Café da manhã infantil, dicas do que preparar em casa

Café da manhã infantil, dicas do que preparar em sua casa

O café da manhã infantil é essencial para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças. Traz energia, nutrição, interfere no humor, na disposição e até ajuda a combater a obesidade infantil. Portanto, veja dicas para a refeição ideal.

Qual é a importância do café da manhã infantil?

O café da manhã infantil é muito importante para as crianças, pois repõe a energia necessária para um desenvolvimento saudável e para começar bem o dia. É o momento do desjejum, isto é, de repor o que o organismo utilizou durante a noite.

Preparar um café da manhã com toda a nutrição necessária, por exemplo, faz toda a diferença para a efetividade no objetivo de desenvolvimento saudável.

Café da manhã infantil, dicas do que preparar
O café da manhã infantil precisa ser balanceado. Imagem de ansiia no Freepik

O que preparar para um café da manhã infantil nutritivo?

Para o café da manhã infantil, prepare um combinado de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais, nutrientes essenciais na dieta das crianças. Ou seja, sempre incluir uma fruta, um pão ou bolo e uma proteína como o queijo. Algumas opções são:

  • pães;
  • bolos;
  • frutas frescas;
  • cereais integrais;
  • leite ou alternativas;
  • ovos;
  • iogurte.

Como estamos falando de crianças, tudo que é criativo, lúdico e visual se torna mais interessante. Então, ter o cuidado de levar a criatividade para o café da manhã nutritivo faz toda a diferença na hora de despertar o interesse dos pequenos. Veja algumas ideias abaixo.

Smoothie de frutas e vegetais

Você pode utilizar o smoothie para incorporar frutas e vegetais no café da manhã das crianças. Ele é uma mistura de frutas, legumes ou vegetais. Faça de modo que o paladar agrade o pequeno, além de incluir acompanhamentos coloridos para chamar a atenção.

Café da manhã infantil, dicas do que preparar em casa
O smoothie, para o café da manhã infantil, inclui frutas e até legumes. Imagem de cookie_studio no Freepik

Muffins de chocolate

O muffin é um bolinho de origem inglesa, servido em uma forminha, além de ser uma opção bem saborosa. A base é feita com trigo, ovo, leite, fermento, sal e açúcar, mas você pode incluir gotas de chocolate e o cacau em pó para completar o sabor que deseja.

Café da manhã infantil, dicas do que preparar em casa
Para o café da manhã infantil, o muffin é uma opção que as crianças adoram. Imagem de nensuria no Freepik

Quais são as principais dicas para o café da manhã infantil?

No café da manhã infantil, evite açúcar em excesso, inclua frutas e vegetais, bem como proteína magra. Acima de tudo, evite alimentos processados e estabeleça um horário regular para a refeição. 

Essas, portanto, são algumas das principais dicas que vão fazer a diferença no café da manhã da sua casa. Além disso, limite a quantidade de açúcar evitando cereais açucarados, sucos de frutas com adição de açúcar e refrigerantes, por exemplo. 

As frutas e vegetais podem ser adicionadas no smoothie, omelete com legumes ou servindo como acompanhamento. A proteína magra, por outro lado, tem baixo teor de gordura e alto teor de proteína, desse modo, podem ser servida por meio de:

  • ovos cozidos;
  • iogurte com baixo teor de gordura;
  • manteiga de amendoim em torradas integrais;
  • sanduíches de peito de peru, atum ou peito de frango;
  • lanche com queijo cottage.

Alimentos processados e fast food não são uma boa opção para o dia a dia, em especial, no café da manhã para crianças. Isso porque, são ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcar. 

Café sem cafeína para o café da manhã para crianças

Caso o seu pequeno chegue naquela fase de querer tomar café, ofereça a ele um café descafeinado com leite para iniciar. Essa pode ser a bebida principal do café da manhã, inclusive, pode ser uma opção melhor que o suco de fruta com açúcar. 

Vale adicionar ainda que a cápsula de chocolate Bicafé também é uma alternativa atrativa, ainda mais que é uma bebida cremosa e naturalmente adocicada.

Como as crianças podem se habituar ao café da manhã?

Ofereça uma variedade de alimentos para garantir que as crianças tenham acesso a diversos nutrientes. Além disso, isso evita que fiquem entediadas caso a refeição do café da manhã seja sempre a mesma, por exemplo.

Estabelecer um horário regular também irá ajudar as crianças a criarem um padrão alimentar saudável, ou seja, estimula a constância e a disciplina nesses momentos.

Incentive as crianças a participarem da preparação do café da manhã, eles podem escolher os alimentos e ajudar a montar pratos simples. Sem dúvida, isso vai manter eles interessados e motivados na refeição.

É importante respeitar as preferências individuais, pois cada criança é única e seus gostos variam. Por fim, tenha em casa a opção de cápsula de café com leite descafeinado da Bicafé para um café da manhã completo.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.