Mulher com roupa de baixo usando fita métrica para analisar medidas de sua barriga ou cintura representando o tema Café e dieta

Café e dieta: é possível perder peso com essa combinação?

Associar café e dieta ainda gera muitas dúvidas por acreditar que a bebida é uma grande vilã quando o assunto é a perda de peso. No entanto, quando o seu consumo é feito da forma certa, este é um ótimo aliado e ajuda a obter bons resultados durante o processo.

É possível combinar café e dieta?

Para a alegria da maior parte da população, é possível incluir café na dieta e obter bons resultados em relação à perda de peso. Isso é viável, pois a bebida conhecida por aquecer o coração, contém uma porção de nutrientes que ajudam, inclusive, a eliminar alguns quilos.

De acordo com isso, os motivos que fazem do café e dieta uma boa combinação são vários, entre eles se pode citar os seguintes:

  • tem poder termogênico;
  • consegue aumentar o gasto de calorias;
  • fornece energia.

O café, por conta das suas inúmeras vantagens, também é um bom aliado quando se associa dieta com a prática de exercícios. Ou seja, se você ama a bebida e está em busca do peso ideal, não precisa abrir mão da mesma, contudo, é vital o equilíbrio. 

Substâncias importantes presentes na bebida

Como já citado acima, o café conta com a presença de nutrientes que são bons no processo de dieta, tal como a famosa cafeína. Mas, além dela inclui-se o ácido clorogênico, a teofilina e o teobromina, todos esses agem por meio da ação de estímulos no corpo.

Por sua vez, depois da cafeína, o ácido clorogênico é o mais relevante para a dieta, pois, auxilia a diminuir a absorção de carboidratos. 

Pessoa segurando gordura localizada na região da barriga mostrando acúmulo de peso
Quando o assunto é perder peso, café e dieta podem ser uma união de sucesso. Imagem de Towfiqu Barbhuiya no Unsplash.

Pode tomar café com jejum intermitente?

De antemão, o café é liberado para quem pratica o jejum intermitente, desde que a bebida não contenha açúcar ou outro tipo de adoçante. Acerca disso, pode-se dizer que ambos são aliados, dado que há pessoas que falam que o mesmo ajuda a saciar a fome no jejum.

Como se aplica café e dieta para a perda de peso?

Antes de mais nada, a junção de café e dieta se aplica com o consumo da bebida e da ação dos nutrientes aqui já citados. Aliás, outro fator quando se refere a unir café e regime é a forma como você faz o consumo deste na sua rotina.

Nessa perspectiva, é importante saber como o principal composto estimulante da bebida age no organismo, para conseguir aplicar essa união do melhor modo possível. 

Ação da cafeína e o processo para emagrecer

A cafeína é muito conhecida por quem gosta de café, devido ao fato de ser uma fonte simples e rápida para obter energia. Logo, isso ocorre por ela ser capaz de bloquear neurotransmissores e liberar outros como a dopamina, que o deixa alerta.

Em continuação, a cafeína reforçar a adição da bebida na dieta, uma vez que existe relação entre o café e o sistema nervoso central. Onde este favorece a quebra das células de gordura, em outras palavras, colabora para o indivíduo emagrecer.

Grupo que precisa evitar o consumo da bebida

Embora haja muitos benefícios ao associar café e dieta, vale ressaltar que não se pode fazer o consumo da bebida em excesso por vários motivos, ainda mais entre aquelas pessoas com problemas no coração, hipertensos, bem como, os que sofrem com anemia.

Isso ocorre porque o café em excesso estimula o aumento da pressão do sangue e também diminui o poder do organismo de absorver ferro. 

Como equilibrar café e dieta para ter bons resultados? 

Ao juntar café e dieta se deve ter em mente que para ter bons resultados é preciso saber a melhor forma de consumi-lo. A partir disso, veja a seguir quais são os principais pontos a se considerar:

  • antes de tomar café, leve em conta as próximas refeições da sua dieta;
  • em nenhuma hipótese abra mão das refeições para consumir café;
  • evite ultrapassar a dose segura de 400mg de cafeína por dia. 

Nessa perspectiva, o café associado a dieta é, sem dúvida, uma boa opção, todavia, para um efeito positivo é indispensável que você tenha uma alimentação saudável e bem equilibrada. 

Confira abaixo um pouco mais sobre os momentos em que a ingestão de café e dieta são bons amigos e propiciam uma ótima opção para ajudar a emagrecer.

Pré-treino

De início, para quem faz dieta e também pratica exercícios físicos, tomar café como pré-treino é uma sugestão eficaz, posto que ajuda a queimar gorduras. Tanto quanto, coopera para melhorar a respiração, dá mais energia e diminui a fadiga. 

Depois da atividade física

Em contrapartida, fazer junção de café e dieta, principalmente no pós-treino, auxilia o músculo a se recuperar mais rápido. Isso ocorre porque os elementos presentes nele fazem com que a glicose chegue mais rápido ao corpo e assim, proporciona alívio.

Antes da refeição

Indica-se consumir café antes de uma refeição pelo fato de um pouco da bebida ajudar a elevar a saciedade e implicar de modo direto na compulsão por alimentos. Desse modo, você consegue diminuir a chance de comer mais do que o necessário. 

Pessoa segurando xícara com bebida preta clássica enquanto usa técnica de combina Café e dieta para perder peso
O segredo entre café e dieta é o equilíbrio. Imagem de Amir Bazargan no Unsplash.

Opte por preparar a sua própria bebida

A fim de garantir práticas de alimentação mais adequadas ao unir café e dieta, é crucial que escolha por preparar a sua própria bebida. Na maior parte das vezes, o preparo feito em cafeterias e outros locais contém ingredientes que podem afetar o seu valor nutricional.

Nesse caso, aprender a deixar seu café adocicado sem usar açúcar é um bom meio de garantir que o mesmo não comprometa os esforços feitos durante a dieta. 

Evite consumir a noite

Pode-se afirmar que beber café durante a noite não é uma boa ideia, visto que por conter muitos estimulantes, vai afetar o seu sono. Desta maneira, a recomendação é que distribua a ingestão durante o dia e não próximo ao turno da noite. 

Café e dieta combinam, mas, pode tomar a vontade?

Convém lembrar que, apesar de todas as vantagens, o ideal é não exagerar, em especial, porque ao consumir em excesso, o seu corpo passa a tolerar a bebida. Isto é, as substâncias presentes no cafezinho deixam de fazer efeito no seu organismo.  

Outro ponto é evitar tomar café requentado, afinal, tal hábito pode trazer malefícios à saúde, então, o melhor é sempre buscar optar por um novo. Em vista disso, uma boa alternativa é alternar entre um consumo e outro, assim como, reduzir as doses diárias. 

Bicafé

Por fim, se você está de dieta e está em busca de boas opções de café não pode deixar de provar as cápsulas da Bicafé Brasil. Estas, além de terem preparo simples e rápido, contam com uma boa variedade de sabores, a fim de agradar até o paladar mais exigente.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.