Café da manhã americano: descubra como preparar

O café da manhã americano é um dos mais completos e fartos. Sem dúvida, você já deve ter visto exemplos em algum filme ou série. Afinal, ela é uma das refeições mais importantes do dia. E os americanos levam isso muito a sério.

Confira neste post os alimentos e pratos mais populares. A fim de surpreender a sua família com um café da manhã diferente e em grande estilo. Dessa forma, veja a seguir como fazer o seu acompanhado de um bom cafezinho.

Não podem faltar ovos no café da manhã americano

Eles são ricos em proteínas e podem ser servidos de diversos modos. O ovo mexido ou “scrambled” é um deles.

O diferencial da mesa farta dos grintos é que o deles é industrializado. Isto é, eles compram uma farinha específica, fazem uma mistura, colocam em uma panela e pronto.

A consistência é mais macia do que a dos ovos mexidos brasileiros. Além disso, há outras formas de preparar esses ingredientes ricos em proteínas como:

  • Ovos fritos;
  • Fritada, uma omelete mais elaborada, com presunto, queijo, peito de peru etc.;
  • E omeletes, de espinafre ou cogumelos.

“Pancakes” no café da manhã americano

As panquecas americanas são fofas, doces e cheias de sabores. Dessa maneira, a massa delas é feita com farinha, ovos, leite e manteiga. Aliás, é normal servir não só uma, mas uma pilha delas com até sete unidades.

Os acompanhamentos são diversos, como pasta de amendoim e geleias. Por outro lado, há também vários tipos como banana, chocolate e mirtilo. Então, veja aqui a sua importância e algumas dicas.

Waffles

Eles fazem parte da cultura americana, mas na verdade eles existem desde a Idade Média. Então, mesmo tendo a massa igual à da panqueca, o que os diferenciam é o formato. Ou seja, a primeira é redonda, enquanto a segunda é quadrada.

Veja a seguir algumas opções de acompanhamentos:

  • Maple syrup;
  • Frutas;
  • Manteiga;
  • Chantilly;
  • Margarina;
  • Ou até mesmo chocolate.

“French toast” no café da manhã americano

É bem parecido com rabanada. Mas eles diferem no tipo de pão e no primeiro não se usa canela. Logo, o preparo é feito molhando o pão de forma no leite. Em seguida, é só passar no ovo e fritar. Já os acompanhamentos mais utilizados são:

  • Mel;
  • Geleias;
  • Maple syrup;
  • Frutas;
  • E açúcar.

Carnes

Essa é outra fonte de proteína e equilibra esse café da manhã especial. Isto é, dá um toque mais salgado à mesa.

Bacon

Não é novidade que os americanos amam esse alimento. Dessa maneira, não pode ficar de fora da refeição mais importante do dia. Aliás, ele é servido em tiras e fritos de forma bem crocante. Vale ressaltar que pular o café da manhã favorece o ganho de peso e doanças cardíacas.

Junto com a panqueca e os ovos mexidos formam um prato bem saboroso. Em média, os americanos comem de 2 a 3 fatias. Inclusive, existe até mesmo o bacon de peru, que é mais saudável e também tem o vegetariano (tofu).

Café da manhã americano é um dos mais completos

Os brasileiros optam por uma refeição mais prática e rápida no café da manhã. Mas os americanos gostam de incrementar. No entanto, o que ambos concordam é que um cafezinho é indispensável nessa hora do dia.

A NCDT fez um levantamento em 2020 sobre o consumo dessa bebida nos EUA. Assim, foi concluído que:

  • 62% dos americanos tomam essa bebida todos os dias;
  • 7 em cada 10 ingerem toda semana;
  • Em média, chegam a beber mais de 3 xícaras de café diárias;
  • 9 em 10 adultos mais velhos consomem a bebida logo pela manhã.

Para enriquecer o seu café matinal com mais sabor, não deixe de conhecer as cápsulas da Bicafé. Portanto, leve para a sua casa e experimente o tradicional cappuccino ou o aveludado gourmet.

O que comer no café da manhã americano?

Como foi dito, a refeição matinal americana é generosa e conta com receitas variadas, enquanto, no Brasil é comum desjejuns de apenas um preparo. Apesar de parecer ser muito distante do habitual brasileiro, devido a fartura, é possível comparar o café da manhã americano com o almoço nacional tradicional. Nesse sentido, são alimentos comuns durante esse momento: 

  • Ovos mexidos (scrambled eggs);
  • Panquecas;
  • Bacon, linguiça, salsicha e carnes;
  • Cereal mistura com leite;
  • Pães e batatas;
  • Xícara de café ou suco.

