Café extra forte: Entenda mais sobre este tipo de grão

Café extra forte: saiba mais sobre este tipo de grão

Tomar um café extra forte logo de manhã é essencial para boa parte dos brasileiros, visto que a bebida é uma paixão nacional. Mas, para entender o que muda entre esse e o café comum é preciso saber quais os passos desde a produção até as principais características.

O que é um café extra forte?

O café extra forte é mais amargo, com sabor forte e mais potente que um tradicional, mesmo que tenha impurezas na formação. A principal diferença entre os dois é na torra, pois no extra forte ela é quase carbonizada, trazendo o amargor acima dos outros.

Outros tipos de café

Esse tipo de café tem suas próprias características e consegue ser diferente dos demais. Porém, muitas vezes o brasileiro não sabe quais são as outras opções, isso porque, o extra forte é o mais consumido no país. Veja outros tipos abaixo:

  • tradicional – não é tão torrado quanto o extra forte, sendo menos amargo;
  • premium/superior – mais refinado que o tradicional, com menos impurezas;
  • gourmet – um café livre de impurezas, melhor que os primeiros;
  • especial – sem impurezas e com normas rigorosas de classificação;
  • extraordinário – um café que consegue superar o especial, sendo muito mais caro.

O mundo do café é vasto e cheio de sabor para quem compartilha essa paixão nacional. Por isso, vale a pena conhecer quais são os tipos de café ao redor do mundo e quais tipos de preparo podem ser usados para fazer sua bebida favorita.

Como o café extra forte é feito?

Café extra forte: Entenda mais sobre este tipo de grão
O café extra forte em geral tem um sabor mais intenso. Imagem de Chevanon Photography no Pexels

Um bom café extra forte começa na escolha dos grãos certos, pois eles precisam resistir aos processos de torrar e moer, para só depois armazená-los da maneira certa. Entenda mais sobre os passos para a produção de café de qualidade.

Torrar e moer

Neste processo o grão começa indo para o torrador, sendo esquentado, fazendo com que o grão perca umidade. Este é um processo feito em todo tipo de café, mas geralmente o extra forte fica por mais tempo. Após isso, ele passa pela moagem, ficando mais escuro que os demais.

Armazenamento

É importante armazenar o café de forma correta para não ter perda de características do grão e com o extra forte não é diferente. Portanto, guarde em um pote com tampa, sempre longe do sol e também de lugares abafados, como em locais arejados, por exemplo.

Quais são as principais características de um café extra forte?

Um dos preferidos no Brasil, o café extra forte tem características marcantes e que estão na rotina de quem o bebe com frequência, sendo as principais:

  • grãos torrados por mais tempo, deixando-os mais escuros e com aroma mais forte;
  • um gosto mais amargo, mesmo tendo o mesmo teor de cafeína;
  • o grão se torra de maneira mais fina, fazendo-o ficar mais denso/espesso.

Este tipo de café pode trazer danos à saúde?

Mesmo levando mais impurezas do que os demais tipos, o extra forte não traz riscos à saúde. No entanto, assim como todo alimento ou bebida, não se recomenda exagerar no consumo, inclusive, isso vale para todos os tipos de café.

Além disso, sempre vale a pena escolher boas marcas e também não esquecer de armazenar corretamente o produto para manter o sabor e o aroma ao preparar.

A cafeína também é mal vista às vezes e como é comum pensar que este tipo contém mais desse elemento. Porém, já é fato que a cafeína é benéfica, desde que também não tenha excessos.

Onde comprar um café extra forte de boa qualidade?

Café extra forte: Entenda mais sobre este tipo de grão
A qualidade dos grãos interfere no sabor do café extra forte. Imagem de Studio 74 no Unsplash

A Bicafé Brasil é uma empresa de origem portuguesa especialista na produção de café expresso. Desde a importação do produto direto de Portugal até a distribuição, a marca garante qualidade máxima nesta bebida quente de cada dia.

As cápsulas da Bicafé têm compatibilidade com 3 marcas principais, sendo elas, portanto, as máquinas da Dolce Gusto®, da Nespresso® e da Delta Q®.

No e-commerce é possível escolher por marca, dessa forma, aparece somente as cápsulas compatíveis com a sua máquina. Aproveite e acesse o site da Bicafé Brasil para dar uma olhada na variedade nos produtos. Além disso, use o cupom PRIMEIRACOMPRA para ganhar um desconto como novo cliente desta multinacional.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.