café vegano

Café vegano: saiba o que é essa bebida e os detalhes que destacam as suas características

Café vegano, em síntese, é o produto natural, sem adição de nenhum tipo de ingrediente que seja de origem animal. Porém, muitos fatores podem fazer com que a bebida perca essas características, além de aumentar as calorias, então, leia este artigo e confira.

O que é o café vegano?

Café vegano nada mais é do que o produto puro, sem nenhum tipo de adição de ingredientes de origem animal à sua composição natural. Essa preocupação é muito comum para pessoas que adotaram esse estilo de vida, pois buscam:

  • cuidar da saúde;
  • evitar alimentos de origem animal;
  • apoiar o meio ambiente.

São as regras básicas que todo vegano busca praticar na sua forma de consumir algum tipo de produto e com o café não é diferente. Ao passo que ele é uma das bebidas mais consumidas do mundo, por isso, a atenção é crucial para ingeri-lo e manter os princípios.

O café vegano no Brasil

De acordo com os indicadores da indústria de café da ABIC, o Brasil é o maior consumidor da bebida em todo o mundo. Uma vez que a população tem adotado a prática do veganismo e busca cada vez mais ingerir alimentos que não tenham origem animal.

Isso tem impacto direto na forma como as pessoas tendem a olhar para essa iguaria. Por isso, a ideia de café para veganos tem ganhado muita força para quem segue esses princípios, porém, informação é vital para conhecer a bebida.

café vegano
O café vegano é uma bebida feita de forma pura, sem adição de itens de origem animal. Imagem de gokceakyildiz no Pexels.

Quando o café vegano perde a característica?

O café vegano, em síntese, perde a característica quando recebe a adição de algum produto de origem animal à sua composição. Por isso, na hora de tomar, é vital ter atenção em alguns pontos importantes sobre a bebida, veja alguns exemplos nos tópicos a seguir.

Café sem leite

O café sem leite é um dos aspectos que todo vegano deve ficar atento, uma vez que esse ingrediente deriva de um animal. Por outro lado, há a opção de adotar o componente vegetal, dessa forma, a bebida não perde a característica para o consumidor.

A fruta em si vem da planta do cafeeiro, o que significa dizer que é algo 100% natural, ideal para quem é vegano. Em síntese, o café preto que você toma no dia a dia não possui nenhum tipo de aditivo, então, pode ser consumido de forma normal.

Café sustentável

Os apreciadores de café devem entender que, embora a fruta em si seja vegana, muitas questões vão além de evitar composições de origem animal. Visto que, as formas de produção também são fatores importantes a se levar em consideração.

A preocupação com o meio ambiente é algo que merece a devida atenção. Por isso, conhecer a maneira com que os grãos têm o seu cultivo realizado é crucial para entender o processo até chegar a sua xícara.

Café vegano orgânico

O café vegano feito de forma orgânica é a melhor opção para quem adotou essa prática de vida, pois ele é livre de pesticidas. Além disso, não há fertilizantes e herbicidas para o seu cultivo ou nenhum outro produto que prejudique a essência da bebida.

Cultivado na sombra

A planta do cafeeiro cresce de forma natural na sombra de árvores maiores, que muitas vezes, a quantidade não é proporcional à demanda das indústrias. Como resultado, o cultivo se dá na luz do sol, o que aumenta o uso de fertilizantes, bem como pesticidas.

Para resumir, o grão em si é vegano, mas ao considerar a adição de produtos para auxiliar no cultivo, ele deixa de ser. Então, fique atento a todas as etapas do processo do café, seja no plantio, em sua comercialização e também na parte de preparo.

Por que tomar o café vegano?

O café vegano, que é o padrão preto, traz diversos benefícios para a saúde. Afinal, não é a toa que é a bebida que mais se consome no mundo, principalmente no Brasil, pois com ele você consegue ingerir:

  • menos calorias;
  • degustar o melhor sabor da fruta;
  • é mais barato.

Isso significa que além de consumir uma iguaria que ajuda a ter hábitos saudáveis, pode aproveitar a sua essência por um custo menor. Contudo, os próximos tópicos irão destrinchar melhor esses atributos do café e seus benefícios.

café vegano
O café vegano é uma bebida que pode trazer diversos benefícios à saúde. Imagem de Elle Hughes no Pexels.

Menos calorias

O café vegano ou preto, como decidir chamar, possui menos calorias em comparação aos demais tipos dessa bebida. Então, ao tomá-lo, deixe de lado a preocupação com a balança, pois há cerca de 2,2 kcal em uma simples xícara.

É importante lembrar que isso se aplica somente ao natural, sem nenhum tipo de adicional, como o açúcar e o leite. Ou seja, as calorias irão depender da forma como se ingere a bebida, desse modo, tenha atenção.

Degustar melhor o sabor

O café puro e sem nenhum tipo de adicional, além de ser bom para a saúde, você consegue aproveitar ao máximo o sabor natural da fruta. Quem é amante da bebida sabe a experiência que é tomar e sentir sua essência.

Mais barato

O café preto, em geral, é muito mais barato e caso prefira fazer em casa em sua máquina de cápsulas, o modo de preparo é bem simples, pois não precisa de um processo complexo.

Muitas pessoas preferem essa forma, afinal, não é necessário nada de muito sofisticado para a sua produção, somente o produto e água, com demais itens à gosto.

Quais os benefícios do café vegano?

O café vegano faz muito bem para saúde, uma vez que ele tem menos calorias que as demais variantes dessa bebida. Além disso, há muitos outros benefícios que todo amante dessa iguaria deve conhecer, pois vão ainda mais além, por exemplo:

  • contribui para a queima de gordura;
  • aumenta o metabolismo;
  • dá mais longevidade;
  • a taxa de mortalidade é menor para quem toma;
  • um forte agente na prevenção do câncer;
  • ótimo antidepressivo.

São muitos os benefícios que o café traz para quem o consome, sendo muitos deles ainda em estudo para comprovar sua eficácia. Porém, o fato é que tanto para quem é vegano quanto para os que não são, a bebida é um grande contribuinte da saúde.Para finalizar este artigo, a Bicafé, que atua no mercado há bastante tempo, oferece o tipo de café ideal para cada consumidor. Por fim, seja você vegano ou não, as opções são diversas para aproveitar, então, não deixe de conferir a loja.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.