café com baunilha

Café com baunilha: uma opção para os apreciadores de lattes

O café com baunilha está entre as bebidas mais populares em todo o mundo, conhecido por seu sabor intenso e forte aroma. Além disso, quando combinado com o doce e exótico toque da baunilha, essa bebida se torna ainda mais deliciosa. Veja aqui dicas importantes.

Então, o que é o café com baunilha?

O café com baunilha é uma bebida que combina o sabor intenso e rico deste grão com o aroma doce e singular da baunilha. É possível usar ela no café de várias formas, por exemplo:

  • essência;
  • xarope;
  • extrato;
  • favas.

Essa combinação única traz uma experiência sensorial acima de muitas outras, especialmente para aqueles que apreciam as várias maneiras de ingerir café.

café com baunilha
Experimente o café com baunilha que se serve gelada e quente. Imagem de Pavel Danilyuk no Pexels

Dicas para preparar um café e baunilha perfeito

Para fazer um café especial com baunilha perfeito é preciso prestar atenção em alguns fatores. Por exemplo, escolha ingredientes de qualidade, opte por um café fresco de uma boa safra, assim como o extrato de baunilha, que deve ser o mais puro para obter o melhor sabor.

É bom fazer novos testes a cada vez que for fazer essa bebida, para saber qual a quantidade certa de cada ingrediente que agrada mais ao paladar. 

Mude a maneira de fazer essa bebida quente até encontrar a favorita. Além do mais, tem como adicionar outros ingredientes que ajudam a mudar ainda mais o sabor da bebida, como:

Tem que prestar atenção com esse itens, no entanto, pois a baunilha já é naturalmente adocicada. Então, o uso de açúcar ou adoçante na quantidade errada pode prejudicar a saúde. Ou seja, ajuste a doçura de acordo com o gosto pessoal.

Receita de café com baunilha caseiro

Para fazer um café com baunilha em casa e com qualidade, deve-se atentar a qualidade dos ingredientes e prestar atenção em cada etapa do processo de produção, confira:

  • 1 xícara de café forte;
  • 1 colher de extrato ou xarope de baunilha;
  • açúcar (opcional);
  • leite (opcional).

Faça o café forte de sua escolha e em seguida, coloque o extrato ou xarope no café e misture bem. Dessa forma, adoce a seu gosto e adicione o leite quente (opcional).

Sirva quente e aproveite a combinação de sabores. Além disso, também pode colocar canela ou raspas de baunilha por cima. Por fim, aproveite o café com baunilha.

A história da combinação entre baunilha e café

A origem dessa bebida possui algumas incertezas, mas o que se sabe é que pessoas que trabalhavam no comércio e viajavam pelo mundo a encontraram nas regiões tropicais da América Central e Latina.

Desde então, esse item ficou muito popular na gastronomia ao redor do mundo. A baunilha está presente não só nos preparos de bebidas, como o café, mas também em doces e outros pratos exóticos.

No entanto, é possível que essa combinação tenha surgido a partir de uma interação espontânea entre diferentes culturas ao longo do tempo. E que se tornou popular em vários locais até chegar nas cafeterias.

Por que tomar café com baunilha?

O café com baunilha deve ser tomado por várias razões. Por exemplo, com esse ingrediente tem como colocar uma camada a mais de sabor adocicado à bebida, isso a torna mais complexa e agradável ao paladar.

Além disso, é uma ótima escolha para quem quer algo diferente do café preto, mas sem perder a essência dessa bebida tão popular. Mas antes disso, deve-se atentar para a quantidade de cada ingrediente, pois faz toda a diferença.

café com baunilha
O café com baunilha vai enriquecer o seu dia a dia. Imagem de Pavel Danilyuk no Pexels

Benefícios para a saúde

O café é famoso por seu efeito estimulante, que ajuda no humor, nos estudos e dá mais energia. Já a baunilha, por sua vez, possui um aroma doce que traz conforto, o que pode ajudar a reduzir o estresse e promover uma noção de bem-estar.

Além disso, é uma opção deliciosa para quem gosta de bebidas aromáticas e saborosas. Pois a combinação do sabor rico e amargo do café com a doçura e o cheiro suave de baunilha, faz criar uma experiência única ao paladar.

Vantagens além da bebida

O café com baunilha pode trazer ainda mais vantagens. Por exemplo, ele é antioxidante, ajuda a combater os radicais livres no organismo, isso faz prevenir doenças e o desgaste do corpo.

A cafeína é o que torna a bebida um ativador, pois pode acionar o estado de alerta e o exercício cognitivo. Já a baunilha ajuda a deixar de bom humor e a reduzir o estresse, o seu aroma serve para relaxar e combater a ansiedade.

Curiosidades sobre a origem do café com baunilha

Acredita-se que descobriram o café na Etiópia, já a baunilha nas América Central e Sul. E a junção destes dois itens resulta em uma deliciosa bebida que juntou fãs através do paladar por todo o mundo.

O café com baunilha tem outras combinações?

O café com baunilha pode ter ainda mais combinações, é só usar de boas ideias para encontrar variações deliciosas e únicas para a sua bebida.

Uma delas é o caramelo e para quem gosta muito de doce com café, tem como usar o xarope ou fazer em casa. Já a canela é uma especiaria quente, basta uma pitada para mudar o gosto. As amêndoas, avelãs, nozes e outras oleaginosas mudam a textura.

Por fim, o bom e velho chocolate, dá pra usar o cacau em pó, raspas de uma barra, xarope e muita criatividade. Para uma bebida mais saudável, é só usar o coco, ele pode substituir o leite para deixar a bebida mais tropical.

Como fazer esta bebiba se tornar ainda mais perfeita?

Para ter o café com baunilha perfeito, além das dicas anteriores, pode precisar de mais alguns toques. Como usar o café fresco e de qualidade e ajustar a quantidade de baunilha de acordo com seu gosto. 

Além disso, pode experimentar algumas maneiras de preparar essa bebida, acima de tudo, com a máquina de expresso. E o melhor, na loja Bicafé tem como encontrar a cápsula perfeita para o seu equipamento e o seu paladar.

Diferencial

Este tipo de café é diferente se comparado a outros preparos e isso está no sabor, bem como, no aroma da baunilha. Esse item tem uma doçura sutil, com notas florais que colocam a experiência de tomar essa bebida em outro nível.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.