A alimentação desse povo, apesar de ser associada às comidas rápidas, não é via de regra, pois ela varia de acordo com a região. Inclusive, nas grandes cidades desse país, é possível ver a diferença dos hábitos alimentares entre um bairro e outro. Então, confira algumas ótimas dicas de café da manhã para você começar o seu dia muito bem.

O que os americanos passam no pão?

A princípio, a verdade é que eles usam de tudo um pouco nesse momento. Logo, essa é uma dúvida muito comum entre os que não estão habituados ao breakfast americano, afinal, muitos desses produtos não são comuns no Brasil. Bem como, não são usados da mesma forma, tão pouco com os mesmos tipos de combinações. 

Dentre os itens mais comuns que eles costumam passar no pão, se pode citar a pasta de amendoim, que possui sabor neutro, nem doce, nem salgado. Além desse, há o maple syrup, que se refere a um produto refinado, proveniente da seiva de árvores maple, que remete bastante ao mel, no entanto, é menos doce. Por fim, também é comum o uso de cream cheese, geleias e manteiga.

Bebidas do american breakfast 

Nesse contexto, não há muita diferença entre as bebidas matinais habituais brasileiras para as que compõem o café da manhã americano, visto que, eles costumam consumir o tradicional café, chás e sucos de fruta. 

Café

Sobretudo, os americanos são os maiores consumidores de café do mundo, porém, a bebida deles é feita de modo bem mais fraco que no Brasil. Portanto, é por esse motivo que as porções de café deles são maiores que as brasileiras, assim, para melhorar sabor eles fazem uso de creamer. Em outras palavras, usam porções de cremes doces e concentrados que dão um toque todo especial à bebida. 

Sucos

O suco de fruta é muito comum na refeição matinal dos americanos, no entanto, o lado negativo deles, é que são normalmente industrializados, ou seja, não é habitual sucos com frutas in natura.

Imagem de um café da manhã americano com linguiça, feijão e ovos. Ao lado do prato um copo de suco e outro de leite
O café da manhã americano é farto e conta com muitas variações de preparo. Imagem de Jcomp no Freepik

Como preparar um café da manhã americano?

De antemão, para fazer um desjejum matinal americano basta seguir algumas dicas e preparar os pratos típicos da cultura desse povo. Porém, convém lembrar que, para usufruir dessa refeição em casa, é importante que se organize. E, também confira os itens disponíveis para as receitas, ou para fazer combinações tais quais a dessa refeição típica americana. Conforme isso, segue algumas dicas de preparo que podem ser feitos:

  • Bolinho de batata;
  • Mini rolos de canela;
  • Pão biscuit;
  • Omeletes;
  • Cookies.

Para fazer um café da manhã americano em casa, faça uma busca e confira os preparos que contam com alimentos que agradam seu paladar. O american breakfast é característico por mesclar sabores salgados e doces, por esse motivo, não tenha medo de ousar e seguir à risca as receitas. Pois, dessa forma, vai ser muito mais fácil se aproximar do verdadeiro sabor. 

Tradicional omelete americano com linguiça 

Não resta dúvidas que os ovos são coringas e indispensáveis para o café da manhã americano, além de que, a linguiça também é muito comum. Em vista disso, essa é uma ótima forma de unir esses dois itens em um preparo rápido, prático, delicioso e tipicamente americano.

De acordo com isso, para preparar você deve bater os ovos do modo tradicional, em seguida, adicionar linguiça em pedaços, uva passa e temperar com sal e pimenta. Por fim, deve finalizar no forno, os americanos costumam assar em formas de muffin, desse modo, fica mais bonito e apresentável. 

Avocado toast: o hit do café da manhã americano

Muito provavelmente, em algum momento você já deve ter ouvido falar sobre o avocado toast, ou como é conhecido no Brasil: torrada de abacate. Tal qual, é feito originalmente com avocado, uma variação menor e de casca mais escura do que o popular abacate. Mas, vale ressaltar que esse preparo fica perfeito com qualquer dos dois tipos, nesse sentido, para preparar esse lanche típico do american breakfast, você irá precisar de: 

  • ½ abacate;
  • 2 fatias de pão;
  • 2 ovos;
  • 100g de manteiga;
  • 1 limão;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Sal e pimenta do reino à gosto.

Antes de mais nada, separe a polpa do abacate, amasse com ajuda de um garfo e tempere com azeite, limão, sal e pimenta do reino. Após isso, cozinhe os ovos e mantenha as gemas moles, em seguida, utilize a manteiga para tostar as duas fatias de pão em uma frigideira. Por fim, é só montar, para isso, espalhe o abacate temperado no pão, coloque o ovo em cima e, se desejar, finalize com um pouco mais de tempero. 

