O café por infusão é mais saboroso?

O café por infusão é mais saboroso?

O café por infusão é um método de preparo que se tornou muito popular porque é acessível para fazer mesmo em casa. Por isso, surgiram muitos equipamentos para fazer esse tipo de bebida, desde os mais simples aos mais modernos.

O que é o café por infusão?

O café por infusão é um modo de preparo no qual o pó fica mais tempo em suspensão na água até que ocorra a filtragem completa. Dessa forma, ele difere dos métodos mais comuns, como o filtro de papel em que escoa quase que de imediato.

Esse tempo maior de contato com a água quente permite que se extraiam melhor os óleos presentes no grão e assim acentuar o sabor.

Quais são as vantagens do café por infusão?

Usar o método de infusão para fazer café permite controlar melhor a intensidade da bebida, bem como, extrair o máximo do sabor e aroma do grão. Além disso, esse preparo é muito versátil, já que permite tomar o café frio ou quente.

Outro ponto vantajoso é a redução no lixo gerado com o preparo diário, uma vez que alguns equipamentos, como a prensa francesa, por exemplo, dispensam o uso de filtro. Dessa forma, torna-se uma opção mais sustentável, além de ser econômica.

Em termos de sabor, o café pelo método de infusão resulta em uma bebida mais suave, o que é ideal para quem não gosta do paladar amargo. Ainda, tem uma concentração de cafeína mais baixa, o que é benéfico para quem é sensível a essa substância.

O café por infusão é mais saboroso?
O café por infusão permite economizar no uso de filtros de papel ao optar por acessórios como a prensa francesa. Imagem de SHVETS production no Pexels

Quais são os acessórios para fazer café por infusão?

Existem diversos equipamentos para o preparo de café por infusão, dentre eles a prensa francesa e o clever. Cada um deles tem um tipo de manuseio diferente, influenciando também no resultado do sabor.

A seguir, conheça os detalhes de algumas das principais opções para obter uma xícara de café perfeita pelo modo de infusão.

Prensa francesa

Esse é um acessório simples, composto por uma jarra de vidro e um êmbolo com uma peneira que são pressionados por uma haste de metal. Apesar de parecer complicado de início, seu uso é bem simples, basta seguir os seguintes passos:

  • remova o topo e o filtro da prensa;
  • coloque o café no interior;
  • adicione a água quente, que não deve chegar à fervura, o ideal é entre 80º a 90ºC;
  • mexa levemente e coloque a parte de cima, com o êmbolo levantado;
  • deixe descansar por cerca de 3 a 4 minutos;
  • pressione o êmbolo com delicadeza, pois ele vai separar a borra no fundo;
  • sirva com cuidado para não transferir pó para a xícara.
O café por infusão é mais saboroso?
Existem vários equipamentos para fazer café com infusão, alguns com preços acessíveis. Imagem de Burst no Pexels.

Clever

O clever é um acessório similar ao suporte de filtro de papel, mas feito em vidro. Seu diferencial está em um sistema que controla a saída do café na parte inferior, assim o pó pode ficar mais tempo em contato com a água.

O utensílio, no entanto, exige o uso de filtro de papel para coar o pó ao transferir para a xícara. No entanto, é uma opção simples para quem ainda quer testar outros métodos de fazer café.

Aeropress

Esse equipamento tem o formato de um tubo cilíndrico feito em material plástico resistente. O sistema é similar ao da prensa francesa, mas ideal para preparar uma quantidade menor de café.

O tubo é composto por duas partes, sendo uma móvel, que faz a pressão para separar a borra e liberar o líquido. 

O uso também é muito simples, basta adicionar o café moído e a água quente e deixar em infusão pelo tempo que preferir conforme a intensidade que deseja. Em seguida é só pressionar até que o conteúdo passe pelo filtro na parte inferior para a xícara.

Como escolher os grãos para o café por infusão?

A escolha do grão para fazer o café por infusão vai impactar no resultado, em termos de sabor, aroma e tonalidade. Afinal, a depender da região de produção, o resultado pode ser mais ou menos ácido ou contar com notas de frutas e chocolate.

Na loja virtual da Bicafé, o cliente encontra uma ampla variedade de cafés especiais e acessórios, com seleção de grãos de alta qualidade. Assim, pode aproveitar ao máximo a experiência de preparar sua bebida e perceber as diferentes nuances no sabor.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.