Café com limão ajuda a emagrecer? Entenda

Café com limão ajuda a emagrecer?

Muitas pessoas acreditam que a mistura de café com limão é boa para quem quer perder peso. No entanto, existe uma série de aspectos que precisam ser debatidos quando se fala sobre isso. Dessa forma, é essencial se aprofundar mais no tema.

Café com limão ajuda mesmo a emagrecer?

Não existe comprovação científica de que a combinação café com limão seja boa para emagrecer. Mas, ambos podem, sim, ajudar na perda de peso. Agora, logo de cara vale deixar claro que esses elementos não são milagrosos.

Misturar essa fruta com o café vai afetar o sabor dos dois. Assim, não é algo muito indicado de se fazer. Isso, em especial, para quem é amante da bebida. De toda forma, é interessante discutir mais sobre os benefícios desses compostos separados.

Café com limão ajuda a emagrecer? Entenda
O café e o limão tem muitas propriedades interessantes. Imagem de stoccking no Freepik.

Quais são os reais benefícios do café com limão?

A mistura de café com limão também tem suas vantagens, como os compostos bioativos. Então, perceba que ao ingerir esses dois alimentos, você coloca no seu corpo uma série de substâncias poderosas.

Com isso, algumas doenças bem sérias podem ser combatidas, como, por exemplo, câncer de:

  • fígado;
  • próstata;
  • mama;
  • gastrointestinal;
  • colorretal.

Fora isso, vale lembrar que o café é conhecido no seu combate ao diabetes tipo 2. Além disso, ajuda na luta contra doenças hepáticas, cardíacas, depressão, Alzheimer e Parkinson.

Café e o seu princípio ativo, a cafeína

Esses alimentos são interessantes para quem está fazendo dieta. Com relação ao café, essa bebida é conhecida por estimular o seu sistema nervoso central. Dessa forma, ela deixa o ser humano mais ativo e com bem mais energia.

Com isso, fica bem mais fácil malhar. Além disso, esse elemento ajuda a manter o foco. Quem quer emagrecer precisa muito disso ao longo do tempo.

Café é mesmo termogênico?

O café brasileiro também é tido como termogênico. Portanto, para que seu corpo processe a bebida, ele precisa gastar mais calorias. Em resumo, ela é muito interessante para perder peso e para se manter mais produtivo no dia a dia.

Já existem pesquisas que afirmam que a cafeína pode estimular o TAM. Assim, esse último se refere ao tecido adiposo marrom, que é ativo metabolicamente. No entanto, sua atividade diminui com a idade.

Estudos em humanos mostraram algo bem curioso com relação à ingestão de 240 mL de café. Então, segundo eles, essa quantidade já é o bastante para estimular o TAM.

Aumento da taxa metabólica

Outras pesquisas ainda dizem que a cafeína consegue aumentar a taxa metabólica. Tudo isso durante um período de 3 horas após sua ingestão. Dessa forma, a queima de calorias é maior, cerca de 11%.

Café com limão ajuda a emagrecer? Entenda
Muitos profissionais da saúde indicam o uso de café e de limão. Imagem de stoccking no Freepik.

O limão e todas as suas propriedades naturais

Não é novidade encontrar nutricionistas que indicam o uso da água com limão. No entanto, isso é apenas para ajudar o processo, visto que essa mistura:

  • é rica em antioxidantes e fibras;
  • tem poucas calorias;
  • diminui a vontade de ingerir doce;
  • é rica em nutrientes;
  • combate a retenção de líquido;
  • controla a fome.

Dito isso, sem dúvida, a água com limão tem um sabor bem mais agradável do que se você misturar com café. Além disso, lembre-se de não colocar nada de açúcar. Inclusive, você pode tomar isso antes das refeições principais.

O limão é rico em vitamina C e flavonoides. Dessa forma, esses elementos estão associados a um risco menor de câncer. Isso sem contar que são muito famosos por protegerem todo o sistema imune e por combater diversas infecções.

Vale mesmo a pena beber café com limão?

Ingerir café com limão não é algo tão indicado, em especial, para quem curte o sabor dos dois separados. Além disso, já ficou claro que essa mistura não é o que ajuda a emagrecer e sim a ingestão dos dois ao longo do dia.

De toda forma, ainda existem outros benefícios desses compostos que vão além da perda de peso:

  • reduz a dor de cabeça;
  • ajuda a manter a pele saudável.

1- Reduz a dor de cabeça

Alguns cientistas acreditam que a cafeína tem efeito vasoconstritor. Então, ela aperta os vasos e diminui o fluxo de sangue que vai para a cabeça. Portanto, isso alivia a dor.

Outros estudos mostram que esse princípio ativo aumenta os efeitos dos remédios para dor de cabeça. Em resumo, os efeitos da bebida, em geral, são bem positivos. Isso claro, quando consumida com moderação.

Café com limão ajuda a emagrecer? Entenda
O café e o limão ajudam a proteger a pele. Imagem de stoccking no Freepik.

2- Ajuda a manter a pele mais saudável

Muitas pesquisas afirmam que o café e o limão, por seus efeitos antioxidantes, têm efeito positivo na pele. Assim, ao que tudo indica, a cafeína diminui a descamação do tecido e diminuir sua deterioração.

Já a vitamina C do limão, por outro lado, estimula a produção do famoso colágeno. Além disso, reduz danos na pele, gerados pelos radicais livres resultantes da exposição ao sol. Inclusive, muitas pessoas fazem esfoliação com café.

Por que tomar café com limão com moderação?

O café com limão, de fato, tem muitos efeitos positivos. Mas, quando ingeridos em excesso, eles causam danos no corpo humano. Então, quem curte os dois elementos pode, sim, fazer uso dessas substâncias.

A única indicação é não exagerar. Dessa forma, você aproveita as vantagens e deixa de lado os pontos negativos.

Onde encontrar café de qualidade?

Quem é amante de café está sempre em busca de novas experiências. Assim, a Bicafé conta com uma série de opções da bebida. Portanto, tem cápsulas para todos os gostos.

Fora isso, a empresa também conta com opções em grãos. Então, você pode moer e aproveitar o aroma e o sabor fresco dos mesmos. Então, acesse o site e confira todas as novidades de perto.

Por fim, o café com limão não é a mistura mais saborosa e nem eficaz. No entanto, sua ingestão separada tem sim muitos benefícios. Por isso, não deixe de aproveitar esses compostos.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.