café dalgona

Café Dalgona: aprenda a fazer o café que viralizou no TikTok

O café dalgona é uma bebida que se tornou viral na internet em 2020, durante o início da pandemia de Covid-19. Por isso, ela recebeu o apelido de “café do TikTok”, em referência à rede. Ela foi criada na Coréia do Sul e se tornou muito popular em vários países.

O que é o café dalgona?

O café dalgona é uma bebida feita com café, açúcar e água, que é batido até formar uma espuma cremosa. Então, você coloca essa mistura em cima de um copo com leite gelado e ela finaliza ela com gelo.

A fama dessa bebida se deve em parte ao fato de que ela é fácil de fazer em casa, pois ela precisa de poucos e simples ingredientes. Além disso, ela oferece uma experiência visual muito boa, já que é muito bonita e fotogênica para mostrar nas redes sociais.

Qual é a origem do nome?

O nome vem de um doce coreano chamado “dalgona candy”, que tem uma textura parecida com a espuma desse smoothie de café. Esse doce é feito com açúcar derretido e bicarbonato de sódio originário da Coréia do Sul.

café dalgona
Você pode decorar o café dalgona com canela ou cacau em pó. Foto: Freepik

Como se prepara o café dalgona?

A receita do café dalgona é muito simples, e tudo o que você precisa é de açúcar, água, leite e café e uma batedeira para prepará-lo. A seguir, vamos explicar o passo a passo para fazer essa deliciosa bebida.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de café;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de água;
  • 250 ml de leite gelado ou quente.

Modo de preparo

  1. em um recipiente, misture o café, o açúcar e a água; 
  2. use a batedeira para bater até formar um creme consistente e espumoso;
  3. em um copo grande, coloque o leite gelado ou quente;
  4. com uma colher, adicione o creme de café por cima do leite.

Sua bebida está pronta para ser saboreada. Essa bebida é uma ótima opção para quando você quiser provar algo diferente e que foge do básico café com leite. 

Além disso, é possível brincar com os ingredientes e mudar o leite animal por leite vegetal, adicionar um pouco de baunilha ou até mesmo colocar um licor de café. Do mesmo modo, você pode decorá-lo com um pouco de cacau em pó ou canela. 

Aprecie com moderação

Apesar de ser uma bebida muito bonita e gostosa, o consumo diário dela não é recomendável já que a quantidade de açúcar em uma receita é alta. Portanto, ela pode trazer efeitos negativos para a saúde, principalmente para quem é diabético.

Além disso, a alta ingestão de café pode trazer problemas para a saúde, como insônia, irritabilidade e elevação da pressão arterial. Por isso, é importante consumir com moderação e de forma consciente.

Quais são as melhores ocasiões para servir o café dalgona?

O café dalgona é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como brunchs, reuniões de amigos e até mesmo em eventos mais formais, como casamentos e aniversários. Além disso, é possível servi-lo a qualquer hora do dia.

Em resumo, ele trouxe uma nova forma de preparar e apreciar o café. Da mesma forma, ele ajudou a estimular a criatividade e o cultivo de novas habilidades culinárias. Ele, também, é uma forma criativa de provar novos tipos de café e somar mais sabor à rotina.

Sua versatilidade permite acompanhar diferentes tipos de alimentos. Assim, seja como bebida para compartilhar nas redes sociais ou como um mimo especial para beber em casa, ele certamente deixou sua marca na cultura do café.

café dalgona
O café dalgona é uma boa opção para servir em um brunch. Foto: gpointstudio

Cápsulas Bicafé

Agora que você já sabe como preparar esse delicioso smoothie de café, não deixe de conhecer a loja da Bicafé Brasil. Nela, você encontra cápsulas variadas compatíveis com as cafeteiras Dolce Gusto, Nescafé, entre outras.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.