Torrada de abacate caprese

Além da forma tradicional do café da manhã americano que é finalizada com ovo, é possível brincar com as variações e inovar no avocado toast. Conforme isso, é só seguir a receita convencional anterior, e, ao invés do ovo, colocar tomates cereja cortados ao meio, queijo de búfala, ou outro que preferir. Por último, finalizar com um toque de sal, pimenta do reino e um fio de azeite.

Avocado toast vegano

Em vista do número crescente de indivíduos que seguem o estilo de vida vegano, não dá para deixar de fora uma opção totalmente vegetal. Assim, de início, siga o passo a passo do abacate. A seguir, use fatias de pão feitas sem produtos de origem animal, e toste os mesmos em manteiga de coco ou outra que preferir. Ao final, finalize com cogumelos salteados de sua preferência. 

Aliado da dieta

Acerca do que foi visto, sabe-se que é possível um café da manhã americano ser saudável, e, por isso, o avocado toast ganhou tanto espaço. Em outras palavras, esse prato conta com ingredientes de qualidade e variados nutrientes que beneficiam a saúde, bem como, tem baixo índice glicêmico. Portanto, é uma ótima opção para incluir sem se preocupar, no desjejum tradicional ou saudável.

Imagem de um prato com café da manhã. Três páes, ovo, abacate e cebolinha.
O café da manhã americano conta com opções saborosas e simples. Imagem de Freepik.

Bagel: um clássico do american breakfast

Se você nunca foi aos Estados Unidos, mas um dia pretende ir, deve saber que por lá as padarias não são comuns. Entretanto, os americanos gostam de consumir pães, e o bagel é um clássico por lá, principalmente, no desjejum, confere abaixo a receita dessa delícia:

  • 600g de farinha de trigo;
  • 2 colheres de chá de sal e açúcar;
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco;
  • 1 colher de sopa de óleo.

Para começar, misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e sove por cerca de 10 minutos. Então, deixe descansar até dobrar de tamanho, depois desse tempo, aperte-a para voltar ao tamanho inicial e corte em 10 pedaços de tamanho uniforme. Em seguida, enrole cada pedaço para formar rolos e una as duas pontas para ficar em formato de anel, depois deixe dobrar o tamanho novamente. 

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 ºC e em uma panela ferva água, coloque os pães já crescidos para escaldar por 1 minuto de cada lado na água quente, após esse momento, seque-os de forma ágil, pincele com ovo e leve para assar, por cerca de 20 minutos, ou até ficar dourado. 

Forma tradicional americana de degustar o bagel

O bagel é item indispensável do café da manhã americano, é tão popular que pelas cidades existem espaços chamados de “bagelshops”, onde as pessoas podem degustar o pão acompanhado de um bom café. Logo, a forma mais popular de consumo é ele recheado, com salmão curado, bacon, cream cheese, entre outros.

Dicas para um breakfast americano mais saudável

É comum relacionar a alimentação americana com os famosos fast food, comidas prontas, embutidas, ricas em gordura, congeladas e refeições muito volumosas. No entanto, o café da manhã americano é farto devido ao horário do almoço ser mais curto, e, ser normalmente composto por preparos mais leves. Mas, apesar disso, é possível realizar um desjejum nesse estilo de modo mais saudável, confira algumas dicas:

  • Reduza o volume de comida;
  • Evite itens industrializados;
  • Faça você mesmo o preparo das receitas;
  • Priorize os carboidratos integrais;
  • Prefira o suco natural da fruta.

De modo geral, para conseguir melhorar a qualidade dessa refeição, o ideal é fazer a troca dos itens industrializados pelos mais naturais. Por exemplo, o pão integral no lugar do convencional, ao invés de maple syrup usar o mel de abelha que é natural e sem refino. Bem como, se fizer o preparo com base de batatas, evitar utilizar o pão e usar a gordura do próprio bacon para as outras receitas. Por isso, você deve saber a sua importância.

Sugestões saudáveis do café da manhã americano 

O café matinal americano também conta com alguns preparos leves que podem ser incluídos sem medo na dieta. Desse modo, são exemplos destes: oatmeal ou overnight oat, granola caseira e panqueca com banana e omelete, convém ressaltar que, alguns incluem frutas nessa refeição.

Overnight oat tradicional

Essa receita é simples e muito prática para fazer em casa, afinal, você pode fazer um dia antes e deixar na geladeira, para diminuir o trabalho pela manhã. Inclusive, o overnight oat é bem comum no desjejum americano e é um verdadeiro sucesso. Logo, para isso, você vai precisar de um pote com tampa fechado, para poder deixar o preparo descansar por algumas horas na geladeira. 

Para fazer, basta adicionar a quantidade desejada de aveia no pote (cerca de dois terços dele) e embebedar com leite, colocar frutas e iogurte natural. Em seguida, coloque mais aveia e as frutas que preferir, após isso, é só deixar descansar até gelar, ou até o dia seguinte.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.