Café mais gostoso: de qual país ele vem?

É difícil decidir qual país tem o café mais gostoso. Pois, alguns deles são grandes destaques no mercado atual. Por exemplo, Brasil, Colômbia, Etiópia, dentre outros. Eles estão entre os maiores produtores desse grão.

O primeiro registro dessa bebida surgiu na África. Desde então, seu cultivo se espalhou por todos os continentes. Agora, veja o que há de mais marcante no café brasileiro, colombiano e nos demais.

Brasil

É responsável por um terço da produção mundial. Assim, confira a seguir, os estados onde o café é mais cultivado:

  • Minas Gerais é o principal deles;
  • São Paulo;
  • Bahia;
  • Espírito Santo.

O estado mineiro é o destaque no mercado de café gourmet pelo mundo. Sem dúvida, ele é a base para grande parte das misturas de grãos.

Além da quantidade, o Brasil também se garante no quesito qualidade. Por exemplo, as sacas Arábica atingiram 95 pontos no concurso Cup Of Excellence de 2014. Aliás, esse é o principal tipo produzido no país.

O café Robusta também, mas em menor escala. Dessa forma, essa bebida brasileira possui pouca acidez e muita cremosidade. Além disso, seu aroma é rico e bastante perfumado.

Café mais gostoso: Colômbia

É um dos melhores do mundo. Principalmente, devido a sua excelência e sabor um tanto adocicado. O clima no vale da Cordilheira dos Andes favorece o cultivo perfeito dos grãos. Já que possui:

  • Temperaturas amenas;
  • Umidade;
  • Altitudes elevadas.

A colheita é manual e feita por pequenos agricultores. Logo, o café colombiano é motivo de orgulho para todo o país. E ocupa grande espaço na economia.

O destaque de seus grãos é o Medellin, do tipo Arábica. Por outro lado, sua marca mais famosa é o Juan Valdez.

Índia

É uma das principais exportadoras da Europa. De fato, 40% da sua produção é Arábica. Quanto ao grão, o destaque é o Monsooned Malabar.

Com aroma diferenciado e levemente encorpado. Veja a seguir suas características mais marcantes:

  • Pouca acidez;
  • Sabor forte;
  • Aveludado.

Café mais gostoso: Indonésia

Ela possui um dos grãos mais populares do mundo: o Java. Assim, os aromas são leves e a bebida possui tons frutados. Ou seja, são pouco ácidos e mais adocicados.

O sucesso do cultivo se deve às condições climáticas da região. Além disso, o solo é bem orgânico e vulcânico. O foco da sua produção é no tipo Robusta.

Uma curiosidade: um dos cafés mais caros do mundo é desse país. O famoso Kopi Luwak. O quilo desse grão chega a US$700.

Isso porque seu método de fermentação é bem inusitado. Pois, acontece no sistema digestivo de um pequeno mamífero de nome civeta asiática.

Café mais gostoso: Etiópia

A variedade Arábica veio deste lugar. Logo, ele é o maior produtor, consumidor e exportador desse grão.

Em média, são produzidas 3,8 milhões de sacas por ano. Sem dúvida, grande parte da economia do país é por meio do seu cultivo.

Os grãos são muito variados. Em geral, eles possuem tons mais frutados e florais. Por isso, o sabor é mais suave. Os mais conhecidos são o Harrar e o Sidamo.

Decidir qual o café mais gostoso é impossível. Pois, cada um tem suas características próprias. Bem como, sabor e aroma únicos.

O que todo fã desta bebida deve fazer é experimentar todos eles. A fim de escolher o melhor.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.