): 67 mg;
  • energético (250 ml): 80 mg;
  • refrigerante coca-cola (350 ml): 34 mg.

A quantidade de cafeína varia bastante entre cada tipo de bebida, porém, o espresso é considerado o campeão pela pequena quantidade, mas com muita cafeína. Já as receitas como o cappuccino, tem um nível menor, todas essas opções estão na loja da Bicafé Brasil.

A quantidade ideal de cafeína para consumir em um dia

Para um adulto, o ideal é consumir no máximo 400 mg de cafeína em um dia, além disso, não é recomendado que a criança consuma. Assim, quem ingerir mais do que isso, arrisca ter:

  • dor de estômago;
  • insônia;
  • tremores;
  • dor de cabeça;
  • irritação.

A cafeína, em excesso, de aliada pode se tornar uma inimiga durante o dia e atrapalhar na realização das tarefas do trabalho ou em casa. Ou seja, gerar um possível estresse desnecessário que pode causar dores ou até fazer perder o sono durante a noite.

Veja se cappuccino tem cafeína
A cafeína está presente no cappuccino, mas dá para beber sem preocupação, pois a quantidade é menor do que quando ingerido o café puro. Fonte: Foto Freepik.

O cappuccino tem cafeína, mas pode prejudicar quem bebe?

O cappuccino tem cafeína, mas não prejudica quem bebe, desde que não passe do recomendado para consumir em um dia ou se ingerido às vezes. Assim, é uma bebida que pode ser consumida com moderação, desde que não cause problemas para a saúde.

Quem gosta de cappuccino deve saber que ele é saudável, pois tem como ingredientes: leite, café, chocolate e açúcar. Porém, é possível deixá-lo ainda melhor ao substituir ou evitar alguns ingredientes, como chocolate por cacau em pó e não adicionar açúcar.

O segredo é beber sem exageros e tentar diminuir ou mesmo tirar o açúcar que vai na receita, outra opção é colocar um adoçante saudável. Ainda mais, por ter uma grande variedade de opções no mercado que deixa a bebida mais leve e mantém o sabor.

Faz mal tomar cappuccino a noite?

A cafeína do cappuccino pode atrapalhar o sono, já que está presente no café e no chocolate, por isso, a dica é não consumir depois das 17 horas. Porém, no caso do café puro, é melhor não tomar depois das 15 horas, devido ao efeito da substância.

Outra opção é beber o cappuccino que não tem cafeína, ou seja, o descafeinado que pode ser uma excelente alternativa. Ainda mais, para quem deseja diminuir a quantidade de cafeína consumida no dia.

Cappuccino tem cafeína, então, pode causar problemas de saúde?

O cappuccino tem cafeína em uma quantidade menor do que o café preto, porém, quem tem algum tipo de problema de saúde deve consumir com cautela, bem como, buscar orientações médicas e nutricionais sobre o que fazer e como consumir essa bebida.

Quem tem doenças cardíacas ou de estômago deve evitar consumir, pois a cafeína pode prejudicar ao estimular a produção de ácido neste órgão. Mas, nesses casos, é possível usar a versão descafeinada, que pode minimizar os efeitos.

As grávidas também são pessoas que devem evitar a substância, ou reduzir o seu consumo durante a gestação. Assim, escolha com o máximo de cuidado os alimentos e bebidas que vai ingerir neste período. 

Veja se cappuccino tem cafeína
Dá para consumir o cappuccino com algum prato especial, como bolos e tortas, o importante é aproveitar o sabor delicioso dessa bebida. Fonte: Foto Freepik.

Há benefícios da cafeína para a saúde

A cafeína tem outro lado que ajuda e traz muitos benefícios à saúde se consumida dentro do limite recomendado e sem exageros. Por exemplo, melhorar o desempenho em treinos, mantém o foco e ajuda na memória, tudo isso é válido para os amantes da bebida. 

O importante é aproveitar esse cafezinho delicioso, seja no frio ou calor, na companhia da família ou amigos. Ainda mais, por ser possível fazer um delicioso cappuccino cremoso sem sair de casa de um jeito fácil e prático.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.