a imagem ilustra o café turco

Café turco: conheça os benefícios dessa bebida e as curiosidades no seu modo de preparo

O café turco é uma iguaria de sucesso mundial, mas nem todo mundo pode ir até o Oriente Médio para provar a bebida. Por isso este artigo irá mostrar como você pode prepará-lo e ainda os benefícios que ele pode trazer para a sua saúde, confira.

Café turco: o que é essa iguaria?

O café turco nada mais é do que uma bebida tradicional da Turquia que se destaca pelo modo de preparo, serventia e forma de tomar. Em resumo, é uma iguaria cultural do país e que recebe outros nomes interessantes, como:

  • Café moka;
  • ou otomano.

Essas alcunhas se devem à região na qual se origina, sendo este o oriente médio. Além disso, a bebida tem uma influência tão forte que é considerada um patrimônio não imaterial da humanidade pela UNESCO.

O café da Turquia possui várias particularidades, desde de o seu modo de preparo, adição de diversas especiarias até a forma de tomar. Contudo, você verá nos tópicos a seguir mais detalhes sobre esta igual e vai entender o porquê ela é tão peculiar.

a imagem ilustra uma forma do café turco
O café turco é uma bebida muito tradicional na Turquia e é famosa em todo o mundo. Imagem de Mohammad Khorran no Pexels.

Modo de preparo

Como você leu no tópico anterior, essa bebida tradicional turca se destaca pelo modo de preparo, que no caso é um processo curioso, são eles:

  • os grãos devem ser moídos de forma muito finas, quase um pó;
  • a água e café são fervidos juntos;
  • não há o ato de filtrar a bebida.

Isso tudo resulta numa consistência bem mais espessa que os demais tipos de café, visto que a infusão de grãos é bem fina. Além disso, o processo acontece um recipiente cujo nome é cezve que é feito de latão e cobre, e possui um cabo longo.

Tal objeto é tradicional da região que por sua vez prevê na tradição que os grãos tenham moagem com os mesmos tipos de materiais. Em suma, a ideia é ter um pó impalpável cuja fervura ajuda a dar um aroma gostoso e um bom café otomano para tomar.

Especiarias que acompanham o café moka

A bebida turca também se destaca pelas especiarias que você pode adicionar. Há algumas que são bem especiais, como é o caso da canela, cardamomo e anis estrelada, que dão sabores e aromas notáveis.

Todas elas devem ser bem moídas para ficar com uma textura fina e o acompanhamento tenha o efeito que você deseja. Desse modo, terá a xícara de café perfeita para tomar a autêntica bebida turca com um corpo intenso e ainda mais doce.

a imagem ilustra um café turco
O café turco pode ter a companhia de várias especiarias, como a canela e o cardamomo. Imagem de Hasan Gulec no Pexels.

Como se serve o café turco?

Para servir o café turco, lembre-se de ter sempre as xícaras limpas para que não haja interferência no sabor da bebida. Contudo, há outros pontos que são um tanto quanto interessante, mas nada tão extravagante, como:

  • uma altura relativa entre a xícara e o recipiente;
  • movimentos feitos de forma circular e sob controle;
  • levantar um pouco a cafeteria para que o pó se assente ao fundo da xícara;

Tudo deve ter a máxima atenção em cada etapa, uma vez que isso faz parte do ritual de consumo da bebida. Além disso, depois de colocá-lo na xícara, é necessário esperar um pouco antes de ingerir, pois a mistura deve decantar antes.

a imagem ilustra um café turco
O café turco deve sempre ser servido em xícaras limpas. Imagem de Isra Nilgun Ozkan no Pexels.

Otimize as experiência com a bebida

A experiência com essa iguaria turca fica ainda mais incrível com um copo d’água como acompanhamento, uma vez que isso vai preparar o seu paladar. Há também os cubos de açúcar e demais manjares da cultura do país, que deixam o sabor especial para degustar.

Quais as dicas para preparar um autêntico café turco?

Para fazer um café turco autêntico, você deve usar grãos especiais com torra média e moê-los, ter um cezve e açúcar, depois siga os passos:

  1. coloque a água no cezve;
  2. prepare o recipiente para ferver;
  3. caso queira, ponha as especiarias,
  4. adicione o café, uma colher por cada xícara;
  5. misture bem.

Depois desse processo, vem uma etapa vital que é deixá-lo ferver por três momentos diferentes. Em síntese, o cezve deve ficar em descanso entre elas para que a espuma abaixe, no final da terceira ebulição, ele precisa ficar em repouso.

O pó irá para o fundo do recipiente para o processo de decantação, no entanto não mexa na bebida para não atrapalhar a sua sedimentação.

Quais são os benefícios de um café turco?

O café turco é ótimo para quem gosta de iniciar o dia com uma bebida forte, pois contém cafeína, que é um estimulante mental. Além disso, entra em destaque outros pontos positivos desta bebida, por exemplo:

  • é antioxidante, ajuda na proteção às células do corpo;
  • ajuda a melhorar o humor, pois a cafeína estimula a dopamina e serotonina;
  • contribui para a queima de gordura;
  • acelera o seu metabolismo.

Entre vários outros benefícios que esta iguaria tradicional turca tem a oferecer para os apreciadores de café do mundo todo. Portanto, caso você seja um desses amantes, o consumo desta bebida pode ser bom para a sua saúde, mas desde que evite o excesso.

a imagem ilustra um café turco
O café turco é uma ótima opção para quem deseja começar o dia com muita energia. Imagem de Isil no Pexels.

Conte com os produtos da Bicafé

Para concluir, a Bicafé traz as melhores cápsulas de café do mercado para as principais máquinas, como a Nespresso, Dolce Gusto e Delta Q. Então, não deixe de conferir os produtos no site da marca e veja a enorme variedade disponível para você adquirir.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.