Café com pão de queijo fica bem em qualquer hora

Café com pão de queijo é uma boa combinação?

Tomar um café com pão de queijo faz parte da vida de muitos brasileiros, especialmente em Minas Gerais. Ainda mais por ser o estado considerado o de origem desse pãozinho tão querido e que não há quem não goste.

O café com pão de queijo é bem aceito?

Em 2023, o café com pão de queijo ficou em terceiro lugar no mundo dentre as opções de café da manhã segundo a Taste Atlas. De acordo com a enciclopédia gastronômica tem origem africana e chegou ao terceiro lugar mundial na disputa do ranking.

A mesma enciclopédia relata que historicamente os escravos enrolavam a goma ou massa fina de mandioca e colocavam para assar. E que somente no Brasil após o fim do século XIX foi adicionado queijo à massa em Minas Gerais, o que comprova que, de fato, é mineiro.

Como surgiu a combinação com café?

O pão de queijo junto com o café na história levou um certo tempo para surgir devido à disponibilidade de outros alimentos para os brasileiros. Ainda mais os de descendência africana que sofreram muito durante o período de escravidão no Brasil.

Café com pão de queijo fica bem em qualquer hora
Em qualquer hora dá para comer pão de queijo junto com café. Fonte: Foto Freepik.

Café com pão de queijo é difícil de fazer?

O café com pão de queijo pode ser feito em casa ou comprar já pronto, opção para aquelas pessoas com pouco tempo para cozinhar. No entanto, quem gosta de ir para a cozinha pode fazer o pão de queijo com os seguintes ingredientes:

  • 2 copos americanos de leite;
  • 1 copo americano de água;
  • Medir ⅓ de óleo no copo americano;
  • 500 gramas de polvilho doce;
  • 3 ovos;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • Adicionar queijo ralado o quanto quiser.

Para o preparo primeiro ferver o leite, água e óleo tudo junto, enquanto isso em outro recipiente misturar o polvilho com sal. Após fervura, jogar a mistura e mexer para escaldar. Por fim, espere esfriar, coloque os ovos e queijo ralado, faça bolinha e asse até dourar.

Hora do café enquanto assa o pão de queijo

Durante o período em que o pão de queijo assar, colocar água na máquina de café mais a cápsula para tomar fresquinho. Dessa forma o pão de queijo e o café ficam agradáveis e deliciosos para degustar a vontade e aproveitar o momento.

Como melhorar o café com pão de queijo?

Durante o preparo do café dá para fazer com chocolate quente e adicionar doce de leite que deixa a bebida mais cremosa e saborosa. Assim, fica uma bebida mais doce, saborosa e que gera lembranças em  ótima companhia. 

O preparo do chocolate quente com café e doce de leite é bem simples e leva como ingredientes:

  • 40 ml de café sem açúcar encorpado (no site da Bicafé Brasil há ótimas opções);
  • 70 ml de creme de leite fresco;
  • Uma colher de sopa de doce de leite (da marca que mais gostar);
  • 100 ml de leite quente;
  • 70 gramas de chocolate meio amargo de sua preferência.

Faça um creme homogêneo do creme de leite com chocolate no fogo, mexendo sempre. Em seguida, em uma xícara misture o café com doce de leite e faça outro creme. Por fim, acrescente o primeiro creme na xícara e sirva uma bebida deliciosa.

Chocolate quente com café é mais uma opção

O chocolate quente com café já é uma bebida por si só deliciosa que acompanhada de pão de queijo gera uma refeição saborosa. Porém, quem deseja incrementar pode preparar um cappuccino de chocolate que é perfeitamente harmonioso e delicioso com pão de queijo.

Café com pão de queijo fica bem em qualquer hora
Bateu uma fome, a ideia de tomar café e comer um pão de queijo é uma ótima opção. Fonte: Foto Freepik.

Café com pão de queijo é uma refeição nutritiva?

A combinação do café e pão de queijo tem muitos benefícios à saúde, é uma refeição nutritiva e fonte de carboidrato. No entanto, a avaliação de um nutricionista é importante para quem faz dieta ou tem intolerância, ou alergia a algum componente.

O café está sempre presente na mesa dos brasileiros e dentre seus inúmeros benefícios sem dúvidas alguns devem ser destacados, como:

  • prevenção do câncer;
  • alívio do estresse;
  • melhora do desempenho físico;
  • estimula o metabolismo;
  • diminuição da sensação de cansaço.

Uma bebida aliada com o bem-estar e saúde humana, mas deve ser consumida com moderação, pois em excesso pode prejudicar o estômago e causar insônia.

O pão de queijo é bom para a saúde?

O pão de queijo mais café tem só a somar com nutrientes benéficos, principalmente por seu uso como uma substituição da farinha branca. Ou seja, é um forte aliado em uma dieta balanceada e saudável para pessoas que não podem ingerir esse tipo de farinha.

Para facilitar aquele café da manhã ou lanche da tarde saudável, então, opte por pão de queijo fresco e facilite o preparo do café com cápsulas. Pois as cápsulas no site da Bicafé Brasil são uma ótima opção e fáceis de comprar.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.