Cantinho do Café: como fazer o seu em casa

Ter um cantinho do café em casa é o sonho dos apaixonados por essa bebida. Afinal, nada melhor do que um ambiente personalizado para curtir com os amigos. Mas, como criar um espaço assim?

Não é tão difícil e nem vai exigir muito de você. Por exemplo, basta ter algumas xícaras, uma máquina de café e mais alguns poucos detalhes. Então, para saber como fazer um canto bem agradável, próprio para café, continue lendo.

Primeiro passo: escolha um local

Em geral, as pessoas preferem criar um ambiente assim, em lugares próprios para receber visitas. Isto é, sala de jantar ou de estar e cozinha.  

Caso você more em um apartamento e não tenha muito espaço livre, não se preocupe. Pois, um cantinho do café pequeno também pode ficar aconchegante com as dicas certas.

A bancada da sua cozinha é um bom ambiente. Por outro lado, há outra opção. Principalmente, para quem gosta de investir na criatividade: a varanda. 

Seu espaço pode ser montado em uma prateleira, ou seja, um cantinho suspenso. Além disso, o que também seria interessante é usar um daqueles carrinhos de bebida. Afinal, não são muito grandes e podem ser movidos de um lugar a outro.

Decore com objetos charmosos e funcionais

Com o canto preparado, chegou a hora da decoração. Então, separe tudo o que você deseja colocar ali. Com efeito, confira algumas sugestões a seguir:

  • Cafeteira ou garrafa térmica;
  • Suporte para cápsulas de café, se você tiver a máquina;
  • Frasco de adoçante ou açucareiro;
  • Colheres;
  • Guardanapos;
  • Coleção de xícara, pode abusar da variedade, tanto nos modelos, quanto nas cores. 

Móveis para cantinho do café

Isso vai depender do espaço que você tem sobrando. Inclusive, ter um aparador seria o ideal. Dessa forma, você pode colocar todos os objetos e itens de café sobre ele. Por outro lado, há outras opções, como:

  • Prateleiras firmes;
  • Bancada da cozinha;
  • Buffet da sala de jantar. 

O bacana seria usar algo que você já tenha. Logo, um mobiliário que tenha pouca utilidade e que possa ser reaproveitado. 

Caso você prefira criar um ambiente mais descolado, usar caixotes ou pallet são ótimas alternativas. 

Banquetas, sofazinhos e poltronas também dão um charme ao espaço. Aliás, não podem faltar. Assim, você pode se sentar e colocar o papo em dia com os amigos. Enquanto aprecia um delicioso café.

Capriche nos enfeites da decoração no cantinho do café

É o toque final do seu espaço. Sem dúvida, esse é o momento de deixar tudo charmoso e aconchegante. Dessa forma, escolha quadros ou placas decorativas.

Opte por aqueles que tenham a ver com você, seu estilo e claro, com café. Inclusive, falando nisso, qual será o modelo do seu ambiente especial? Por exemplo:

  • Algo mais moderno;
  • Cantinho para café rústico;
  • Estilo retrô;
  • Espaço para café mais elegante.

Outra boa ideia de decoração é usar livros. Além disso, pendurar na parede algumas xícaras de café daria um toque despojado. Aliás, ter um suporte exclusivo para as cápsulas também ficaria um charme.

Como você pode perceber, ideias para cantinho do café não faltam. Antes de mais nada, faça em um local da sua casa que seja confortável. Por outro lado, um espaço desses merece ser compartilhado com quem você ama.

Reúna os amigos e a família, chame-os para tomar um café. Afinal, o melhor lugar será aquele que te trará boas lembranças e sentimentos.

Variedade de cápsulas é essencial

Ter diferentes opções de bebida é o que torna seu cantinho do café especial. Assim como em uma adega, por exemplo, onde a variedade de vinhos é a chave.

As cápsulas podem ser de sabores clássicos ou criações feitas especialmente para as máquinas. Além disso, a receita já vem pronta e na medida certa, o que torna tudo mais fácil e rápido.

Elas também são a opção ideal para quem quer experimentar novos grãos e tipos de torra. Na Bicafé, há um amplo catálogo de produtos para agradar diferentes gostos, não deixe de visitar a sua loja na Shopee para conhecer.

Invista em decorações especiais para as cápsulas usadas

Vale lembrar que as cápsulas podem ser recicladas ou, ainda, usadas em artesanatos, para decorar seu cantinho do café, bem como, para criar novos objetos. Por exemplo, dá para fazer vasos de plantas suculentas ou candelabros. 

Foto: Alimentos que acompanham a bebida dão charme a mais no cantinho do café.

Almofadas decorativas também ajudam a decorar o cantinho do café

Uma forma de decorar e dar conforto ao seu cantinho do café é com almofadas temáticas. Assim, o espaço ganha um charme a mais de forma fácil e simples.

Hoje em dia, há modelos com frases, desenhos ou formas que lembram café. Da mesma forma, também é possível brincar com os tons e cores, a fim de deixar o ambiente mais elegante.

No inverno, então, você ainda pode acrescentar uma manta decorativa e deixar o local ainda mais aconchegante.

Quadro negro é uma boa ideia para decorar o seu cantinho do café

O quadro negro é outra forma de criativa de decorar seu cantinho do café. Por exemplo, você pode escrever frases:

  • Motivacionais;
  • Engraçadas;
  • Receitas;
  • Lembretes;
  • Desenhos.

As opções são muitas. Além disso, o quadro vai dar um toque especial de cafeteria e ainda é uma boa ideia para quem gosta de diversificar a decoração. Dessa forma, todo dia pode-se escrever uma mensagem diferente.

Elementos para decorar a bebida

O cantinho do café também pode ter ingredientes e artigos para decorar ou completar sua bebida. Por exemplo, calda de chocolate ou caramelo, açúcar, adoçante. Além disso, também pode adicionar alimentos para acompanhar sua xícara, como:

  • Biscoitos;
  • Especiarias como canela, cravo ou anis;
  • Torradas;
  • Cookies;
  • Água com hortelã;
  • Chocolate.

Estes são elementos simples, mas que vão elevar o nível do seu espaço e deixar tudo mais refinado. Então, vale a pena investir em algumas dessas opções que vão impressionar a todos.

Faça o seu cantinho do café de acordo com seu gosto pessoal

O café é parte importante da história e cultura do mundo. Assim, o amor à bebida já faz parte dos brasileiros. Dessa forma, faça o seu espaço refletir sua personalidade e incorpore outros gostos na decoração.

Com seus detalhes pessoais, o cantinho do café vai se tornar um espaço único no mundo. Além disso, será uma forma de curtir a companhia dos amigos e da família. Plantas, papel de parede, cor, cheiros, iluminação, por exemplo, podem tornar o ambiente mais especial.

Não existe certo ou errado ao criar seu local para um cafezinho. Dessa maneira, não tenha medo e invista na sua criatividade.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.