Café no calor representado por xícara sobre suporte de madeira em cima de mesa com câmera semi profissional ao fundo em desfoco

Café no calor: fatos interessantes sobre essa combinação

Tomar café no calor pode parecer incomum e não se sabe qual o melhor para a saúde, a versão quente ou gelada. A ideia de consumir bebidas quentes no verão soa contraditória, mas, existem várias formas de fazer proveito dela durante essa estação do ano.

Beber café no calor faz mal?

Consumir café no calor, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não causa nenhum tipo de malefício à saúde. O que acontece após a ingestão desse líquido, de fato, são processos bioquímicos que ocasionam a produção de calor nos tecidos do corpo.

Benefícios do café

O café apresenta como principal componente a cafeína, substância estimulante capaz de atuar como um psicoativo, o que poderá influenciar de modo direto, por meio do transporte na corrente sanguínea, no humor, na concentração, capacidade e outras funções como:

  • promover bom humor;
  • acelerar o metabolismo, auxiliando na perda de gordura;
  • melhorar o desempenho em atividades físicas;
  • inibir a sensação de cansaço físico e mental.

Embora a cafeína tenha diversos benefícios para o estudos e o trabalho, é preciso prestar atenção, pois, o consumo desmedido pode causar prejuízos à saúde.

Nesse sentido, alguns exemplos são o aumento da ansiedade, tremores, arritmia, agitação e insônia. Por isso, saiba dosar as quantidades de xícaras no dia a dia.

Qual é a dosagem ideal de ingestão de café ao dia?

Estudos apontam que a dosagem ideal para trazer os efeitos positivos do consumo da cafeína no corpo é de até quatro xícaras diárias. Em pessoas predispostas a desenvolver hipertensão, o que pode causar pressão alta, o indicado é 720 ml por dia.

O café no calor traz muitos benefícios à saúde, por isso, é uma ótima opção mesmo em temperaturas mais quentes. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels

Evitar café no calor é um mito

Tomar café no calor pode parecer estranho, pois as pessoas acham que associar bebidas quentes a temperaturas ambientais elevadas pode dar uma sensação de mal-estar, mas, isso não acontece, aliás, ajuda as pessoas a enfrentarem as suas atividades diárias.

Por que tomar café quente no calor?

É comprovado que o café quente possui efeitos termogênicos, ou seja, ajuda a perder peso, em especial, no verão que é uma estação que estimula o gasto de energia por ser uma época do ano propícia para passeios. Além disso, eleva a disposição no corpo.

Benefícios da cafeína para a saúde mental

Segundo um estudo feito na universidade de Havard School of Public Health, mulheres que bebem café têm menos propensão a desenvolver depressão, além de contribuir com a memória, bem como é capaz de reduzir os riscos de desenvolver Alzheimer.

Vantagens da cafeína para o corpo

Apesar de se tornar popular achar que o café faz mal ao corpo, não é isso que acontece. De acordo com estudos publicados na Annals of International Medicine, a bebida previne mortes por causas específicas, além de reduzir os riscos de doenças no coração.

Outras condições que são comuns como a diabetes, câncer, problemas hepáticos, cerebrovasculares e derrames, o café pode atuar como um agente preventivo eficaz.

Quais são as formas de tomar café no calor?

Saiba que tomar café no calor tem mais ativos benéficos a saúde em relação ao frio, há uma diversidade de formas de aproveitar essa bebida, como:

  • café gelado com leite cremoso;
  • café gelado adicionado com proteínas;
  • cappuccino gelado;
  • café gelado com água de coco.

Existem várias receitas refrescantes com café para o verão que mostram como aproveitar esse líquido mesmo na estação mais quente do ano, por isso, muita gente dá preferência a versão gelada que pode ser aproveitada e combinada de diversas maneiras.

Como beber café no calor?

O café no calor também pode ser somado a frutas o que deixará ainda mais saudável e refrescante a sua bebida nos dias mais quentes do ano. São conhecidos como drinks de café e podem conter kiwi, banana e maçã. Desse modo, não esqueça de adicionar gelo.

Drink fresquíssimo coffee

Além de ser espresso, esse café é adicionado de frutas como gengibre e limão misturado com sorvete, leite integral e qualquer bebida de sua preferência, aliás, é utilizado conhaque. Misture no liquidificador até ficar homogêneo e depois adicione folhas de hortelã.

Caipirinha de café

A caipirinha de café é uma bebida típica brasileira. Leva apenas dez minutos para ficar pronta e depende apenas de um bom espresso, limão, cubos de gelo, açúcar e cachaça. Misture bem e aproveite o sabor com moderação.

Qual é o melhor tipo de café?

Hoje em dia, o café em cápsula tem ganhado mais espaço devido a sua variedade de sabores, afinal, agrada diferentes paladares exigentes e também devido ao seu custo-benefício, além de possuir uma praticidade no preparo e outras vantagens como:

  • sabor de alta qualidade;
  • dosagem correta;
  • higiene facilitada;
  • sustentabilidade.

É importante conhecer sobre a grande variedade de sabores, bem como as melhores cafeteiras de cápsula. Já que nem todos os modelos são compatíveis com qualquer cápsula, por isso, é importante estar atento a marca e que tipo ela aceita.

Café no calor em cápsula é a melhor opção para quem gosta de economizar e de praticidade durante o dia. Imagem de Archie Binamira no Pexels

Facilidades do café em cápsula

Além de ser super versátil, o café em cápsulas é econômico, não há brechas para desperdícios e nem sobras, uma vez que é possível escolher a quantidade certa para o consumo. Uma cápsula rende uma xícara e pode ser preparada suave ou forte.  

Tipos de café em cápsula

Para garantir o melhor sabor, é importante investir em matéria-prima de qualidade, nesse sentido, a Bicafé é uma renomada empresa portuguesa que oferece cápsulas de café biodegradáveis, são compatíveis com todas várias máquinas e tem como opção:

Todas essas alternativas são compatíveis com máquinas Nescafé Dolce Gusto, mas, também há outras opções para as da marca Nespresso, como cápsula de café premium blue, premium purple, premium gold, bem como várias outras para a Delta Q.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.