Como fazer café marroquino?

Como fazer café marroquino?

O café marroquino é uma receita bem tradicional em seu país de origem, inclusive serve como uma forma de recepcionar os visitantes. A receita é simples, mas conta com alguns ingredientes que adicionam um sabor especial à bebida.

Como surgiu o café marroquino?

O café marroquino passou a ser consumido por influência dos comerciantes árabes que levaram o grão para a região do Marrocos. Desde então, a bebida se tornou uma tradição e ganhou um toque típico da culinária do país, com a adição de especiarias.

Como por razões religiosas a maioria das pessoas não ingere álcool, essa se tornou uma bebida para reuniões entre amigos e famílias. Por isso, é comum que os hóspedes e visitantes sejam convidados a tomar café.

Qual a diferença entre o café marroquino e o café turco?

A principal diferença entre o café marroquino e o turco está na moagem do grão, a qual é mais fina no preparo típico da Turquia, onde é servido sem decantar o pó no fundo da xícara.

Na versão marroquina, se utiliza o café arábica moído um pouco mais grosso, ao qual se adiciona a água fervente e as especiarias para agregarem sabor. Então, se serve em copos pequenos com acompanhamentos como frutas secas e castanhas.

Como se faz o café marroquino?

Para fazer o café marroquino é preciso escolher um produto de boa qualidade, bem como, usar as especiarias que mais agradam o paladar, tais como:

  • canela;
  • cravo;
  • cardamomo;
  • pimenta-preta.

Para facilitar o preparo, é possível macerar também as especiarias, assim se misturam melhor ao café moído. Porém, é preciso cuidar com as quantidades, para que não se sobressaiam ao sabor do grão.

Como fazer café marroquino?
O sabor do café marroquino se deve às especiarias que vão na receita. Imagem de Igor Miske no Unsplash

O ideal é colocar a proporção de meia colher de chá de cada um dos adicionais para cada 500 gramas de café.

É possível armazenar a mistura já pronta?

Para quem já tem a seleção de ingredientes preferidos e quer otimizar o tempo, pode misturar as especiarias em uma quantidade maior de café. Nesse caso, para guardar e não perder o sabor e o aroma, é importante seguir alguns passos, tais como:

  • usar um pote bem vedado;
  • deixar o café em local protegido da luz direta do sol;
  • evitar deixar em ambientes com muita umidade;
  • não colocar na geladeira.

Modo de preparo

Para fazer o café, basta colocar cerca de duas colheres da mistura com especiarias em água fervente. Caso queira, pode adicionar açúcar também nessa etapa e deixar ferver por alguns minutos até que tome bem o gosto.

O modo de fazer é um pouco diferente do café preto tradicional, uma vez que a orientação de baristas profissionais é para não deixar a água ferver. No entanto, na receita marroquina a intenção é extrair ao máximo os sabores das especiarias.

Como fazer café marroquino?
O café marroquino tem um modo de preparo diferente do cafezinho tradicional porque precisar ferver em água até tomar gosto. Imagem de Nathan Dumlao no Unsplash

Como servir o café marroquino?

O café marroquino é servido em pequenas xícaras similares ao expresso ou em copos curtos e decorados. A ideia é permitir que a pessoa tome pequenos goles enquanto continua quente.

Algumas pessoas costumam servir o café com leite, o que pode tornar o sabor um pouco mais suave ainda mais para quem não está habituado ao sabor da receita condimentada. Nesse caso, é melhor escolher um copo ou xícara mais alta.

Acompanhamentos para servir

Essa receita é ideal para apreciar sozinha ou com algumas frutas típicas da região do Marrocos, como, por exemplo:

  • tâmaras;
  • castanhas.

Também é possível acompanhar com pratos doces e salgados, tais como tortas, quiches ou bolos, portanto, pode ser uma boa escolha para variar no café da tarde.

Como fazer café marroquino?
O café marroquino é servido em copos ou xícaras curtas. Imagem de Ela V no Unsplash

Qual grão usar para o café marroquino?

Na receita de café marroquino tradicional se usa a variedade do tipo arábica, que tem um amargor suave. Para ter um resultado agradável, é importante se preocupar com a qualidade do produto, envolvendo a região de produção e o nível da torra.

Na loja da Bicafé, é possível encontrar diversas opções de produtos com origem de vários países, mas sempre com alto padrão de qualidade para uma experiência superior. 

Uma das sugestões para preparar a receita marroquina é o café em grão Bicafé Seleção 1kg, que conta com uma mistura de grãos de várias regiões, resultando em um sabor equilibrado.

Também há produtos com grãos que trazem um sabor mais encorpado, com notas de chocolate e especiarias, que podem combinar muito bem para o preparo dessa receita.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.