Café faz bem para as crianças? Veja aqui

Saiba aqui se o café faz bem para as crianças. Afinal, isso é importante, já que pode interferir no desenvolvimento delas. Principalmente, considerando algumas substâncias presentes nessa bebida.

Que dá mais energia, mas também pode afetar o sono. Então, para entender essa e outras questões, acompanhe esse artigo. Assim, será possível tirar todas as suas dúvidas a respeito.

A bebida atrapalha o crescimento dos pequenos?

Para crescer de forma saudável é fundamental ter uma boa alimentação. Além disso, as crianças também precisam de uma rotina de sono regular. Mas, isso pode ser atrapalhado, devido ao efeito estimulante do café.

As pessoas acabam ficando mais despertas por causa dessa característica. No entanto, a perda de sono pode ser evitada. Ou seja, basta ingerir a bebida antes das 16 horas.

Café faz bem para as crianças: importância de uma boa noite de sono

Ter hábitos alimentares adequados é essencial em qualquer fase da vida. Principalmente, infância e adolescência. Inclusive, dormir bem também é importante.

A quantidade ideal fica entre 9 e 14 horas. Entretanto, isso varia de acordo com a faixa etária.

Os hormônios do crescimento são liberados à noite. Como resultado, isso faz com que os músculos fiquem mais fortes.

Qual é a idade certa para beber café?

No fim da adolescência ou a partir dos seis anos, é a melhor opção. Assim, o sistema nervoso central fica livre de sofrer qualquer dano. Pois, é nessa fase que ele se forma por completo.

Ingerir essa bebida antes disso é ruim. Por exemplo, a qualidade do sono pode diminuir. Logo, os impulsos elétricos do cérebro sofrem interferência. O café faz bem para as crianças da seguinte maneira:

  • Na idade certa;
  • E de forma moderada. 

Há mais detalhes que podem ser explorados nesta questão. Para saber mais sobre eles, confira a seguir.

Crianças devem ser proibidas de tomar café?

Levando em consideração a opinião dos especialistas, não. Porque a restrição total é somente até os dois anos. A partir disso, os pequenos podem beber meia xícara de vez em quando.

A recomendação, no entanto, é que não exagere. Afinal, a bebida pode causar uma leve dependência. Mas, em pequenas doses, não há proibições. Aliás, essa quantidade pode aumentar para uma xícara após os seis anos. 

Café faz bem para as crianças: consumindo a bebida sem fazer mal

Ao optar pelo café, há opções bem interessantes que podem ajudar. Por exemplo, o descafeinado é uma boa alternativa. Além disso, é bom evitar o uso de açúcar também.

O gosto final pode acabar não sendo tão agradável. Porém, é um jeito de consumir a bebida obtendo todos os seus benefícios.

Em último caso, você pode oferecer o café comum. Contudo, há os horários certos para isso. A fim de não desregular o sono, confira a seguir quais são:

  • No horário da manhã;
  • Pela tarde, sem passar das 16h.

Nesses períodos, a ingestão está liberada. Dessa forma, o descanso não será afetado e a criança poderá se desenvolver normalmente.

Aprendendo se o café faz bem para as crianças

Em resumo, já é possível chegar a algumas conclusões sobre o tema. Assim como outras coisas, em excesso, essa bebida pode ser prejudicial.

Com um consumo moderado, ela traz muitos benefícios, mesmo para os mais novos.

Os efeitos da cafeína que geram um cuidado maior. Ainda assim, há alternativas para matar a curiosidade e sem sofrer danos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.